Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Alerta do FMI Pesa Sobre o Sentimento dos Investidores Mundiais

Publicado 22.01.2019, 08:00
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As bolsas de valores da Ásia operaram em baixa nesta terça-feira, com investidores preocupados com as perspectivas globais, depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua previsão de crescimento econômico mundial na segunda-feira.


O FMI projeta uma taxa de crescimento de 3,5% em todo o mundo para 2019 e 3,6% para 2020, 0,2 e 0,1 pontos percentuais abaixo de suas últimas previsões em outubro, a segunda revisão em três meses.


Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, Christine Lagarde, diretora administrativa do FMI, disse: "Depois de dois anos de expansão sólida, a economia mundial está crescendo mais devagar do que o esperado e os riscos estão aumentando".


Segundo analista, o mais recente corte do FMI "é apenas uma confirmação das preocupações atuais de um ano mais lento em 2019".


Na China, o composto de Xangai caiu cerca de 1,18% e o composto de Shenzhen caiu 1,17%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,87%. Pequim anunciou na segunda-feira que a economia chinesa cresceu 6,6% em 2018, o ritmo mais lento desde 1990.


Enquanto isso, a agência oficial de notícias Xinhua informou que o presidente chinês Xi Jinping disse que o país precisa estar alerta para os eventos do "cisne negro" e também evitar os eventos "rinocerontes cinzentos", ou seja, o cisne negro seria uma ocorrência imprevista, evento que poderia causar tumulto, enquanto um rinoceronte cinza é uma ameaça óbvia que é ignorada.


Analogicamente, o rinoceronte cinzento poderia ser o alto nível de endividamento em toda a economia do governo, desde o governo local, das empresas privadas e também das empresas estatais. Ou seja, isso é algo que ninguém pode ignorar. Em relação ao evento do cisne negro, pode citar a guerra comercial EUA-China no ano passado e este ano não sabemos o que poderia acontecer, mas talvez o cisne negro possa se transformar em um cisne branco, ao chegar a algum tipo de acordo entre os EUA e a China e aliviar as tensões comerciais. Autoridades dos EUA e da China estão tentando chegar a um acordo comerciais entre as duas potências econômicas, que abalaram os mercados globais em grande parte de 2018.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .


No Japão, o Nikkei caiu 0,47%, enquanto o índice Topix, mais amplo, caiu 0,63%. As ações do peso pesado do índice, Fast Retailing, dona da cadeia de lojas de roupas Uniqlo, caíram 0,51%.


O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,32%, apesar do crescimento econômico do país acima das expectativas no quarto trimestre de 2018.


O ASX 200 da Austrália declinou 0,54%. O sub-índice financeiro fortemente ponderado caiu 1,18%, com as ações dos chamados Big Four do país sofrendo perdas. Entre as mineradoras, BHP caiu 1,5%, Fortescue Metals recuou 1,7% e Rio Tinto (LON:RIO) perdeu 0,6%.


EUROPA: Os mercados europeus também seguem em território negativo na manhã de terça-feira, em meio à preocupações com a desaceleração do crescimento global.


O Índice pan-europeu Euro Stoxx 600 cai cerca de 0,4%, com sentimento permanecendo fraco na Europa após o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortar sua previsão de crescimento global em 2019 na segunda-feira por várias razões, incluindo as tarifas comerciais entre a China e Estados Unidos e a fraqueza da indústria automobilística alemã.


As ações do UBS caem 4,4% depois de os lucros ficarem aquém das estimativas. As ações da companhia aérea britânica EasyJet caem 0,8% após uma atualização.


As mineradoras registram queda. Anglo American (LON:AAL) cai 0,5%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 0,1%, BHP perde 1,7% e Rio Tinto recua 1,4%.


Em outras notícias, no Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May continua tentando salvar seu plano Brexit e prometeu ser "mais flexível" com o Parlamento. Ela disse que também buscaria novas concessões da União Europeia em relação à fronteira com a Irlanda, um obstáculo fundamental no processo de retirada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .


EUA: Os futuros de ações dos Estados Unidos indicam perdas para Wall Street na volta do feriado, com novas preocupações com a economia global.


As ações fecharam em alta pela quarta sessão consecutiva na sexta-feira. O Dow Jones Industrial Average, DJIA, subiu 1,38% e fechou com um ganho semanal de 3%. O índice S & P 500 avançou 1,32%, alta de 2,9% na semana. O Nasdaq adicionou 1,03%, terminando a semana 2,7% maior.


A paralisação parcial do governo se estende pelo 31º dia na terça-feira e há poucos sinais de que o impasse acabaria. Os democratas rejeitaram a mais recente proposta de Trump de estender temporariamente as proteções para jovens imigrantes trazidos para o país ilegalmente em troca de US $ 5,7 bilhões por seu muro de fronteira.


Não está prevista a divulgação de dados econômicos importantes nesta data. Na semana, espera-se a divulgação de dados sobre as vendas de casas existentes, pedidos de seguro desemprego e o índice PMI de fabricação e serviços da Markit.


A agenda de resultados trimestrais também estarão no foco dos investidores, com uma semana movimentada à frente. Johnson & Johnson (NYSE:JNJ), IBM (NYSE:IBM) Corp. e Advanced Micro Devices, reportarão seus números nesta terça-feira.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,55%
SP500: -0,58%
NASDAQ: -0,75%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.