Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Americanas (AMER3): Como não cair em fraudes?

Publicado 24.01.2023, 14:58
AMER3
-
SANB11
-

O rombo de R$ 20 bilhões no balanço da Americanas (AMER3) se tornou a quarta maior Recuperação Judicial (RJ) da história no país.

Americanas é a quarta maior Recuperação Judicial do Brasil, atrás de Odebrecht, Oi e Samarco

Maiores recuperações judiciais no Brasil. Fonte: UOL e elaboração Nord Research

As altas de +63% trazidas pelo otimismo com a nomeação do novo CEO, Sergio Rial, executivo responsável por dar ao Santander (SANB11) os melhores índices de rentabilidade, foram por água abaixo.

Ações da Americanas caíram mais de 90% desde 16 de dezembro de 2022

Cotação das ações da Americanas (AMER3). Fonte: Bloomberg

"Eu não sabia"

Foram 10 anos de "problemas contábeis" e os executivos da própria empresa sabiam.

Dois executivos denunciaram o rombo na Americanas, diz manchete do jornal Valor Econômico

Matéria sobre uma suposta denúncia do rombo da Americanas. Fonte: Valor Econômico

Não é o primeiro "problema" no balanço das empresas que o trio controla. Já vimos fraude contábil na Heinz (KHCB34, NASDAQ:KHC), a América Latina Logística (ALL) teve que rever seus balanços após ser comprada pela Rumo (RAIL3) e, agora, a Americanas.

Políticos usam muito a frase: "eu não sabia", mas uma das principais funções dos controladores e do Conselho de Administração é de fiscalizar os executivos de uma empresa.

Em minha humilde opinião, se apequenaram. Jogaram a culpa nos auditores (PwC, que também tem culpa e está sendo processada pela fraude em IRB (IRBR3) e tentam se eximir da responsabilidade.

Os três homens mais ricos do Brasil (Lemann, Telles e Sicupira), lendas do empreendedorismo e gestão brasileiros, estão lidando da pior forma possível com os problemas de AMER3.

O 3G deveria ter injetado dinheiro e salvado a companhia. Nos próximos meses, escutaremos muito mais se eles realmente "não sabiam".

Buffett, contabilidade agressiva e margens baixas

Warren Buffett não seguiu seus próprios conselhos e participou com o trio do 3G na compra da Heinz em 2013. Se deu mal.

Pagaram caro demais na empresa, números abaixo do esperado, fraude no balanço, entre outros problemas.

Desde março de 2015, as ações da Heinz caíram 29%, contra uma valorização de 94% do SPX

Fonte: Bloomberg

No entanto, mesmo tendo sofrido prejuízo com o grupo, Buffett diz algo sobre fraudes que acho interessantíssimo. Não encontrei uma "frase de efeito", mas ele diz algo na linha: as empresas mais propensas a fraudar o balanço são aquelas que aplicam uma contabilidade mais agressiva.

Os gestores possuem uma imensa flexibilidade ao reportar um balanço e podem ser mais conservadores ou mais agressivos.

O grupo 3G (a "cultura AMBEV") sempre foi conhecido por ser BASTANTE agressivo em bater metas e no reporte de seus números.

Além disso, Buffett também evita setores (empresas) com margens baixas (baixíssimas). Margens reduzidas exigem uma gestão extremamente eficiente.

Margem de lucro do Magazine Luiza é de 0,15% de 2009 a 2022

Fonte: Bloomberg

A margem de lucro de Americanas ficou a maior parte de sua história abaixo de 0 (prejuízo) e, mesmo com os "problemas no balanço", é de míseros 0,15%.

É esse tipo de empresa que não tem espaço para errar que tem o maior incentivo para "arrumar um espacinho nos números".

Dado o histórico do grupo 3G, eu teria cuidado com qualquer empresa que tenha a "cultura AMBEV" (sim, inclusive com Ambev (ABEV3).

O varejo é "investível"?

A discussão sobre AMER3 nos leva até a pensar na atratividade de investir no varejo brasileiro como um todo.

O varejo é super competitivo, especialmente no Brasil, com juros altíssimos, economia fraca e consumidor endividado, as grandes beneficiadas pela fraqueza de AMER3 são: Magalu (MGLU3), Via (VIIA3) e Mercado Livre (NASDAQ:MELI) (BVMF:MELI34).

Mas é preciso ter uma dose cavalar de cautela. A concorrência já era elevada e, recentemente, tivemos a entrada de Shopee e AliExpress no mercado brasileiro.

Cotações seguem resultados, e os resultados das varejistas apontam para baixo – além disso, as perspectivas econômicas do Brasil (PIB) para 2023 e além não são nada boas.

Lucro e cotação das ações das principais varejistas do país

Lucro e cotação das ações das principais varejistas do país. Fonte: Bloomberg

O próprio Warren Buffett anunciou o "fim do varejo tradicional" como o conhecemos.

Competição ferrenha, margens apertadíssimas e cenário piorando. O varejo no Brasil NÃO nos parece ser uma ótima oportunidade.

Lições de IRB

Não é óbvio o que aconteceu com AMER, entretanto, com margens baixas e contabilidade agressiva, as chances de algum problema são maiores.

Outro ótimo exemplo dos últimos anos foi a fraude em IRB (IRBR3). IRB era a resseguradora mais lucrativa e que mais crescia no mundo.

queda-acoes-do-IRB-Brasil

Cotação das ações do IRB (IRBR3). Fonte: Bloomberg

Mas os números eram fraudulentos.

Muitos investidores chamavam a atenção para a excepcionalidade de IRB. É claro, os investidores não podem gritar "fraude" sem provas, mas muitos apontavam como era "estranho o balanço".

E, assim como não consideramos IRB um bom investimento agora – a companhia ainda está em processo de arrumar seu balanço –, não achamos que AMER3 é oportunidade.

 Com tombo de 99% nos últimos cinco anos, não achamos Americanas uma oportunidade

Cotação das ações da Americanas (AMER3). Fonte: Bloomberg

Comentamos, na semana passada, como AMER3 nunca foi lucrativa e ainda está tendo problemas para convencer seus fornecedores a continuar vendendo para a empresa.

Achamos que, aqui, o "barato" sai caro.

Bola pingando na frente da área sem goleiro

Muitos investidores pintam a complexidade e a dificuldade como oportunidade.

Gostamos de bola pingando na frente do gol sem goleiro.

 

Erramos, é claro, mas com a simplicidade que aprendemos com Warren Buffett, erramos menos e acertamos mais.

Facilite seus investimentos. Facilite sua vida.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Ainda bem que eu opero exclusivamente no mercado Forex a curto prazo. Ora escalpelamento, ora day trade, depende do dia e das condições do mercado (notícias, taxas de juros, etcccc.) O mercado de renda variável de Pindorama eu desconheço e nem quero conhecer. Esta gang que quebrou as Americanas deveria ser presa e condenada a ressarcir os patriotários.
Essa resposta é para um comentário que li aqui mas serve para todos: Com todo o respeito: não existe e nem nunca existirá relatório algum que antecipe acontecimentos como estes. Não existe essa história de "mercado sério", só o que existe é mercado e os interesses de quem compra e de quem vende refletidos no comportamento do ativo. Se relatório(s) antecipasse (em) resultados adversos o Lehman Brothers não teria falido na crise do sub prime. Você acha o mercado americano tranquilo de operar porque não viu o "salve-se quem puder" quando a mesma crise foi anunciada. Viu alta sem fundamento ou volume no ativo? Se entrou caia fora, se não entrou fique de fora. É simples assim mesmo que não pareça.
valo acima do lucro mercado quebra
Te contar que muitos ficaram desanimados em investir na Renda Variável depois dessa da Americanas. Como confiar em relatório de agora em diante? O "mercado" brasileiro não é sério....... não da pra levar a sério. A bolsa americana da menos oportunidades de entradas, mas acho mais tranquilo de operar.
Com todo o respeito: não existe e nem nunca existirá relatório algum que antecipe acontecimentos como estes. Não existe essa história de "mercado sério", só o que existe é mercado e os interesses de quem compra e de quem vende refletidos no comportamento do ativo. Se relatório(s) antecipasse (em) resultados adversos o Lehman Brothers não teria falido na crise do sub prime. Você acha o mercado americano tranquilo de operar porque não viu o "salve-se quem puder" quando a mesma crise foi anunciada. Viu alta sem fundamento ou volume no ativo? Se entrou caia fora, se não entrou fique de fora. É simples assim mesmo que não pareça.
 Acho que passa segurança a bolsa americana pq lá a Justiça é implacável com crimes financeiros. Quando a Petrobrás levou prejuízo para acionistas americanos, ela teve que pagar multa bilionária. Então estes acionistas minoritários tiveram respaldo. É sobre isso. Aqui os Ambev vão se safar. Quem tem grana no Brasil é intocável.
a Petrobras pagou a multa por causa de outros interesses... nem comento porque sempre dá em confusão, discussão... enfim, deixa quieto porque manter a paz pessoal sai mais barato. E a justiça americana não é tão implacável quanto você pensa, afinal, nunca vi ninguém que causou a crise do sub prime ser processado, muito menos, preso.
O que aconteceu foi fraude e isso é crime, e os responsáveis devem ser punidos de forma severa na esfera civil e criminal. Se a CVM não for rigorosa, todo o mercado financeiro de renda variável sera afetada. E a lista é longa diretores, conselho de administração e fiscal, auditoria externa, todos tem responsabilidade. E o objetivo da fraude foi claro, obter recursos junto a investidores e bancos. Não existe contabilidade agressiva. As normas contábeis são internacionais e clara. Divida é passivo em todo lugar.
excelente materia
Isso todo mundo já sabe. Fale sobre o futuro...
Lembrando que buffet foi conselheiro deles qdo compraram americanas
AMER3 DA já está feita!
Não tem que ser com desconfiança. Por isso que as empresas gastam milhões de reais com auditoria. A auditoria tem que ser INDEPENDENTE.
Com todo respeito ao autor do texto e, sendo justo para com sua pessoa, gostaria de pedir que fornecesse uma análise de outra empresa que apresentou problema desta ordem ANTES que o problema contábil fosse comunicado ao mercado. Pois, novamente de modo respeitoso, não adianta fornecer análise depois que o problema ocorreu. Não importa saber se a empresa citada será a 4ª maior recuperação judicial do mesmo modo que não importa saber se a gravidade existe ou não depois que a pessoa que duvidava pulou de um prédio de 30 andares... Afinal a mesma terá a resposta mas não poderá tirar nenhum proveito da mesma por motivos óbvios...
Como é bom fazer análise depois do ocorrido, antes disso as casas de análise estavam todos recomendando o papel.
Eu também tive um prejuízo de 30k e me sinto da mesma forma.
o que seria do trio com a ambev quebrada? qual seria o sentido disso?
Excelente análise Parabéns
acho que levei um prejuízo de 55 K e to muito puto,me sentindo lesado
52 K
Esse valor pra chorar horrores, força aí.
compra bitcoin ao invés dessas merdas ai
E segue o jogo normalmente no cassino B3... Senhoras e senhores, façam suas apostas!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.