Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Após um Segundo Trimestre Vigoroso, Mercados Iniciam o Trimestre com Cautela

Publicado 01.07.2020, 07:51
Atualizado 11.10.2023, 23:02


ÁSIA: As bolsas na região Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, depois que o índice PMI da Caixin / Markit chegou a 51,2 no mês passado, acima das expectativas de uma leitura de 50,5 de analistas. 


Leituras acima do nível 50 significam expansão mensal, enquanto as abaixo desse valor representam contração. O PMI oficial de manufatura divulgado terça-feira também mostrou expansão da atividade fabril na China em junho.


A pesquisa trimestral Tankan do Banco do Japão divulgada quarta-feira mostrou um agravamento do clima de negócios no país. O principal índice do sentimento dos grandes fabricantes piorou para -34 em junho, seu nível mais baixo desde junho de 2009, em comparação com -8 de março, com a pandemia esmagando as exportações e o turismo, pilares da terceira maior economia do mundo. 


O Tankan mede o sentimento corporativo subtraindo o número de empresas que afirmam que as condições de negócios serão negativas e as que respondem como positivas.


Os mercados da China continental lideraram ganhos na região. O composto de Xangai subiu 1,38%, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,01%.


Na Austrália, o S & P / ASX 200 avançou 0,62%, fechando em 5.934,40 pontos. Entre as mineradoras, Rio Tinto (LON:RIO) caiu 0,4%, Fortescue Metals recuou 1,4%, enquanto BHP, que também possui ativos ligados à petróleo, subiu 1,2%. Woodside Petroleum avançou 4,6%.


Em sentido contrário, o Kospi da Coreia do Sul encerrou o pregão em baixa de 0,08%. Enquanto no Japão, o Nikkei caiu 0,75% e o índice Topix caiu 1,29%.


Os mercados de Hong Kong ficaram fechados por conta de um feriado.


No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,35%.


Os preços do petróleo subiram no pregão asiático, com os contratos futuros do Brent avançando 1,57%, para $ 41,92 por barril. Os contratos futuros de petróleo dos EUA aumentaram 1,71%, para US $ 39,94 por barril.


EUROPA: O otimismo deu um impulso às ações europeias no início do terceiro trimestre nesta quarta-feira, mas os ganhos foram perdendo terreno a medida que os investidores substituem pela cautela, antes dos dados de emprego do setor privado dos EUA, que deverão ser divulgados mais tarde.


O índice Stoxx Europe 600 abriu em alta após um fechamento modestamente maior na terça-feira. O índice registrou um ganho de 12,5% no segundo trimestre, o melhor ganho percentual desde o primeiro trimestre de 2015,  contrapondo um primeiro trimestre extremamente fraco, com a pandemia de coronavírus.


O CAC 40 da França recua 0,67%, IBEX 35 da Espanha perde 0,43% e o FTSE MIB da Itália cai 0,70%.


O DAX 30 cai 0,50% na Alemanha. As ações alemãs foram afetadas por problemas técnicos na plataforma de negociação Xetra, que opera o índice DAX, causando atrasos nos volumes no início da sessão.


Em Londres, o FTSE 100 recua 0,45%. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) cai 1,1%, BHP cai 0,2%, Rio Tinto recua 1,2%, enquanto Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,2%. As gigantes de energia BP e Royal Dutch Shell sobe 0,4% e 0,1%, respectivamente.


Dados econômicos otimistas também vieram da Europa. O PMI industrial final da zona do euro subindo para 47,4 em junho, ante estimativa anterior de 46,9 e 39,4 em maio. Os dados mostram sinais de que as fábricas da zona do euro estão tendo uma recuperação à medida que a economia voltam dos bloqueios por conta do COVID-19. Apesar da recuperação, a produção e o sentimento permanecem abaixo dos picos pré-pandêmicos e a demanda fraca e o distanciamento social continuam pesando sobre a recuperação.


Na Alemanha, o PMI IHS Markit final chegou a 45,2, excedendo uma estimativa instantânea de 44,6 e superior a 36,6 em maio. Qualquer leitura abaixo de 50 sinaliza uma contração. O setor de manufatura compreende cerca de um quinto da maior economia da Europa. Números da Secretaria Federal do Trabalho da Alemanha mostraram que o total de desempregados do país aumentou 69.000 em junho, desacelerando ante os 237.000 registrados em maio.


EUA: Os índices futuros de ações dos EUA operam em baixa na manhã desta quarta-feira, no início de um novo trimestre após um segundo trimestre notável.


O mercado alcançou seu melhor trimestre em décadas, após a liquidação histórica provocada pelo coronavírus. O Dow ganhou 17,8% no segundo trimestre, registrando seu melhor trimestre desde 1987, enquanto o S&P 500 encerrou o período com um ganho de quase 20%, o melhor desde 1998. O Nasdaq, que reúne ações de tecnologia, disparou 30,6% no trimestre, o maior desde 1999.


Após o pregão regular da terça-feira, FedEx saltou quase 9% depois de registrar ganhos e receitas trimestrais que superaram a previsão dos analistas. A empresa de transporte sofreu um aumento nas entregas em meio ao bloqueio do coronavírus.


Enquanto o mercado recupera em relação às mínimas de março, os recentes picos nos casos de coronavírus em alguns estados deixaram os investidores nervosos. O consultor de saúde da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, alertou na terça-feira que, se o surto continuar em seu ritmo atual, novos casos diários poderão superar 100.000 novas infecções por dia.


Até agora, mais de 12 estados interromperam ou reabriram suas economias, já que os casos nos EUA aumentaram 40% na semana passada, para uma média de 39.750 na segunda-feira, de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. 


Fauci também comentou na terça-feira, que as autoridades de saúde dos EUA estão de olho em uma nova cepa de vírus transmitida por porcos na China que tem potencial para se tornar uma pandemia, segundo os cientistas.


Os investidores acompanharão o ritmo de recuperação no mercado de trabalho dos EUA. A ADP divulgará sua pesquisa de emprego do setor privados não-agrícolas para junho na quarta-feira às 9h15. Economistas consultados pela Dow Jones esperam um aumento de 2,50 milhões após um declínio de 2,76 milhões em maio. A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de emprego (payroll) dos EUA, que inclui dados do setor público.


Ainda na agenda econômica, o PMI de manufatura será divulgado às 10h45 e às 11h30 será divulgado o estoque de petróleo semanal dos EUA, enquanto às 15h00 será divulgago a ata da reunião do FOMC.


ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,60%
SP500: -0,42%
NASDAQ: -0,27%


OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.