Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Aposte nas Coisas que Não Irão Mudar

Publicado 23.04.2020, 11:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Jeff Bezos possui um pensamento com o qual concordo muito. O fundador da Amazon (NASDAQ:AMZN) diz que constantemente recebe perguntas sobre o que mudará nos próximos dez anos. O bilionário americano acredita que essa seja uma pergunta interessante. No entanto, existe outra melhor, nunca questionada pelas pessoas: o que não mudará nos próximos dez anos? Esse é um bom Norte, sobretudo para quem se pergunta como começar a investir.

Investidores, no geral, tendem a ver as empresas de produtos ou serviços que não irão mudar como entediantes, e as famosas “companhias do futuro” como excitantes. Essa mentalidade faz com que muitas ações do primeiro grupo estejam desvalorizadas, pois estão esquecidas, e muitas do segundo grupo estejam super valorizadas, pois estão na moda.

Além disso, há outro aspecto não considerado por muitos: no geral, as empresas com produtos ou serviços que não mudarão possuem uma maior previsibilidade de lucros e um valor maior na perpetuidade, visto que vão continuar ativas por muitos e muitos anos.

Do outro lado, as empresas do futuro atuam, muitas vezes, em mercados muito disruptivos, em constante mudança e massivos investimentos. Isso faz com que suas vantagens competitivas não sejam estruturais e sustentáveis, como são as do primeiro grupo. Aliás, sobre vantagens competitivas, falamos mais sobre elas por aqui no início do mês.

Por exemplo, muitos pensam que tecnologia ou capital são barreiras de entrada. Eu concordo em partes. Um grupo de engenheiros talentosos do Vale do Silício pode, a qualquer momento, surgir com a próxima inovação da década. Além disso, existem milhares de investidores sedentos para financiar tais projetos, aceitando pagar qualquer coisa em troca de participação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso faz com que a competição no setor de tecnologia seja muito mais intensa, com players que geram bilhões de dólares em fluxo de caixa livre conseguindo investir toneladas de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento.

Mas quais exemplos de empresas com produtos ou serviços que não irão mudar nos próximos dez anos? Bom, exemplos não faltam. Pense, por exemplo, nas companhias que fabricam e realizam manutenção de elevadores, como a Kone e a Otis.

Tais empresas, além de possuírem produtos que muito provavelmente estarão aqui daqui dez, vinte anos (a menos que o teletransporte seja inventado antes), possuem grande vantagem competitiva: os custos de troca.

Pense no prédio em que você mora ou trabalha. Porque ele trocaria os elevadores da marca X pelos da marca Y? Para isso, seria necessário interditá-los por alguns dias, obrigando as pessoas a subirem pelas escadas ou aumentando o fluxo de outros elevadores, e, o maior problema, gastar uma fortuna com os novos equipamentos.

Ou seja, os elevadores da marca Y teriam que ser muito mais baratos do que a marca X para que o custo financeiro, o tempo e o trabalho exigido compensassem as trocas. Dado que, provavelmente, os elevadores da marca Y custam a mesma coisa que os da marca X, pois atuam em um setor maduro, com baixa disrupção e inovação, os equipamentos já instalados tendem a continuar no local, com a empresa dona deles se beneficiando das manutenções periódicas obrigatórias.

Um bom jeito de você filtrar esses tipos de empresa é pela idade delas. Pois, se uma companhia é líder de mercado há cem anos, algo de especial ela tem. Exemplos são a Brown Forman (NYSE:BFb) (fabricante do whiskey Jack Daniel’s) e a Colgate (fabricante, principalmente, de pastas e escovas de dentes), que possuem 150 anos e 214 anos de idade, respectivamente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

É bem provável que as pessoas continuem consumindo whiskey e escovando os dentes pelos próximos dez, vinte anos. Vale dizer que a tendência para tais atividades, inclusive, é de que aumentem gradualmente, por conta do enriquecimento da sociedade.

Sendo assim, é muito importante que o investidor pense com perspectivas diferentes da grande massa, é isso o que diferenciará os seus retornos. O pensamento de investir nas empresas que, com certeza, existirão nos próximos dez anos parece óbvio. No entanto, as pessoas não o colocam em prática, pois querem ser gananciosas e optam por acertar as empresas dos próximos dez, vinte anos.

Quero saber a sua opinião: quais são as empresas listadas no Brasil com produtos ou serviços que não mudarão nos próximos dez, vinte anos?

Últimos comentários

Gostei da sua reflexão!
Sandálias. Tá aí a Alpargatas pra comprovar.
10 anos - Bancos, Energia, infra-estrutura, FIIs ...
Daqui há dez ou vinte anos continuará sendo consumido
Arroz e feijão
ótimo texto! boa reflexão!
Interessante também pensar no que com certeza vai mudar, exemplo o varejo físico para online, bancos digitais, carros deixando de usar petróleo como combustível...
Vc poderia citar exemplos de empresas brasileiras?
otis.
Verdade. Finalmente um bom texto nesse canal.
Artigos e livros do Tiago são muito bons
entao nao apos5r em nada.
Excelente texto. Parabéns!
Ambev, SLCE e energia (quanto mais sustentavel e ROE alto, melhor)
Vou comprar Ambev e abrir uma cerveja!
Excelentes observações pontuadas.
Ações e setores perenes ? Água, Luz, Gás e Telefone/Internet. A gente consegue viver sem isso ? sapr11, egie3, cgas5, vivt4 ?
água, luz, alimentos ... Muito boa a visão
acredito que os grandes bancos continuaram sendo lucrativos e eficientes no que se propõem, nos próximos dez e provavelmente, vinte anos!
Obrigado pelo texto Tiago :)
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.