Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Arbitragem Pode Ser Estratégia Para Lucrar com Criptomoedas

Publicado 18.03.2019, 09:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Se você investe ou acompanha o mercado de criptomoedas, sabe que 2018 foi um péssimo ano para o setor. O valor de mercado das criptos caiu cerca de 86% e o Bitcoin, principal ativo e responsável por mais de 50% do valor de mercado do setor, caiu cerca de 80%. Para as altcoins o ano foi ainda pior, com uma queda média de 95%.

Nesse rigoroso bear market, diversos traders, empresas e projetos quebraram, foram eliminados do mercado e provavelmente nunca mais retornarão, ao menos não com o mesmo tamanho e exposição que tinham antes. Se você chegou até aqui, meus mais sinceros parabéns: você é um sobrevivente.

Indo na contramão do mercado, em 2018 nós  não fechamos o ano no vermelho, muito pelo contrário: conseguimos entregar mais de 60% de lucro aos nossos clientes; crescemos 400% em número de clientes e em ativos sob custódia, gerenciando hoje mais de 11.000 bitcoins. A estratégia para atingir esses resultados não é segredo para ninguém, realizamos arbitragem automatizada de alta frequência.

A estratégia de arbitragem provavelmente é tão velha quanto a invenção de sistemas monetários, não se tratando de nada novo ou revolucionário. Como o próprio nome sugere, na arbitragem você atua como árbitro. No futebol, o árbitro é aquele que nivela o jogo, que faz com que todos joguem no mesmo nível. No mercado financeiro, o papel do árbitro não é muito diferente: você irá nivelar os preços de um mesmo ativo entre diferentes mercados.

No mundo inteiro, diferentes corretoras, bolsas de valores e casas de câmbio operam em valores diferentes. Quem realiza arbitragem irá se aproveitar dessa diferença de preços (chamada de spread) para comprar onde está mais barato e vender aonde está mais caro, embolsando a diferença dos valores. Parafraseando uma famosa frase do Jeff Bezos, que diz que “sua margem é a minha oportunidade”, na arbitragem o seu spread é a minha oportunidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Dessa forma, graças aos arbitrageurs (praticantes da arbitragem), o mercado se torna mais eficiente, com menores spreads, além de ganhar liquidez. Os mercados financeiros tradicionais, de maneira geral, são muito eficientes, graças a algumas características inerentes a esses mercados. Uma dessas características é a altíssima competitividade entre players institucionais, que batalham por frações de centavos de dólar. Outra questão é a centralização. Os mercados de forex são um pouco mais descentralizados, entretanto, quem quer realizar arbitragem entre ações brasileiras e suas ADRs (american depositary receipts, papéis de empresas brasileiras negociadas nos EUA), tem de negociar em somente duas bolsas, a brasileira e a americana.

Se no campo acadêmico a hipótese de mercados eficientes pode ser debatida, posso afirmar sem a menor sombra de dúvidas que no mercado de criptomoedas ela ainda está longe de ser verdadeira. Devido à regulação, o mercado ainda é restrito à esmagadora maioria dos investidores institucionais. Além disso, há centenas de corretoras em diversos locais do mundo, o que cria a possibilidade de spreads maiores, já que cada país tem uma regulação e um horário de funcionamento específico. É de se esperar maior atividade nas corretoras durante o dia do que no período noturno, por isso os preços tendem a não serem os mesmos ao redor do globo.

Os dois leitores que superaram esta muralha de texto e chegaram até aqui devem estar pensando: “beleza, o mercado de criptomoedas oferece várias oportunidades para lucrar com arbitragem, disso você já me convenceu, mas como é que eu entro nessa?” Há basicamente duas formas de investir em arbitragem, cada uma com suas vantagens e desvantagens: operando sozinho ou investindo em uma plataforma de arbitragem automatizada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para realizar operações de arbitragem por si só, você vai precisar distribuir seu saldo nas corretoras em que desejará operar, tanto em dólares quanto em bitcoins. Você será um jacaré com a boca aberta, apenas esperando uma boa oportunidade para dar um bote. Assim que um spread convidativo aparecer, venda na corretora mais cara e compre na mais barata, posteriormente rebalanceando seu saldo através de transferências, sejam elas de Bitcoin ou de USD, pois é isso o que permite agarrar boas oportunidades. Há corretoras que historicamente tendem a negociar com um desconto (preço mais baixo) e corretoras que tendem a negociar com um prêmio (preço mais alto), por isso o rebalanceamento da carteira é fundamental, do contrário você poderá perder oportunidades preciosas.

Para verificar quais corretoras oferecem um spread favorável, você pode consultar o CoinMarketCap, que lista a maior parte das corretoras internacionais, ou utilizar a ferramenta de arbitragem da Bitcoinity, que mostra o spread entre 10 corretoras selecionadas, além de uma plataforma de compra e venda p2p (Wall of coins).

Dentre as vantagens de se operar sozinho, pode-se destacar a questão do volume: há oportunidades que um investidor operando com 10 BTC poderá pegar que nós poderíamos pegar devido ao volume negociado, pois custodiamos mais de 11.000 BTC. Outra grande vantagem é a questão do risco: você pode realizar operações muito mais arriscadas com seu próprio dinheiro, nós do  somos extremamente conservadores com os valores de nossos clientes e preferimos perder uma oportunidade arriscada a correr o risco de entregar prejuízo aos nosso investidores.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No momento de escrita desse artigo, por exemplo, a Bitcoinity registra um spread de 2,83% entre a Bitfinex e a Bitmex, que nós simplesmente não iremos pegar. Por que? Simplesmente porque a Bitmex não é uma corretora segura. A Bitmex opera nas ilhas Seychelles, o que fornece pouca segurança jurídica aos clientes. Além disso, a corretora é famosa por ter problemas com o processamento de ordens, o que já foi inclusive motivo de chacota na internet. É uma pena, pois a corretora oferece alavancagem de até 100x do capital operado, o que pode potencializar lucros (ou perdas). Particularmente eu opero na Bitmex com parte do meu capital, ciente dos riscos envolvidos, mas operar em uma situação como essas com o dinheiro de mais de 20.000 clientes seria de uma irresponsabilidade imensa. Nós operamos somente em corretoras que atendem aos nossos criteriosos padrões de segurança, atomizando nosso saldo entre elas, de forma a diminuir o risco da operação.

Como desvantagens de operar sozinho pode-se destacar a dificuldade em realizar um bom gerenciamento de risco: operando sozinho você é o sócio majoritário do seu próprio fracasso. Muita gente acredita que a arbitragem é uma operação 100% sem risco, o que simplesmente não é verdade. A arbitragem considera o estado atual do mercado e, por isso, é uma operação muito mais segura do que o trade, em que o operador formula uma conjectura de subida ou queda do mercado e precisa que ela se concretize para que ele obtenha lucro. Porém ainda assim há uma série de riscos que a operação de arbitragem oferece.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não vou detalhar aqui os riscos de arbitragem do mercado tradicional (isso é tema para outro artigo), mas eis alguns dos problemas que você certamente encontrará operando sozinho: em momentos de maior volatilidade, justamente quando é mais atraente para operar, você sofrerá slippage (diferença entre o valor de submissão de ordem e o valor em que ela de fato é executada); terá transferências presas na blockchain; transferências presas no sistema bancário; se operar com robôs terá problemas na integração com as APIs das corretoras, que podem passar por atualizações não notificadas, entre otras cositas más.

Tudo o que pode dar errado eventualmente dará. Como posso afirmar isso tão categoricamente? Simples: tudo isso já aconteceu aqui. A questão é que adotamos uma gestão de risco rigorosíssima, supervisionada pelos melhores profissionais do mercado, o que nos permite a operar há mais de dois anos sem sequer um dia de prejuízo. Encontrar uma boa oportunidade de operação é fácil, todo mundo consegue. O difícil é gerenciar risco, segurar o rojão e não deixar ele explodir na sua mão. Isso é o que difere os homens dos meninos. Não à toa mais de 90% dos traders têm prejuízo, de acordo com estudo da FGV.

Se por um lado é possível que algumas operações de boa rentabilidade fiquem de fora do nosso cardápio devido a um pequeno book de ordens, do outro, operar com uma plataforma de arbitragem automatizada oferece algumas vantagens. A primeira e a que creio ser a maior delas, é não ter de abrir mão do seu trabalho ou do seu lazer para cuidar das operações. É um clichê conhecido: quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro. Isso é, até a invenção de plataformas automatizadas. Investindo no ou em outra plataforma de arbitragem automatizada você pode aproveitar seu tempo para fazer aquilo que é mais importante para você, como ficar junto a quem você mais ama. Tudo isso com a segurança de que o algoritmo estará realizando operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, supervisionado por uma equipe de gerenciamento de risco extremamente qualificada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E por falar em gerenciamento de risco, ao investir em uma plataforma de arbitragem automatizada você não precisa se preocupar com rebalanceamento de saldos nem em configuração de ordens de compra e venda: o algoritmo faz tudo isso para você automaticamente. Além disso, como realizamos centenas de operações por dia, com grande volume negociado, conseguimos negociar taxas menores com as corretoras em que operamos, fazendo com que algumas operações que não seriam atrativas para o investidor pessoa física, acabem sendo vantajosas para a plataforma.

Entre operar sozinho ou com uma plataforma automatizada, não há certo ou errado: são somente alternativas diferentes, para perfis de pessoas diferentes. Muitas vezes, inclusive, ambos se misturam: conheço muitos traders que investem uma parcela de seu capital  como um “seguro”, pois caso tenham um dia de trades ruins, sabem que podem ao menos contar com o rendimento da plataforma. Da mesma forma, temos clientes mais conservadores que de vez em quando gostam de realizar pequenas operações fora da plataforma, para testar suas habilidades e sentir um pouco da adrenalina do mercado.

A arbitragem com criptomoedas é uma estratégia poderosa para poder lucrar mesmo com o mercado em baixa e mostra que há muito dinheiro a ser ganho neste mercado. Por isso, antes de dizer que criptomoeda é mico ou é furada, assuma que é você que não sabe operar. Quer dizer, não sabia até ler esse artigo: agora já não tem mais desculpas.

Últimos comentários

Arbitragem de criptos automatizados: Pode pagar até 10% ao mes ( que seja ) Porque ele aumenta o volume da moeda, porem se o bitcoin cair o valor de mercado vc pode ter até 100,00 bitcoin que nada ira valer
Sou cliente da Atlas, deixo aqui uma sujestão para a empresa pensar em cursos presenciais para quem busca aprender mais na pratica!!!Abrs
Não vale a pena o risco é muito grande, ainda mais com o caso de quando o detentor da chave morre tudo vai com ele. Isso é perturbador tanto como herança quanto administradores de corretoras!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.