Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

As ações americanas estão em uma bolha!

Publicado 13.11.2023, 14:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O mercado financeiro possui um cenário dinâmico onde existe uma linha tênue entre o crescimento sustentável das empresas e de fato uma bolha especulativa.

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Para ficar mais claro na sua cabeça, uma bolha no mercado financeiro é formada quando os preços dos ativos sobem de forma descontrolada e afastam-se de maneira excessiva do valor intrínseco e justo, que pode ser impulsionado por uma especulação ou otimismo por parte dos investidores. Foi o que aconteceu em 1990 nas “empresas pontocom”.

Aqui vai uma lista dos principais motivos pelos quais isso acontece:

FOMO (Fear of Missing Out): Um grande número de investidores, incluindo aqueles que normalmente não estão envolvidos no mercado financeiro, entra no mercado devido ao medo de perder oportunidades de ganhos significativos.

Alavancagem: Investidores podem recorrer à alavancagem para ampliar seus ganhos potenciais. Isso pode aumentar ainda mais a volatilidade e a vulnerabilidade do mercado, principalmente se a alavancagem for de empréstimo.

Euforia e Sentimento de "Isso é Diferente Desta Vez": Os participantes do mercado podem se tornar excessivamente otimistas, acreditando que as condições atuais são excepcionais e que os preços continuarão subindo indefinidamente. Isso pode levar a decisões de investimentos irracionais.

Intervenção Regulatória: À medida que os preços sobem, as autoridades regulatórias podem começar a se preocupar com a estabilidade do sistema financeiro e intervir para conter o crescimento.

E toda essa lista acaba gerando a desconexão com fundamentos dos ativos, quando os preços dos ativos se afastam significativamente dos fundamentos econômicos, como lucros, receitas ou dividendos. Os investidores podem começar a comprar ativos com base em expectativas exageradas em vez de fundamentos sólidos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Agora aqui entre nós, “Você está vendo alguma dessas características listadas acima acontecer no mercado nos tempos atuais?”

Talvez alguns bancos se alavancaram de forma errada - Silicon Valley, Silvergate, Signature, Credit Suisse (SIX:CSGN) - entretanto em seu último discurso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que “Se for apropriado apertar ainda mais a política monetária, não hesitaremos em fazê-lo”, além disso ele também informou que a saúde do setor financeiro americano está controlada.

Se o seu parâmetro para dizer que “está barato ou caro” é o rally de preço, reveja seus conceitos:

É inegável a influência das big techs inflando os índices S&P500 e Nasdaq, entretanto a relação Preço/Lucro (P/L) histórico do S&P500 é de 15 à 20 vezes. Para dizer que estamos em uma bolha ele precisaria estar em pelo menos 25 vezes, algo que ainda não aconteceu.

Os indicadores macroeconômicos, como taxas de juros e crescimento econômico nos mostram um FED sóbrio em suas decisões. Note que geralmente as bolhas coincidem com períodos de condições monetárias frouxas e expansão econômica, que também não acontece hoje.

Olhando para startups e empresas de pequeno porte, utilizando como balizador o índice Russell 2000, não houve uma valorização significativa dessas empresas, pelo contrário, houve queda em 2023.

E para finalizar, o setor de REIT’s está sofrendo bastante nestes últimos tempos.

Por isso, se você me perguntar: “Rodolfo, nós estamos entrando em uma bolha no mercado americano?”

Minha resposta é: “Por hora não!”

Porém isso não significa que o mercado está barato, ok?!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ainda tem muita oportunidade boa no mercado americano, faça boas escolhas.

Últimos comentários

Rodolfo, ótima lembrança, de fato farece uma bolha.Ao operar Nasdaq, me sinto estar comprando sempre um topo. Dolar cai, bolsa sobe, dolar desce Nasdaq sobe, 2 guerras mas petroleo teima em cai. mas Nasdaq sobe,rs. Nasdaq e SP500 são parecem verdadeiro ímas,dolarXY cai mas parece que cai pouco porque investidores de fora compram dolares para botar na Nasdaq. Dolar sobe, o temor de subida dos juros deveriam derrubar os índices,  mas as vi fecharem vermelho por muito poucas vezes. Parabéns, ótimo artigo
vendam tudo e corram para as montanhas 🤣🤣🤣🤣
O PL do SP 500 pode cair para 12 com uma taxa de juros de mais de 5% por um período longo.
Eu acho que tem uma bolha especulativa em todos os mercados ocidentais, sendo que a dos EUA me parece mais grave. Com os atuais taxas de juros dos EUA, acho razoável pensar que os principais índices mundiais cairão mais de 25% nos próximos meses.
Doutor, isso é diferente dessa vez, a social-democracia de Biden é uma inflexão - o mesmo que o Lula tenta fazer aqui no Brasil, mas é sofre bloqueios por parte dos colonialistas-corruptos-interesseiros particulares do boi, bíblia e bala no Congresso - pois o mercado erroneamente, e é um tiro no pé, apoiar governantes neoliberais por imginar apenas nos gorduchos dividendos em detrimento do social e o keynesianismo é muito focado no social e, por conseguinte, há o efeito dominó por toda cadeia produtiva e o Banco central americano elevando as taxas a níveis contracionistas a economia americana mostrando resiliência a tempo indeterminado para o choro dos neoliberais.
até o momento estamos vendo países, com governantes socialistas/comunistas, aumentando as dívidas públicas, achando que desta vez vai ser diferente, é só imprimir moeda, liberar empréstimos a perder de vista para o povo que não teremos novamente uma crise mundial... a história sempre se repete, mais trivial impossível...
@rosildo da silva, Por favor me explica o que seria "a social-democracia de Biden é uma inflexão",  é um conceito que humildemente desconheço e gostaria que compartilhasse. Grato
Saúde e paz!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.