Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

As Ações da Saraiva e o Que Podemos Aprender Sobre Investir em Ações Baratas

Publicado 25.11.2021, 22:35
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Sem conseguir vender ativos, a situação da livraria Saraiva (SA:SLED4; SLED3) chama a atenção do mercado, pois agora a rede corre o risco de ter decretada sua falência.

Crise na Saraiva

A Saraiva entrou com o pedido de recuperação judicial em 2018 por conta de dívidas que somavam cerca de 674 milhões de reais na época.

A companhia chegou a ser considerada uma das maiores do ramo no Brasil e, devido ao seu sucesso, em 1972, transformou-se em uma empresa de capital aberto.

Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, os papéis ordinários ON, negociados sob o ticker SLED3, fecharam na quinta-feira, 25, cotados a 0,67 real – bem longe do pico de 18,47 reais em 2011.

SAIBA MAIS: O que são as penny stocks, ações negociadas abaixo de 1 real

Agrupamento de ações

Na tentativa de manter seus papéis acima do valor de 1,00 real, a Saraiva aprovou nesta semana o grupamento das ações ordinárias (SLED3) e preferenciais (SLED4) na proporção de 35 para 1.

Com a operação, o capital social da empresa de 301.976.036,03 milhões de reais passará a ser dividido em 1.811.719 ações. O movimento foi deliberado em resposta às pressões que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fez em setembro deste ano para elevar o preço das ações.

Evitando o inevitável

Na tentativa de ganhar tempo para uma nova negociação, a Saraiva pediu a suspensão de sua assembleia de credores marcada para quarta, 24, à tarde, e o pedido foi aceito pelas empresas. Uma nova assembleia foi agendada para o dia 9 de dezembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Saraiva já não dava lucro desde 2016. Uma empresa com lucros instáveis e geração de caixa operacional (as atividades do dia a dia) insuficiente está fadada ao fracasso.

Em certos anos, Saraiva mantinha caixa apenas com as linhas de crédito, o que os analistas chamam de baixa qualidade de caixa.

Por sorte, o investidor não precisa passar por isso junto às empresas.

O risco das ações mais baratas da Bolsa

A Saraiva tem deixado algumas boas lições para quem pretende começar a investir seu dinheiro.

Quando fazemos o processo de seleção de ações usamos o indicador dívida líquida/EBITDA. Dentre todos os indicadores de endividamento, esse é o de mais confiança quando analisamos empresas com históricos de Ebitda e lucros positivos – o principal foco já que, no longo prazo, a valorização das ações acompanha o crescimento de seus resultados.

Explicando: a dívida líquida mostra as dívidas da companhia menos os recursos disponíveis para quitá-las no curto prazo. Já o EBITDA é o histórico dos últimos 12 meses.

Não é uma regra, mas por convenção achamos interessante empresas com um nível de até 3x dívida líquida/EBITDA. No caso dos bancos e seguradoras, como não tem Ebitda, olhamos para outros indicadores mais específicos, como Basileia, mas esse é um assunto para outro texto.

Continuando: quando observamos que uma empresa está elevando esse múltiplo, é o nosso trabalho, enquanto analistas, acompanharmos mais de perto para entender se a dívida está concentrada mais no curto prazo, entre 2-3 anos, ou no longo prazo, entre 5-10 anos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Além disso, também nos concentramos em entender qual a capacidade da empresa de continuar gerando caixa, pois a gente sabe que quanto maior o caixa, maior a probabilidade da empresa pagar suas dívidas e, consequentemente, a dívida líquida cai.

Muita gente entrou na Saraiva querendo ganhar dinheiro, e hoje amargam perdas por terem apostado em uma empresa bastante alavancada.

Esse exemplo serve também como alerta para os IPOs (Oferta Pública Inicial) da Bolsa. Quando uma empresa realiza o IPO, no prospecto, você precisa entender qual o nível de alavancagem. Se está em níveis elevados, como 5x ou 6x dívida líquida/EBITDA, é melhor ficar de fora no momento.

Em muitos casos, na primeira turbulência, as novatas da Bolsa voltam a se endividar por conta da má gestão dos recursos, apostas em aquisições que não trouxeram o retorno esperado, entre outros fatores.

Últimos comentários

SÓ RAIVA
#B3MORREU
a Cielo que dá lucro constantemente, de mais de R$100 milhões, tem geração de caixa só cai, beirando R$2,00, imagina então uma empresa que dá prejuízo...
CIEL3 virou papel de "manobra"... Os grandes entram pesado na compra, lucram 3...4% e realizam, derrubando o preço de novo. Por isso tanto "voo de galinha" no gráfico
Cil3 é top
Ciel3 é top.DescontadaDá 800mi lucro anoPopulação endividada tudo passando cartão
SÓ RAIVA
Isso aí. Parabens pelo artigo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.