🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

As Fake News no WhatsApp Interferem nas Eleições? Simplesmente Não Sabemos

Publicado 19.10.2018, 10:38

Certamente você foi exposto a alguma notícia de que há um grande volume de Fake News (ou simplesmente notícias falsas) sendo espalhadas pelo WhatsApp, e que elas estão impactando o rumo das eleições. Bem, que estão sendo veiculadas diversas mentiras é verdade, assim como também foi feito em todas as outras eleições por outros meios de comunicação, como televisão ou rádio (dependendo da tecnologia na época). Mas a outra realidade é que há muita informação verdadeira e útil sendo disseminada.

Podemos estar sofrendo nessas eleições alguma influência dessas Fake News ou não. De fato, até agora nada pode ser afirmado com segurança. Nesse contexto, tomei a liberdade de elencar algumas perguntas sem as quais não é possível começar qualquer trabalho para combater a disseminação enganosa de informações. Vejamos:

  • O volume de Fake News pode ser/já foi bem quantificado?
  • Qual o instrumento para relacionar esse fenômeno com as eleições?
  • Tem algum efeito líquido nos resultados das eleições? Se sim, como foi estimado?
  • Esse efeito líquido favorece algum candidato?
  • Existe alguma fonte de informação que tenha mais influência (ex: WhatsApp)?
  • Se houver alguma regulação, ela deve focar em algum meio específico de comunicação?
  • Qual política/regulação adotar?
  • Adotar apenas durante períodos de eleição ou permanentemente?
  • Essa política/regulação terá um benefício social maior que seu custo?
  • Quem vai fiscalizar?

Sem saber a resposta dessas perguntas, estamos andando no escuro. Qualquer medida/regulação seria baseada no feeling e poderia não ser otimizadora de bem-estar. Fora o fato de que há possibilidade de migração daqueles que elaboram Fake News via WhatsApp para outras plataformas.

O diretor do DataFolha revelou em seu twitter que houve uma clara ascensão de alguns candidatos na reta final, quando vimos um crescimento na disseminação de notícias via Whatsapp, muitas destas falsas. Entretanto, ele tomou cuidado para dizer que isso era apenas uma constatação técnica, não uma inferência, mas esqueceu de relembrar que o mesmo fenômeno foi verificado nas eleições passadas, quando não havia o WhatsApp tão disseminado.

Meu ponto é: não temos, até agora, informações suficientes para fazer inferências e concluir causalidades. Aliás, o Economista X basicamente desenhou isso. Como ele bem lembrou, as mensagens de WhatsApp na reta final podem não ter qualquer relação com o resultado das últimas pesquisas antes da eleição e do próprio resultado das eleições. Pode ser uma mera correlação espúria, uma coincidência. Não há como demonstra o contrário.

Fonte: Economista X (via Twitter)

Se há alguma ilegalidade na campanha de algum candidato, ela deve ser sim investigada e punida, mas partir disso para todo o resultado da eleição não há qualquer fundamento. Até onde foi publicado pela Folha de São Paulo, as duas atuais candidaturas são acusadas de pagar por propaganda eleitoral ilegal no Twitter e no Facebook.

As Fake News são um fenômeno antigo, mas ganharam volume e notoriedade (além do nome gringo) mais recentemente, e ainda estamos aprendendo a lidar com elas. O importante é que cada um use a consciência para formar sua opinião e posicionamento político, e não espere que o Estado o faça via regulação - ao menos até termos respostas coerentes e confiáveis às perguntas acima.

Portanto, antes de pedir uma intervenção ou criticar a legitimidade das eleições até aqui, é ideal que tenhamos todas essas respostas. Do contrário, seria só mais um atentado à democracia e a livre iniciativa.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.