Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Aumento de Tensões Geopolíticas no Iraque Concretiza a Queda Semanal

Publicado 08.08.2014, 08:04
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas tiveram mais um dia de vendas, em meio a mais preocupações geopolíticas, após o Presidente dos EUA, Barack Obama, dizer que autorizou ataques aéreos no norte do Iraque, se necessário, alegando que os EUA devem proteger o pessoal americano e evitar uma catástrofe humanitária contra a ação de violentas forças islamitas.

O iene, muito utilizado como uma moeda porto seguro tradicional, teve forte alta. O dólar recuou a ¥ 101,691, a partir de ¥ 102,175 no dia anterior, queda de 0.30%, enquanto o Nikkei despencou 2,98%, fechando em 14,778.37, sua maior baixa em mais de dois meses.

Em outros mercados asiáticos que também sofreram perdas, S&P/ASX 200 de Sydney caiu 1,34%, Kospi Composite Index da Coréia do Sul caiu 1,14% e Hang Seng Index de Hong Kong registrou um decréscimo de 0.23%.

Em sentido contrário, mercado da China continental subiu, depois que a China registrou um crescimento mais forte do que o esperado nas exportações de julho. O Shanghai Composite Index recuperou 0,31%, quebrando uma sequência de três dias consecutivos de queda.

Os dados mostraram que as exportações da China subiram 14,5% em julho ante o ano anterior, bem acima da previsão de aumento de 8% de uma pesquisa do Wall Street Journal.

EUROPA: As bolsas europeias seguem as bolsas americanas e asiáticas e caem, com as tensões geopolíticas no Iraque e Rússia aumentando o temor dos investidores.

O XStoxx Europe 600 cai 0,88%, a caminho de fechar a semana com uma queda de 2,5%, marcada pela fuga dos investidores de investimentos de risco, com a guerra comercial declarada entre a Rússia e o Ocidente.

DAX 30 da Alemanha perde o nível de 9000, refletindo impacto da exposição da maior economia da Europa no mercado russo. O DAX registra uma queda de 10% em relação ao seu melhor nível em 20 de junho.

Em Paris, o CAC 40 cai, mas o índice de ações MICEX da Rússia sobe 1,1%. Contrariando a tendência de queda, o FTSE MIB da Itália sobe, recuperando das pesadas perdas no início da semana, quando o país divulgou números que mostraram que a Itália tinha voltado tecnicamente à recessão.

No Reino Unido, o déficit comercial com o resto do mundo aumentou em junho para GBP9.4 bilhões (15.800 milhões dólares americanos), ante GBP9.2 bilhões em maio. As exportações caíram 1,6% e as importações caíram 0,4%. A queda nas exportações foi liderada por produtos ligados a energia, aviões e navios, enquanto a queda nas importações foi liderado por combustíveis, ou seja, as exportações caíram mais rapidamente do que as importações, uma indicação de que a recuperação econômica continua muito dependente da demanda doméstica.

O FTSE 100 recua, a caminho de fechar a semana com uma perda de 3%, devido preocupações sobre o impacto de uma guerra comercial entre a Rússia e o Ocidente, bem como sinais de desaceleração do crescimento global. No setor de mineração em Londres, Fresnillo sobe 3,11%, mas Randgold Resources cai 0,20%, BHP Billiton perde 0,38% e Rio Tinto cai 0,22%.

AGENDA DE HOJE :
EUA:
9h30 - Prelim Nonfarm Productivity (mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária);
9h30 - Prelim Unit Labor Costs (mede a variação no custo total do emprego);
11h00 - Wholesale Inventories (dados de vendas e estoques no atacado americano).

ÍNDICES MUNDIAIS (8h00):

ÁSIA
Nikkei: -2,98%
Austrália: -1,34%
Hong Kong: -0,23%
Xangai Composite: +0,31%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,87%
London - FTSE: -0,60%
Paris CAC 40: -0,39%
Madrid IBEX: +0,18%
FTSE MIB: +0,92%

COMMODITIES
BRENT: +0,66%
WTI: +0,52%
OURO: +0,56%
COBRE: -0,04%
NIQUEL: -0,67%
SOJA: +0,71%
ALGODÃO: +0,53%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,23%
SP500: -0,24%
NASDAQ: -0,27%

BALANÇOS CORPORATIVOS:
EUA: Beacon Roofing Supply, Brookfield Asset Mgmt, Buckeye Partners, Calgon Carbon, Choice Hotels, Diamondrock Hospitality, Ebix, Enerplus, Essent Group, EW Scripps, Harbinger, HMS Holdings, LSB Industries, Magna, Magnum Hunter, PDC Energy, Ply Gem Holdings, Progenics Pharm, RadNet, Sirona Dental, Sotheby's, Susser, Susser Petroleum Partners, TETRA Tech

BRASIL: Alpargatas, Gafisa, Petrobras

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.