Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Aumento no consumo de picanha

Publicado 04.08.2023, 08:05

Nos últimos doze meses, o preço da picanha caiu 6,9% no varejo, segundo dados do último IPCA-15, de julho.

Embora o corte tenha sido prometido em campanha, promessa que foi sendo ajustada para carnes menos nobres ao longo do pleito, o incremento atual do consumo de carne bovina tem a ver com o ciclo pecuário, que abordamos outras vezes nesta seção. 

A figura 1 mostra as variações de outros cortes, entre julho de 2022 e julho de 2023.

Fonte: IBGE (IPCA-15) / Elaboração: HN AGRO
Figura 1. Variação de preços no varejo em 12 meses. 

Essa queda de preços da picanha, também observada para os outros cortes, é resultado de uma maior oferta de vacas e novilhas para abate, gerada pela redução da rentabilidade da cria, após as quedas de preços do bezerro nos últimos anos. 

E por que o bezerro caiu? Pelos investimentos fortes ocorridos entre 2019 e 2021, influenciados pelo otimismo com a atividade e preços em alta à época. O desânimo atual com a cria vai deixar o churrasco mais caro nos próximos anos.

De janeiro a junho de 2023, segundo dados parciais do MAPA, o abate de bovinos aumentou 8,9% na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Com isso, a produção de carne aumentou e, como as exportações cederam 4,9% no mesmo intervalo, houve aumento de 14,4% na disponibilidade interna de carne bovina. 

A disponibilidade interna é uma forma de avaliar o consumo. O que apresentamos aqui é um cálculo com as principais variáveis (produção e exportações de carne in natura). 

Não consideramos importações e outros tipos de carnes exportadas (salgada e industrializada), pelo peso menor e o objetivo desta análise, de demonstrar a tendência. Outra variável que pode ser incluída, é a informalidade dos abates, mas aqui usamos os abates formais (SIF, SIE e SIM), estimados até junho com base nos dados preliminares do SIF.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Com as ponderações metodológicas acima, tivemos um aumento de 8,2% na produção de carne e de 14,4% na disponibilidade interna. O aumento menor da produção de carne (estimada com dados preliminares) em relação aos abates (8,9%), se deve ao peso médio menor das carcaças, uma vez que mais fêmeas compõem os abates este ano, e essas são mais leves.

Com isso, embora não estejamos observando um consumo forte, do ponto de vista de pagamento pelo consumidor, de bolso, a queda de preços tem permitido o escoamento de um volume maior de carne, ainda que mais barata.

É o efeito da elasticidade-preço da demanda por carne bovina. Assim como o consumo aumenta, à medida que a renda aumenta - até certa faixa de renda, depois o peso da alimentação se torna pequeno no orçamento e o efeito se perde - com a chamada elasticidade renda da demanda, quando o preço cede, o consumo melhora. 

Consumo de carne e preço do bezerro

Boa parte do aumento da oferta de carne nos anos preços em baixa é decorrente do descarte de vacas e novilhas, pelos preços do bezerro, como citado. Então, na prática, anos de descarte tendem a ser de maior disponibilidade interna, porque mais carne é produzida, preços caem, efeito de elasticidade-preço da demanda, e por aí vai. 

Veja a figura 2, que mostra a participação de fêmeas nos abates nos doze meses anteriores e a disponibilidade interna per capita, também nos doze meses que antecedem a data de referência.

Fonte: IBGE / MAPA / HN AGRO
Figura 2. Disponibilidade interna per capita nos doze meses anteriores e % de fêmeas nos abates, no mesmo período.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Perceba a relação de oferta de vacas e novilhas com disponibilidade interna de carne. Evoluindo no raciocínio, se o que gera o abate de fêmeas é o desinvestimento na cria, influenciado pelo preço do bezerro, observe na figura 3 a cotação média do bezerro nos doze meses anteriores, em valores deflacionados pelo IGP-DI, e a mesma disponibilidade interna (per capita, 12 meses anteriores) apresentada antes.

Fonte: FGV / CEPEA / IBGE / MAPA / HN AGRO
Figura 3. Disponibilidade interna per capita nos doze meses anteriores e preço do bezerro em São Paulo, valores reais, média móvel de 12 meses.

Nas épocas em que o criador está com as menores margens, o pessoal na cidade está comendo mais carne.

Considerações

O aumento da oferta desde 2022 pressionou as cotações do boi gordo, atacado e, em menor nível, o varejo tem repassado as baixas. 

Nos níveis de preços do primeiro semestre, a disponibilidade interna aumentou. No acumulado dos doze meses terminados em junho, a disponibilidade per capita aumentou 7,4% em relação aos doze meses terminados em junho de 2022 (figura 4).

Fonte: IBGE / MAPA / HN AGRO
Figura 4. Variação da disponibilidade interna per capita em doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os níveis de preços dos últimos meses permitiram que mais carne fosse escoada no mercado doméstico. Ou seja, se houver melhoria do poder de compra no segundo semestre e uma competição maior com a carne exportada, é possível que essa precificação ao longo da cadeia possa trabalhar um pouco mais positiva.

Vamos acompanhar.

Últimos comentários

Uma real mais forte também contribuiu .
Sim, deveria parabenizar o Haddad por isso. O homem recebeu com inflação alta, dólar alto, selic alta, dívida alta..
Será o “nine” que esta pagando pra galera!
Vai faltar carne no mercado daqui a 72 horas.
não....daqui a 3 anos vamos ver, perto da reeleição.....o povo comendo carne barata as custas do produtor rural
eu so sei que ultimamente eu estou vendos os cachorros de rua tudo sumindo fora os gatos kkkkk🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Que Picanha ta loco, Agora só Aboboras, faz o L. kkkk
Patriota chegou ate aqui agarrado em um caminhao ?
Essa maior oferta de vacas é novilhas se dá pelo motivo que o pecuarista está diminuindo rebanho por causa de prejuízos, vai ver o valor que vai ir a carne em 2 anos
chora gado
Foi exatamente o que disse o autor do texto Ricardo. É o ciclo da pecuária.
Carne baixou mto mais pro produtor doque no mercado. Assim como os grãos, frigoríficos e multinacionais enchendo o bolso.
"frigoríficos" exportadores, pq quem trabalha com mercado interno esta danado!
qta demennnnnncia
COMO TEM IDIOTA FALANDO BESTEIRA NESSE SITE, SOMENTE PARA SER VISTO PELA SECOM.
Calma.. as taxas e aumentos de impostos logo vão surtir efeito..  Usam o caixa da petro pra baixar a inflação como a Dilma fazia, uma hora o caixa acaba.. tão taxando até energia solar.. rsrs
Percebe-se nitadamente quem escreve umas coisas dessas não vai em mercado ou açougue, além de não entender NADA de churrasco. kkkk
Percebe se que agora o Brasil tem GOVERNO!
percebe se o resultado do DESgoverno no balanço da Petrobras
 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui é (e sempre foi) coxão-duro e não picanha de verdade meu caro. Povão acha que qualquer corte com sebo em cima é picanha agora. kkkkkk
KKKKK, esse apertou o 22 com força nas ultimas eleições. " Embora o corte tenha sido prometido em campanha", Não vi nenhum candidato prometendo carne, mas utilizando o corte como exemplo, como esses camaradas conseguem serem tão desonestos em suas análises.
esquerdista come aquela coisinha verde que vem do chao
Só se vc se veste de verde e fica deitado no chão.
Mamãe vai bem?
Gado e Coelho que comem coisa verde que vem do chão.
pra que se preocupar com picanha? esquerdista come aquela coisinha verde que vem do chão
Gado e Coelho que comem coisa verde que vem do chão.
Picanha de qualidade vai pra fora, aqui sobra picanha de quase 2 kg...kkk...e de péssima qualidade...é comprar e passar vergonha no churras...
🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ 🐮ou 🐴
Quero ver daqui 10 anos! planta hoje e colhe amanha!!
Triste notícia para o gado louco. Mais uma !!
sem vaca não tem bezzero... ptzada não enxergam um palmo na frente do nariz.. a conta vai chegar...
kkkkkkk somos o segundo maior produtor e o povo paga pra gringo comer bem. é só aumentar o imposto de exportação simples assim. Patriota é defender seu país, seu povo, más gadinho papagaio prefere comer capim e esterco. desculpa
🐮 ou 🐴 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️
que bom! o gado vai poder comprar mais picanha e as mortadellla vão continuar saboreando agora mortadellla defumada
sem vaca não tem bezzero... a conta vai chegar...
Que notícia triste GADAIADA... Aumentou o abate de bovinos... Tá na hora de fugir prazorópá antes que seja tarde de mais... 😋😋😋Se não vou meter o espeto e fazer meu churrasco hein... Rsrsrsrs
vai chegar a sua vez, jumentino!
preço do boi caiu.. ptzada ainda acha que foi o governo que baixou... negacionismo que fala?
Governo de sorte esse ...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.