Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Biometano: Nasce o primeiro indicador de preço

Publicado 18.03.2024, 10:00
Atualizado 15.03.2024, 10:31

O lançamento dos primeiros indicadores de preços do biometano brasileiro inaugura uma fase de busca por maior transparência nesse mercado, com empresas mais empenhadas em substituir o gás natural de petróleo para cumprir metas de descarbonização.

Os preços calculados de paridade do biometano nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois maiores centros do Brasil, variaram entre R$2,45-2,77/m³ em 8 de março, de acordo com os primeiros indicadores de preços do mercado lançados pela Argus.

Tal precificação leva em conta o valor dos créditos de descarbonização (Cbios) que remunera produtores de biometano certificados na Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) e a média ponderada dos preços do gás natural no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Produzido a partir de restos orgânicos, tanto de aterros sanitários como de subprodutos da indústria sucroalcooleira, o biometano pode ser misturado junto ao gás natural na mesma rede de gasodutos, porém reduzindo emissões de gases causadores do efeito estufa.

Incentivos à produção e ao uso do biometano fazem parte do projeto de lei “Combustíveis do Futuro” aprovado pela Câmara dos Deputados, em 13 de março. O texto prevê a criação de um programa de descarbonização do produtor e importador de gás natural por meio do biometano, com metas anuais de redução de emissões a serem definidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A pauta segue para análise do Senado Federal.

Geralmente, os produtores de biometano determinam seus preços caso a caso, dependendo de uma série de fatores, como a necessidade do consumidor pelo atributo verde, a rota de substituição energética – o biometano pode substituir o diesel – e os custos de logística.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Inicialmente, o setor de biometano olhou para os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) como referência, pois as indústrias só precisam de pequenas alterações para trocar um combustível pelo outro. Mas o mercado de GLP é muito mais consolidado e estável em seu fornecimento do que o biometano. A indústria internacional de petróleo e o câmbio também influenciam esse mercado, levando a distorções que não refletem, necessariamente, as condições reais do mercado de gás natural renovável.

Participantes de mercado ainda estão aprendendo a monitorar o setor de biometano, uma vez que suas estruturas de produção e fornecimento são novas no Brasil, avalia Hugo Nery, diretor executivo da empresa de aterros sanitários Marquise Ambiental, parte da joint venture que controla a usina de biometano GNR Fortaleza, de 110.000 m³/d.

Todas as usinas de biometano autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e certificadas no Renovabio são elegíveis para emitir Cbios a cada venda de biometano, que é um mercado regulado de carbono com metas para distribuidoras de combustíveis compensarem o impacto das vendas de combustíveis fósseis.

Mas o Renovabio ainda pode ocupar muito mais espaço no setor de biometano, de acordo com o diretor executivo da produtora de biometano Gás Verde, Marcel Jorand. Por ora, os Cbios são a alternativa mais líquida para precificar o atributo verde do biometano no Brasil, com outros modelos de certificação ainda em estágios preliminares e não negociados abertamente.

A Zeg Biogás, empresa do grupo Capitale Energia, prevê iniciar uma usina de biometano de 30.000 m³/d, no estado de Minas Gerais, no segundo semestre do ano. A companhia tem como objetivo explorar o mercado fora da rede na região e espera assinar quatro contratos adicionais neste ano e elevar a capacidade de produção, afirma o diretor executivo, Eduardo Acquaviva.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Gás Verde, que detém a maior usina de biometano do Brasil em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, com 204.000 m³/d de capacidade, também pretende expandir. A empresa transformará nove usinas térmicas a biogás em geradores de biometano, nos próximos 18 a 24 meses.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.