Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Bitcoin: Contagem regressiva para o halving; é hora de investir em mineradores?

Publicado 21.03.2024, 13:29
Atualizado 02.09.2020, 03:05
  • As ações de mineração de criptomoedas recentemente sofreram um duro golpe devido à correção do bitcoin.
  • Com a aproximação do halving (redução de oferta) do BTC, essas ações ganharão mais destaque nas próximas semanas.
  • A questão é: vale a pena investir em ações de mineração de bitcoin, ou existiria uma alternativa mais vantajosa?
  • Invista com o poder da inteligência artificial (IA) e os melhores dados financeiros com o InvestingPro. Use o cupom INVESTIR e aproveite um desconto adicional nos planos de 1 e 2 anos do Pro e Pro+! Saiba mais >>>
  • Nas últimas semanas, o mercado cripto registrou forte queda, com impacto nas ações ligadas à mineração de bitcoin. Desde ontem, no entanto, a principal criptomoeda do mercado vem se recuperando e atraindo novamente a atenção dos investidores para esses papéis.

    Diante dessa pausa na tendência de queda do BTC e de perspectivas otimistas baseadas em diversos fatores, surge o debate sobre a viabilidade das ações de mineração de bitcoin, como estratégia para se antecipar a possíveis ganhos decorrentes de uma nova onda de valorização da criptomoeda, que poderia alcançar patamares inéditos.

    Vale (BVMF:VALE3) recordar que instituições financeiras de renome projetaram recentemente previsões ambiciosas para o bitcoin a curto prazo, destacando-se o Standard Chartered com um alvo de US$ 150.000 até o final do ano.

    O cenário futuro para os mineradores de bitcoin se mostra desafiador, especialmente com a aproximação do halving no próximo mês, evento que promete agitar o setor.

    Os halvings (redução de oferta), que ocorrem aproximadamente a cada quatro anos, diminuem pela metade as recompensas por bloco minerado pelos mineradores de bitcoin. Isso significa menos bitcoins para o mesmo esforço.

    À primeira vista, tal cenário poderia parecer negativo para as empresas de mineração de bitcoin. Entretanto, a complexidade é maior. Os halvings limitam a oferta de novos bitcoins, gerando um efeito altista teórico, confirmado em ocasiões anteriores, com o preço do BTC aumentando antes e após esses eventos.

    No entanto, permanece a incógnita se o aumento no preço do bitcoin em dólares compensará a redução na quantidade de BTC minerados.

    Além disso, a diminuição das recompensas para os mineradores implicará na saída dos menos rentáveis do mercado, diminuindo a concorrência. Esse processo poderia favorecer os maiores players do setor a longo prazo, embora os próximos tempos prometam ser turbulentos e incertos para essas ações devido às mudanças provocadas pelo halving.

    Apesar da recente desvalorização das ações de mineração de bitcoin parecer uma oportunidade de investimento atraente, é fundamental considerar que as próximas semanas serão marcadas por volatilidade e incertezas.

    Contudo, realizamos uma análise detalhada dos líderes do setor, como Riot Platforms (NASDAQ:RIOT), Marathon Digital (NASDAQ:MARA) e CleanSpark (NASDAQ:CLSK), através da plataforma InvestingPro, buscando identificar as melhores oportunidades de investimento. A análise comparativa dessas três ações foi baseada em suas condições financeiras e no potencial de valorização segundo analistas.

    A boa notícia é que o InvestingPro está em promoção e, apenas com o cupom INVESTIR, você garante um desconto adicional para os planos de 1 e 2 anos do Pro e Pro+ por tempo limitado!

    A visão dos analistas destaca a Riot Platforms como a ação mais descontada do setor, apresentando um preço-alvo médio de US$ 20, o que indica um potencial de valorização de 61,3%. Entretanto, cabe ressaltar também sua menor pontuação de saúde financeira entre as empresas analisadas.

    Já a Marathon Digital exibe uma saúde financeira mais robusta que a Riot, embora seu potencial de valorização, segundo os analistas, seja consideravelmente menor, fixado em 20,4%.

    A CleanSpark, por sua vez, além de uma pontuação de saúde financeira abaixo da média, apresenta um risco de desvalorização superior a 10%, conforme indicado pelos especialistas.

    Portanto, enquanto a Riot Platforms surge como a opção com maior potencial de ganhos, a Marathon Digital representa uma escolha menos arriscada, e a CleanSpark é vista como um investimento a ser evitado.

    Além dessas ações voltadas à mineração de BTC, identificamos, por meio de nossa inteligência artificial, uma alternativa potencialmente mais lucrativa para aqueles interessados em investir no bitcoin através do mercado acionário, sem se expor às instabilidades que mineradores enfrentarão com o próximo halving.

    Trata-se das ações da MicroStrategy (NASDAQ:MSTR), uma companhia de software que adotou o bitcoin como estratégia central em 2020. A empresa não apenas utilizou seu caixa para aquisição da criptomoeda mas também se endividou significativamente para maximizar suas compras de BTC, tornando-se o maior detentor mundial da moeda.

    Diferentemente dos mineradores, que competem entre si e arcam com custos expressivos de hardware e energia, a MicroStrategy simplesmente adquire e mantém bitcoin.

    Com isso, suas ações tiveram uma performance substancialmente superior às de empresas de mineração, registrando uma valorização de 130% nos últimos 30 dias e de 145% desde o início do ano, um feito destacado aos assinantes do InvestingPro, já que a ação da MSTR foi incorporada à estratégia ProPicks "Titãs da Tecnologia" desde dezembro de 2023.

    Esta estratégia, juntamente com outros cinco portfólios temáticos gerenciados pela combinação de IA e expertise humana, contém 15 ações e alcançou um desempenho total de 20,8% em fevereiro, caminhando para superar essa marca em março.

    É também nossa estratégia de maior sucesso a longo prazo, com um ganho total de 1745,9% na última década, superando o S&P 500 em 1485,7%.
    Desempenho da estratégia Titãs da Tecnologia do ProPicks
    Fonte: InvestingPro

    Para os atuais assinantes do InvestingPro, é possível acessar as estratégias ProPicks e consultar a lista de ações de cada estratégia aqui.

    Para quem ainda não é membro do InvestingPro, a plataforma está com um desconto adicional por tempo limitado para quem usar o cupom INVESTIR. Aproveite!

    Veja no vídeo abaixo como funciona:

    ***

    Tenha mais sucesso nas suas estratégias com ações ligadas a criptomoedas, como exchanges e mineradores de bitcoin, usando o ProPicks!

    Institucionais e bilionários já estão usando a inteligência artificial (IA) para se destacar no mercado, e você?

    Agora, você também pode fazer o mesmo com ProPicks, nova ferramenta de seleção de ações baseada em IA do InvestingPro.

    Com as nossas seis estratégias, incluindo a campeã "Titãs da Tecnologia", que rendeu incríveis 1.427,8% a mais que o mercado nos últimos dez anos, você terá acesso às melhores ações do mercado todo mês.

    Garanta um desconto adicional em sua assinatura aqui, não se esqueça de inserir o cupom INVESTIR e comece agora a investir como os profissionais!

    Aviso: este artigo tem fins meramente informativos e não constitui qualquer oferta ou recomendação de investimento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.