Bitcoin: Fonte da Verdade na Venezuela

Bitcoin: Fonte da Verdade na Venezuela

Paulo Fiorio  | 07.02.2020 13:07

Não é novidade para ninguém: nos últimos anos, a Venezuela vem enfrentando sérios problemas econômicos. Só em 2019, a inflação alcançou inacreditáveis 200.000%, segundo dados do FMI. O bolívar venezuelano (VEF), moeda do país, registrou uma desvalorização de 98,6%, dando início à dolarização da economia.

Na prática, isso significa que os preços de alimentos, produtos de higiene e demais itens básicos para a sobrevivência sofrem aumentos constantes enquanto a moeda local perde valor diariamente. Cabe lembrar que tudo isso está acontecendo em uma sociedade em que o salário mínimo é de US$8 por mês.

Falido, o país proíbe sua população de adquirir e transacionar moedas estrangeiras, obrigando os cidadãos a utilizar somente bolívares — e, mais recentemente, a moeda digital estatal Petro.

Espalhados mundo afora, muitos dos mais de 5 milhões de emigrantes costumam enviar dinheiro para suas famílias que ficaram na terra natal. No entanto, serviços de transferência como PayPal ou TransferWise baniram o acesso de venezuelanos aos seus sites, de modo que não é possível utilizá-los.

Tampouco é possível enviar dinheiro por meio de bancos tradicionais: a conversão entre moedas estrangeiras e bolívares é controlada pelo Estado, que tem criado barreiras para a entrada de recursos de fora do país. Por exemplo, os dólares (USD) enviados por emigrantes perdem até 56% de seu valor na conversão para os bolívares que chegam às suas famílias.

Para este cenário só há uma solução: as criptomoedas. Atualmente, o Bitcoin é utilizado na Venezuela especialmente com as finalidades de 1) realizar remessas internacionais e 2) descobrir o verdadeiro valor de câmbio do par VEF/USD.

No primeiro caso, para que os emigrantes não percam dinheiro utilizando a taxa de conversão estipulada pelo governo, intermediários na Venezuela efetuam as transações. Estes recebem os Bitcoins pelo site LocalBitcoins utilizando o câmbio paralelo e, em seguida, transferem as remessas convertidas em bolívares para os destinatários.

Não à toa, a Venezuela é o país que mais negocia no LocalBitcoins: só em 2019, o volume de transações no país chegou a $305.93M.

Já no segundo caso, a fim de descobrir o verdadeiro valor de troca entre VEF/USD, calcula-se a diferença entre o preço do Bitcoin em dólares x o preço do Bitcoin em bolívares venezuelanos.

Em cenários assim, o Bitcoin ressalta o que talvez seja o mais poderoso de seus propósitos: ser uma reserva de valor contra censura e colapsos monetários. Mais uma vez, ele demonstra sua capacidade de libertar economicamente indivíduos que já não confiam mais nas políticas monetárias praticadas pelos governos, ou mesmo na própria ideia de moedas estatais.

Paulo Fiorio

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Everton Martins
Everton Martins

a culpa é dos EUA  ... (Leia Mais)

08.02.2020 10:39 GMT· Responder
Andre Henriques
Andre Henriques

Aprendeu De Jah??? kkkkk  ... (Leia Mais)

07.02.2020 18:45 GMT· Responder
De Jah
De Jah

todo esse texto sem falar a real causa do caos não vale nada. Venezuela é o resultado prático de um governo socialista. ponto.  ... (Leia Mais)

07.02.2020 16:46 GMT· 6 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.