Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Blockchain estourou a bolha: Caminho sem volta para a sociedade?

Publicado 02.04.2024, 14:55

A adoção da blockchain está moldando uma nova era de interações da sociedade com a tecnologia. É inegável que estamos testemunhando um movimento irreversível em direção a uma infraestrutura baseada em ativos digitais. Como CEO de uma empresa que tem estado na vanguarda dessa revolução, foi gratificante observar como o Digital Assets Summit, realizado em Londres meados de Março, consolidou essa percepção.

Por meio das trocas realizadas nos painéis e mesas de debate com Instituições Financeiras de todo o mundo, ficou evidente que a blockchain transcendeu seu status anterior. O que era uma tecnologia promissora, mas em desenvolvimento, está se tornando a espinha dorsal de uma nova era digital. Desde finanças e cadeias de suprimentos até governança e saúde, a blockchain está encontrando aplicação em quase todos os setores da sociedade.

Um dos catalisadores chave para esse avanço está no inicio de convergência entre regulação e o universo cripto, que iniciou, principalmente, com a aprovação do ETF de Bitcoin nos EUA, em janeiro. Esse marco será lembrado daqui a anos como um ponto de inflexão significativo, sinalizando não apenas uma maior aceitação institucional das criptomoedas, mas também a maturidade do mercado como um todo. Essa medida não apenas legitimou o Bitcoin como uma classe de ativos, mas também abriu um universo para uma ampla gama de investidores institucionais que estavam anteriormente à margem. Como costumamos dizer: “furou a bolha”.

Blockchain para ativos financeiros já é realidade

Para além do investidor, grandes empresas também passam a olhar com mais atenção para a adoção da blockchain – em especial, no mercado financeiro. Cada vez um número maior de bancos lança  stablecoins na Europa e a BlackRock (NYSE:BLK) – uma das principais empresas de gestão de ativos e investimentos do mundo que tem trilhões sob gestão – anunciou, recentemente, a tokenização de money market founds (tipo de fundo de investimento que investe em títulos de dívida caracterizados por terem prazos curtos de vencimento e baixo risco) na rede da Ethereum, segunda cripto mais relevante do planeta. O que traz para a mesa, de maneira inédita, a utilização de blockchain para uso de ativos financeiros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Adaptação não é mais uma opção, mas uma necessidade

Isso traz uma perpsectiva de que nos próximos anos o mercado tenha uma migração total para a blockchain. É um movimento que não deve ter mais volta. A tecnologia vai atingir muitos aspectos de nossas vidas, oferecendo transparência, segurança e eficiência. Empresas e gestores de tecnologia que subestimarem essa tendência correm o risco de ficar para trás. E estou me referindo à economia real: entender as aplicações mais adequadas e adaptar-se aos avanços trazidos quando se trata de tokenização e blockchain é imperativo para que grandes corporações de hoje não fiquem pelo caminho que a digitalização está pavimentando.

Últimos comentários

Lendo seu artigo me dei conta de que realmente o mundo monetario esta mudando com força 👏
top comentário 👍
Faltando muitas pessoas pararem de pensar em pirâmides e ler o que é a tecnologia blockchain e como as soluções de DeFi, RWA, DEX, Sintéticos,... está mudando o modo de se investir...
É seguro, inviolável e uma tecnologia acessível a todos os mercados.
Veio pra ficar. Todo o Sistema está prestes a mudar.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.