Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Bolsas Seguem Cautelosas, Mas Buscam Recuperação Nesta Quarta

Publicado 03.08.2022, 08:27
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quarta-feira, à medida que as tensões geopolíticas entre os EUA e a China se intensificaram por conta da visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.

No Continente, o Shanghai Composite caiu 0,71%, a 3.163,67 pontos e o Shenzhen Component perdeu 1,14%, para 11.982,26 pontos. A fabricante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technolog, que é fornecedora da Tesla (NASDAQ:TSLA), caiu quase 4%. O PMI de Serviços da Caixin da China para julho ficou em 55,5, acima dos 54,5 de junho, o nível mais alto desde abril de 2021. A marca de 50 para as leituras do PMI separa a expansão ou contração do mês anterior.

Na terça-feira, antes da chegada de Pelosi, tanto o Shanghai Composite quanto o Shenzhen Component chegaram a cair 3% no pregão.

O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 0,21%, em 19.731,00 pontos e o Taiex de Taiwan se recuperou de pequenas perdas para fechar em alta de 0,2%, em 14.777,02 pontos.

O Kospi na Coreia do Sul ganhou 0,89%, para 2.461,45 pontos.

O Nikkei do Japão subiu 0,53%, para 27.741,9 pontos.

O S&P/ASX 200 na Austrália caiu 0,32%, para 6.975,90 pontos, interrompendo a maior série de altas do mercado acionário australiano desde março, limitando a série em seis sessões. Os quatro grandes bancos caíram após subirem na terça-feira após o Banco Central local aumentar sua taxa de juros em 0,5 ponto percentual, enquanto o setor de mineração ajudou o índice a se recuperar um pouco das quedas causadas por preços de metais ligeiramente mais baixos. BHP subiu 0,1%, Fortescue Metals (ASX:FMG) avançou 0,7%, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) fechou em queda de 0,4%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside recuaram 1,8% e 0,3%, respectivamente.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão fechou praticamente estável.

EUROPA: As bolsas europeias seguem cautelosas, mas buscam recuperação nesta quarta-feira.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,45% no final da manhã, depois que os mercados recuaram ligeiramente na terça-feira, acompanhando o sentimento de risco global.

O alemão DAX 30 sobe 0,20%, o francês CAC 40 avança 0,28% e o FTSE MIB da Itália opera próximo da estabilidade.

Na Penísula Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,43% e o português PSI 20 cai 0,48%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,06%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 0,5%, BHP sobe 0,6% e Rio Tinto recua 0,1%. A petrolífera British Petroleum sobe 0,9%.

Entre os dados divulgados, as vendas no varejo da zona do euro caíram 1,2% em relação ao mês anterior, mais do que o esperado em junho e uma queda de 3,7% em relação ao ano anterior, à medida que os preços continuaram a subir, prejudicando a demanda do consumidor.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam em alta na manhã de quarta-feira, depois que os três principais índices caíram pelo segundo dia consecutivo.

Durante as negociações regulares de ontem, a controversa visita da presidente da Câmara Nancy Pelosi à Taiwan pesou sobre o sentimento dos investidores, que temiam que isso pudesse prejudicar ainda mais as já tensas relações EUA-China. A China passou semanas avisando-a para não fazer a viagem. Os mercados caíram ainda mais depois que três presidentes do Federal Reserve sugeriram que mais aumentos de juros seriam necessários para combater a alta inflação. James Bullard, do FED, disse que EUA podem domar a inflação e evitar recessão. O S&P 500 caiu 0,67%. O índice de referência caiu quase 1% esta semana. O Dow Jones Industrial Average perdeu 1,23%, em grande parte por causa de uma queda de 5,82% da Caterpillar, depois de ter reportado receita mais fraca no último trimestre do que o esperado. O NASDAQ Composite caiu 0,16%, para 12.348,76 pontos.

O Departamento do Trabalho disse na terça-feira que os empregadores americanos criaram menos vagas de emprego do que o esperado em junho, após o aumento da taxa de juros para esfriar a inflação.

Durante a madrugada de quarta-feira, o rendimento do título do Tesouro de 10 anos subia para 2,7574% e o rendimento do título de 30 anos subiu para 3,0138%. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços.

Os investidores aguardam outro lote de balanços corporativos do segundo trimestre. CVS, Regeneron, Under Armour (NYSE:UAA) e Moderna (NASDAQ:MRNA) irão reportar antes do sino de abertura.

Entre os dados econômicos, os investidores estão aguardando os dados do PMI de serviços que serão divulgados às 10h45, enquanto a versão do ISM sairá às 11h00, mesmo horário que os pedidos às fábricas. Os estoques semanais de petróleo sairá às 11h30.

Entre os discursos de autoridades do Federal Reserve, o presidente do FED da Filadélfia, Patrick Harker, falará às 11h00 e o presidente do FED de Richmond, Tom Barkin, discursará às 12h45.

A confusão em torno da visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan aumentaram ainda mais na quarta-feira, quando ela se reuniu com o presidente de Taiwan. Pelosi chegou a Taipei na terça-feira à noite (horário local), apesar de semanas de avisos da China de que isso equivaleria a uma declaração de guerra de fato. A confusão reinou por horas até que Pelosi finalmente saiu do jato da Força Aérea dos EUA por volta das 23h (horário local). Minutos antes, quando seu avião se aproximou, a mídia oficial chinesa CCTV informou que vários caças Su-35 haviam sobrevoado o Estreito de Taiwan, que separa a ilha democrática auto-governada do continente chinês.

Pelosi se reuniu na quarta-feira com o presidente Tsai Ing-wen, outras autoridades e vários ativistas de direitos humanos. Ela também se encontrou com Mark Liu, presidente da Taiwan Semiconductor Manufacturing para discutir a lei de chips e ciência aprovada e que fornece US$ 52 bilhões de subsídios federal americanos para fábricas de chips com sede nos EUA, confirmou o jornal LibertyTimes de Taiwan na quarta-feira.

CRIPTOMOEDAS:

Bitcoin: +2,24%, em US $ 23.361,70
Ethereum:+4,79%, em US $ 1.661,54
Cardano: +3,25%
Solana: -2,26%
Dogecoin: +1,99%
Terra Classic: +1,93%

ÍNDICES FUTUROS - 7h45:
Dow: +0,49%
SP500: +0,52%
NASDAQ: +0,56%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -0,82%
Brent: -0,94%
WTI: -0,84%
Soja: +0,30%
Ouro: -0,46%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.