Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Bovespa Está Madura para os 52.500?

Publicado 27.09.2015, 11:36
PBR
-
VALE
-
BVSP
-
CSNA3
-
USIM5
-
VALE3
-
ITUB
-
BBD
-
GGB
-

Para onde vai o Bovespa?

Estamos hoje, mais do que nunca, no "olho do furacão"... Lembram-se da "tal tempestade perfeita" sobre a qual tantos falavam? Pois é, estamos nela.

Já descrevi vários índices setoriais nos últimos 20-30-40 dias... 1 a 1 foi perdendo pontos e sinais importantes... seja uma LTA longa, seja um divisor fundamental. Eventualmente, voltaremos a listá-los.

Estamos num momento delicado. Já fui mais otimista, quer dizer, eu era pessimista, e muito, só que o meu pessimismo girava em torno de um objetivo no longo prazo para a Bovespa em torno de 30.000 pontos. Já reconsidero esse objetivo.

A mínima de dezembro de 2008, ápice do nervosismo dos mercados mundo afora, foi em 29.200. Vários papéis já perderam "de longe" as mínimas de 2008... Vale SA (SA:VALE3), PETRO (SA:PETR4) e siderúrgicas, para ficarmos em alguns deles.

Numa outra direção estão os bancos... Ainda longe, muito longe das mínimas de 2008. Porém, como não especular que os bancos não possam visitar tais mínimas ou patamares próximos? Como não especular que os bancos não precisem cair muito mais pra refletir o que acontecerá sobre suas receitas e margens daqui pra frente, dado um cenário desalentador no que tange a desemprego, escassez e restrição de crédito e aumento da inadimplência?

Vamos, "por curiosidade", ao gráfico MENSAL de "BBDC4" (Bradesco (SA:BBDC4) PN), período 16 anos, e sua LTA que vem lá ´de 1999... Mas, no "meio do caminho", tracemos uma "cunha" e um canal de alta, Tempo MENSAL, construído abaixo.

Reparem que, neste exato momento, a quatro dias úteis do final do mês, a perda da LTA de 16 anos que havia ocorrido mês passado vai se confirmando. Mais, o tal canal de alta que foi desenhado abaixo também "é perdido e desconfigurado" nesse momento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mais sinais e ingredientes para reflexão

Abaixo, os dois gráficos dos dois principais papéis do Bovespa, BBDC4 e ITUB4 (SA:ITUB4), mostram as duas médias móveis simples de 200 períodos já embicadas pra baixo. Há quanto tempo isso não acontecia? Desde 2011... mas, em 2011, a dinâmica era outra, as LTA'S curtas, médias e longas de BBDC4 e ITUB4 não haviam sido perdidas

BBDC4, Diário, escala logarítmica e sua MA200 em "linha branca"

ITUB4, Diário, escala logarítmica e sua MA200 em "linha branca"

Esses são alguns dos ingredientes.

Um Ibovespa fechado a 44.800 na última sexta-feira... VALE, PETRO e siderúrgicas visitando patamares já muito abaixo das mínimas de 2008, e bancos ainda longe dessas mínimas.

Voltamos à pergunta... Pra onde vai a Bovespa?

Os ingredientes acima me permitem especular que algo próximo de 40.000 pontos não seja o piso da Bovespa nos próximos 18 meses... Iremos visitar patamares abaixo de 40.000 nos próximos 12-18 meses... Iremos visitar pontos próximos a 35.000 nos próximos 12-18 meses.

Dito isso... Continuemos.

O post não tem esse foco... Acima, apenas uma introdução... Um pano de fundo.

Quero discutir os próximos 60-90 dias.

Acho que ainda temos uma perna de alta pela frente... Uma perna que posso chamar de "o beijo da morte" do Bovespa.

E onde está o "beijo da morte"? 52.500... Quem quiser pode abrir mais duas alternativas... 51.200 ou 54.000. Tenho alguns argumentos... Tentarei expor os mais importantes.

Comecemos pela semelhança dos algoritmos da VALE5 (SA:VALE5) e do Bovespa... Quando a VALE tinha um peso fortíssimo no Bovespa, ter gráficos semelhantes parecia ser algo natural... Por outro lado, é inegável que vários algoritmos apresentem "igualdade", independente dos ativos que o balizem, independente dos segmentos que o balizem.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso tem muito mais a ver com perdas de divisores, LTA's, LTB's, volatilidades intrínsecas e inúmeros pivots.

Vejam abaixo a semelhança da VALE5 com o Bovespa (em linha roxa) ao longo dos últimos três anos... A "semelhança" tem a ver com um peso mais forte da VALE5 no índice lá atrás (depois, o peso foi diminuído).

Mas, mais do que isso... a VALE5 embica "rumo ao abismo" quando ela perde a faixa de 22,00. Antes de perdê-la, a faixa foi testada duas, três vezes... o penúltimo teste é o que eu passo a chamar de PONTO A.

Quando ela perde a faixa de 22,00, passo a chamar o ponto de PONTO B.

E agora? O PONTO A do Bovespa foi lá em 2014 e o PONTO B é o ponto hoje? Ou seja... A partir de agora, perde-se definitivamente os 45.000-44.000 e o índice ruma direto para os 37.000... 36.000... 35.000?

"Ora, Márcio... não foi lá nos 42.800?"

Foi no intraday... Mas, voltem a ver no terceiro gráfico abaixo, o "gráfico em linha", pra ver que o índice nunca perdeu no fechamento a faixa de 44.000-45.000... Na ultima sexta-feira, praticamente fechou nos 45.000...

Assim, volto a perguntar.

Onde estamos?

No PONTO A... OU... No PONTO B ?

VALE5, Diário, período três anos

VALE5 E IBOV (Em linha roxa), Diário, período 3 anos

IBOV Diário, período 3 anos

Vou dar a minha opinião...

Acho que estamos no PONTO A...

Falta o "beijo da morte”... e esse é a faixa de 52.500...

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alguns argumentos... VALE5, GGBR4 (SA: GGBR4) e CSNA3 (SA: CSNA3), entre outros papéis, já entraram em modo COMPRA no MACD e histograma, Tempo SEMANAL.

O stress vivido pelas siderúrgicas nos últimos 3-4 dias está relacionado com suas volatilidades intrínsecas elevadas e que se tornaram "mais elevadas" nos últimos dois anos... USIM5 (SA:USIM5) e CSNA3 andaram praticamente 100% em poucos dias...voltaram pra pivots importantes...estreitaram bandas...e devem continuar a andar... Mais... Alguns papéis, como GGBR4, se distanciaram muito da MA200... Precisam "visitá-la"... CSNA3 já foi lá... GGBR4, não...

Vamos primeiro aos tempos SEMANAIS de VALE5, GGBR4 e CSNA3, com MACD e Histograma em MODO COMPRA

VALE5, SEMANAL, escala logarítmica

GGBR4, SEMANAL, escala logarítmica

CSNA3, SEMANAL, escala logarítmica

Agora, falemos da MA200 da GGBR4... em complemento, falemos da MA200 do principal papel do Bovespa, "ITUB4".

Já falei que o papel apresenta uma MA200 embicada pra baixo... Péssimo sinal no longo prazo...

Mas, reparem que nessa última perna forte de baixa, o papel se distanciou da MA200... Não tanto quanto as siderúrgicas... Mas, lembrem que os papéis têm volatilidades diferentes... Assim... Apresentamos os dois papéis... GGBR4 e ITUB4... e suas MA'S 200 períodos em linha branca

GGBR4, Diário e sua MA200

ITUB4, Diário e sua MA200

Por fim, quero me restringir ao movimento da última quinta e sexta-feira... Volume fraco em vários papéis... Pareceu-me apenas o retorno de vários deles a divisores importantes... não os perderam......algo como falassem.... "Bem... esses são os pontos... a partir daqui, vamos pro 'beijo da morte"'...

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vamos separar cinco "ativos": VALE5 (faixa 14,20), GGBR4 (faixa de 5,50-5,60), CSNA3 (faixa de 3,90), BBDC4 (faixa de 20,80-21,70) e Índice "IMAT" (Materiais básicos) (faixa de 1.400).

E também o Bovespa, com sua MME13 ainda cruzada pra baixo sobre a MME21, ou seja, graficamente ainda em modo "VENDA" no diário... Uma LTB passando um pouco acima de 48.000 pontos... Um canal de alta que passamos a acompanhar... Bovespa precisa de 1,2 dias de alta... a MME13 deverá cruzar sobre a MME21 e pressionar o rompimento da LTB..... Talvez mais um toque na LTB... Volta pra 45.000, LTA.....E rompe em seguida....em busca dos 52.500.

Um fechamento abaixo de 44.000 no último dia do mês ou no fechamento nas próximas semanas põe uma pressão fortíssima no Bovespa capaz de levá-lo aos 36.000-37.000 no primeiro momento.

Antes dos gráficos, uma última palavra... 2016 parece ser o equivalente ao ano de 2008... De certa forma, em terras brasileiras, quem acompanhou VALE, PETRO e Siderúrgicas, já "está calejado".

Por outro lado, ainda vejo "por aí" gente dizendo... "é pra aproveitar" e pegar "Bancos" para longo prazo.... Isto é... tem gente que talvez não tenha considerado que BANCOS E VAREJO possam ser a "VALE e Siderúrgicas' de "amanhã" .

Penso que veremos "Bancos e Varejo", nos próximos 12-18 meses, na mesma dinâmica de VALE, PETRO e Siderúrgicas dos últimos 12-18 meses... Ainda não vimos "nada”... ainda....em "BANCOS" e "VAREJO'.

Vamos aos cinco ativos listados e mais o Bovespa por último, com a atenção voltada para "o retorno" a pivots importantes na última perna de baixa até 44.200 de quinta-feira, o repique pela manha na sexta e seu fechamento em 44.800, com os cinco papéis retornando a pivots importantes:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

VALE5, Diário, escala logarítmica

GGBR4, Diário, escala logarítmica

CSNA3, SEMANAL, escala logarítmica

BBDC4, SEMANAL, escala logarítmica

IMAT, SEMANAL, escala logarítmica

IBOV, Diário, escala logarítmica...MME13 em linha verde e MME21 em linha azul

Últimos comentários

Quem te viu, quem te VÊ !.............Pensar que, pouco tempo atrás vc postou aqui que o IBOV iria buscar os 72.000 pts.............Seus estudo gráficos não mostraram isso antes ?..............Pq confiar neles, agora ?............Não conheço NENHUM ANALISTA GRÁFICO, RICO !.............Sabe pq ?..........GRAFICOS só mostram o que JÁ PASSOU , no mercado !.............Poste um GRAFICO, afrimando o que VAI ACONTECER, com os traços coloridos que usa !............Vamos lá, CORAGEM !
???...Esta confundindo com uma outra pessoa.....ou eu em algum outro lugar nomes semelhantes......enfim....está realmente confundindo as pessoas....poste o link em que eu disse "há pouco tempo" atrás em que eu dizia que o Bovespa iria buscar os 72.000........
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.