Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Brasil Renova Ser Local de Investimento de Risco e Insights sobre Juros dos EUA

Publicado 22.02.2021, 10:52
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Começando pelo Brasil…

Meu Brasil brasileiro…meu mulato izoneiro…

Izoneiro para quem não sabe o que significa é: afetado, mexeriqueiro, intrigante! A música já te ensina…você que não quer aprender! Rs Somos intrigante, afetados, mexeriqueiros…a música não fala de um mulato sensato, pragmático, ordeiro… então “THIS IS BRAZIL”!

Não preciso nem falar do que estou me referindo não é mesmo? 11 de 10 grupos de whats so falam disso. Da intervenção estatal na Petrobras (SA:PETR4), que sucede aquela que aconteceu no Banco do Brasil (SA:BBAS3), na Eletrobras (SA:ELET3), na Sanepar (SA:SAPR11) no Paraná, e poderia seguir. Olha o tombo:

Qual efeito prático disso: nos traz a memória que somos um local de investimento de RISCO!!

Brasil oferece ótimas alterenativas de retorno? SEMPRE! Mas também, muito disso deriva do prêmio de se investir num ambiente extremamente inóspito para business! Não por acaso nosso rating é semelhante ao Paraguai, Cazaquistão, Bangladesh, Vietnã, Macedônia, entre outros.

Sobre tudo que vejo, penso que o cenário ficou, sim, ruim! 2022 está logo ali e o governo não tem sido hábil para fazer o país avançar. Chegando perto da eleição, o risco aumenta. Essa inaptidão para tocar o país só aumenta a força de uma esquerda num cenário político. Então, tenho sim meus receios.

E isso foi sendo colocado nos preços com um câmbio que não cede e uma bolsa que tem underperformado em relação a outros emergentes e as commodities também (nossos “pares”). Abaixo o IBOV em linha verde, emergentes (vermelho) e commodities (preto).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Como se resolve isso?

Simples! O Brasil é aquele mau aluno que depende de si mesmo! Só baixar a cabeça e fazer o que tem que ser feito. O que no caso de um cara “izoneiro” é difícil!

Se resolve com reformas. A meu ver é a única coisa que pode salvar o ano. Vacinação está lenta e isso bate na velocidade de recuperação da economia. No gráfico abaixo tirei EUA, Reino Unido, Israel e outros países que já estão beeem a frente em termos de vacinação. Se isso fosse o Brasileirão eu diria que não seremos rebaixados, mas estamos longe de conseguir uma Libertadores.

MINHA PERCEPÇÃO SOBRE MERCADO…

O mercado de ações brasileiro tem me dado um baile! Na saída da crise em abril do ano passado acreditava que o fluxo estrangeiro poderia retornar para o Brasil em algum momento e uma porta de entrada tradicional seriam os bancos. Minhas ações no setor se valorizaram, mas beeeem menos que a média do mercado. Ou seja, errei.

Acreditava também que o investimento em ativos imobiliários, entenda-se, shoppings, properties e construtoras, guardavam um valor intríseco e uma boa margem de segurança. Afinal de contas, no fim do dia você está investido em tijolos e isso no longo prazo tende a retornar. Minhas ações no setor não andaram. Portanto, errei!

Bolsa brasileira voou com cases “tech” tupiniquins; commodities; e algumas empresas de menor porte que ofereceram forte inflexão.

Logo, fica claro que tenho estado errado nas minhas avaliações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Já houve uma correção no mercado que saiu de 125 mil para 118 mil pontos

A julgar pelo humor do final de semana e as declarações do presidente, seria razoável supor que bolsa sofre um pouco mais.

Mas, olhando para frente, me chama atenção a queda recente das ações de varejo e construtoras ; setor elétrico também parece bem descontado (apesar das declarações do presidente). Não me sinto confortável para investir em cases de commodities depois das altas recentes, nem das empresas “tech brasileiras”.

LEIA MAIS - Setor elétrico: oportunidade ou risco em 2021?

De resto tenho focado em enviar mais recursos para fora e aumentar minha parcela da carteira no exterior. Atualmente estou com 41% fora; 8% em caixa no Brasil e 51% investidos no Brasil.

INTERNACIONAL

Sobre o mercado global, vou focar num tema que foi bastante comentado na semana que passou, mas que não vi ninguém comentando no Brasil…

OS JUROS AMERICANOS E A MÁQUINA FINANCEIRA GLOBAL:

Pensa que o sistema financeiro mundial é uma grande máquina que atua com diferentes inputs e outpus. Um dos principais inputs que rege a precificação de títulos no mundo todo são os JUROS AMERICANOS.

Por ser a principal economia do mundo, país o qual ainda detém a moeda de reserva de valor global e os seus títulos de dívida (treasury bonds) ainda serem considerados os títulos de referência global (a famosa taxa livre de risco), os juros americanos assumem um papel de protagonista importante que não pode ser ignorado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por que estou falando isso?

Porque tem me chamado atenção o movimento dos juros americanos – vide gráfico abaixo.

CONFIRA: A curva de juros dos títulos do Tesouro dos EUA

Nos últimos 7 meses a curva de juros americana saiu de aproximadamente 0,5% para 1,35%. Sim, eles ainda estão baixos olhando em um contexto longo de 10 ou 20 anos de histórico, no entanto o fato é que a taxa quase triplicou nesse período não é mesmo? Ninguém fala, e talvez realmente não seja a coisa mais preocupante atualmente, ainda assim achei interessante comentar. Se de fato subirem, temos uma cascata de mudanças no tabuleiro global de investimentos, então vamos a eles.

Por que a curva de juros longa (rendimento dos treasurie bonds de 10 anos) está subindo?

Apesar da economia ainda dar sinais de fraqueza, os juros seguem sua toada de alta no mercado futuro. O que isso quer dizer? Basicamente que o mercado acredita que a injeção massiva de dinheiro na economia e a alta recente das commodities vá gerar alguma inflação. E se isso acontecer, o juro de equilíbrio não seria os atuais zeros. Apesar do Federal Reserve seguir reafirmando que os juros permanecerão baixos por um período muito longo, os agentes do mercado não dividem dessa mesma opinião. Eles olham para o futuro e veem uma perspectiva crescente de inflação que tenderia a ser combatida com elevação de juros.

Não por acaso também, temas correlatos a essa alta dos juros têm sido bastante procurados no google nos últimos dias…

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Juros: o preço do dinheiro?

Todos os produtos têm um preço. Os juros nada mais são do que o preço do dinheiro. Ao flutuarem, as taxas nos dizem que o preço do dinheiro no futuro ficará mais caro.

Dinheiro mais caro no futuro?

Pois é, juros maiores (ainda que no futuro) encarecem os custos de dívida das empresas e reduzem o valor presente dos fluxos de caixa ou dividendos futuros das ações, logo acabam tendo um impacto negativo sobre o mercado de ações.

Juros e ações não se dão bem?

Essa é uma relação historica e bem conhecida: a ideia do juros pra cima, bolsa para baixo. Mas como estamos com juros muito baixos e estamos falando dos juros negociados no mercado, na curva de juros, eu diria que tem suas peculiaridades. O estudo da estrategista chefe da Fidelity, Denise Chisholm, é bem interessante.

No gráfico da esquerda você tem: (i) a variação anual do S&P (linha azul) parametrizado pelo eixo da esquerda; (ii) Yield real (juros menos inflação) de um título de 10 anos do governo americano parametrizado pelo eixo da direita, o qual está em base invertida (linha verde). O que esse gráfico quer te dizer é que direita ela mostra que existe uma correlação inversa relevante entre ações e taxas de juros reais. Parece complexo, mas em suma ele nos diz o seguinte: quando o yield dos juros americanos aumenta (linha verde vai para baixo) temos um impacto negativo no mercado de ações (linha azul). Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E na direita temos um gráfico da correlação inversa dessa relação ao longo de anos. O que esse gráfico nos diz é que sim existe uma correlação entre esses 2 indicadores, sendo ela negativa, ou seja, quando os juros sobem e se tornam reais temos impacto negativo na bolsa.

Impacto em outros mercados?

  • Ações. Primeiro e mais óbvio é que se você tiver yield nos títulos de dívida, o investimento em ações passa a ter um “competidor”. Hoje temos o acronimo TINA para dizer que “there is no alternative” para investimentos considerando taxas de juros zero. Mas se as taxas não são zero? Especialmente importante num momento de bolsa nas máximas.
  • O potencial das empresas de tecnologia tradicionalmente se encontra no potencial aumento de fluxo de caixa futuros descontados e trazidos a valor presente. Uma alta de juros tenderia a reduzir o valor presente dos fluxos de caixas futuros dessas empresas. Como no caso delas o futuro é muito relevante para o seu valuation, elas acabam podendo sofrer mais nesse cenário.
  • A queda recente do ouro e suas mineradoras foi atrelado justamente a esse aumento de yield da curva de juros de 10 anos. Se o juro deixa de ser zero, por que investir no ouro que não gera yield algum? Se o ouro cai, por que investir em mineradoras? Não estou aqui dizendo se concordo ou não, apenas fazendo uma leitura. Esse é o racional por trás.
  • Dívida. Existem uma montanha de dívidas no mundo, tem varios gráficos que mostram que o nível de individamento nunca foi tão alto em nível agregado. Essa alteração na engrenagem por conta dos juros poderia a meu ver “fundir” essa máquina. Alguns advogam inclusive que a maior bolha estaria justamente nos títulos de dívida.
  • Emergentes. Difícil dizer, mas se os juros da economia de referência se elevam, entendo que os juros de emergentes deveriam se ajustar também. Em outras palavras, corrobora a ideia de que juros de 2% no Brasil é cada vez algo que vai ficar no passado. Fora isso, qualquer coisa que afete ativos de risco de países desenvolvidos tenderia a afetar ativos de risco daqueles países que já são um risco por si só.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

NÃO É BOLHA

Um mês atrás escrevi a tônica com esse título: Afinal de contas é bolha ou não é?

Esse é um assunto polêmico. A meu ver é virtualmente impossível de determinar ex-ante. A simples alta de preços não caracteriza uma bolha, e fora isso você não tem uma definição formal do que vem a ser uma bolha. Mas em pesquisa recente da Merril Lynch com investidores, apenas 13% acreditam que estamos vivendo uma bolha.

BOAS NOVAS

E para acabar bem essa tônica, afinal é segunda-feira né! Durante meses e meses falamos da evolução e crescimento dos casos de coronavírus. Então agora convém também espalhar boas notícias. A boa notícia é que na medida em que o número de vacinados aumentam, temos visto uma diminuição no número de hospitalizações no mundo. Nos EUA não está sendo diferente. Até o momento (19/02) temos cerca de 17% da população americana vacinada. E o impacto disso nas hospitalizações pode ser visto no gráfico abaixo.

Era isso.
Aquele Abs.

Últimos comentários

Alguma agencia de classificacao de risco mudou a nota do brasil ?
hora de investir em Tesouro Americano?
Muito boa análise, recheada de coisas a se pensar, principalmente porque o bolso é parte muito dolorida do corpo.Em tempo, deveria ser um espaço para discussão técnica, e não provocações políticas. Essas não ajudam e não tem credibilidade.
Se ficar o bicho pica, se correr o morde! Mercado só em economias que não sejam de República de Bananas ou Rachadinhas. Difícil navegar em águas turbulentas. Só Jesus Cristo.
Hugo Chávez também interviou na petrolera da Venezuela, tirou um técnico e colocou um general. A Venezuela é aqui??? kkk
É sim
Realmente esse pensamento negativo talvez seja o que os investidores da esquerda aplaudem. Com certeza estamis diante de uma limpeza e varredura nas empresas e isto incomoda mesmo. Fecha a torneira Bolsomito, hehehe.
Excelente analise. Acredito que apesar das incertezas ha que considerar as logicas dos juros x inflacao, que aqui voce acaba validando, para vislumbrar alguma previsibilidade/movimrnto de longo prazo - dificil esta no curto
pra mim ja deu. essa mão pesada do governo intervindo toda hora, sem condições. b3 já era. brasil já era. na primeira oportunidade, vou transferir 50% para os eua.
"Brasil renova ser local de investimentos de risco... " Até aí, nenhuma novidade. O pilar dos investimentos está intrínseco ao conceito de risco e retorno. Fora do ambiente da bolsa, a métrica de risco é outra. A taxa de juros básicos. E essa ainda está em recorde nos níveis mais baixos.
se você discute com alguém de esquerda, o idiota é você!
Bom artigo, parabéns pela coragem de expor os erros, só te torna mais forte isso. Já sigo seu conselho e invisto 80% globalizado, mais ou menos 60 EUA e nem precisa de muito dinheiro fiquei impressionado.
Interessante ver a surpresa em ver a inaptidão de bolsonaro para o governo... todos já sabiam que ele foi expulso do exercito, nao participou dos debates, não apresentou proposta de governo e não fez nada em 28 anos de vida no congresso. Qual a surpresa? Calma que ele ainda tem direito a mais dois anos de governo.... a vergonha não vai parar por aí...
Bobagem! sua retórica solta e sem sentido...."me chama de corrupto p***ra
realmente não dava para esperar muita coisa. de um cara que nada fez em duas décadas na política.
boa reflexão
renova e volta a ser considerado investimento de risco, então quer dizer que ja fomos, e por que saimos?
Estou esperando os Bolsominios começarem com o xadrez 4D para explicar as ações do Excelentíssimo Pr. Jair Messias Doente Bolsomito.
Onde já se viu uma estatal fazer o que quer botando pra F**** no povo subindo preços dos combustíveis quando sobrem lá fora, porem não reduzindo quando caem. Querem fazer o povo de trouxa, como sempre fizeram. Bolsonaro certíssimo.  Esse papel antes de dez/21 estará em R$ 50
kkkkkk pede para as refinarias que ele entregou de presente baixar os preços...
vamos privatizar tudo. Que baixa o preço.... entregou de graça as refinarias e agora vem querer baixar o combustível...
k k k k k k k k k k, vamos ver o que vai acontecer se o EUA 10y subir mais uns 1000 pontos.
Muito bom will. Velho choque de realidade. Pra todos verem. 📊💵🗽👏🏽
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.