🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Brasil retrocede 30 anos, a festa acabou e agora resta rezar

Publicado 05.02.2012, 15:26
Atualizado 09.07.2023, 07:32
EONGn
-
MAR
-
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça,É ela menina, que vem e que passa, Num doce balanço a caminho do mar. Moça do corpo dourado, do sol de ipanema.O seu balançado, é mais que um poemaÉ a coisa mais linda que eu já vi passar”

Pois é.....essa é parte da letra da música “Garota de Ipanema”, escrita por Vinícius de Moraes à beira do bar “Garota de Ipanema” no início dos anos 60 , no Rio de Janeiro, auge da ditadura militar...

O Brasil mudou, mudou muito........

A dtadura acabou, tivemos eleições diretas para presidente, um sociólogo assumiu o poder em 1995, acabou com anos de hiperinflação e poteriormente assumiu um ex-operário, ancorado num discurso populista.
Getúlio Vargas quando pensou na criação da Petrobrás e da Siderúrgica Nacional (atual privatizada CSN) lá nos idos dos anos 40 e 50, pensou num Brasil cada vez menos dependente da economia exportadora de commodities, com pouco valor agregado, e sujeita a fortes variações sazonais;  o Brasil até então era fortemente dependente da exportação de café.
Pois é........hoje, se olharmos o gráfico abaixo, veremos uma situação constrangedora, uma situação preocupante.

Fonte: tradingeconomics.com
Manufactures exports (% of merchandise exports) in Brazil
 manufaturados x exportações


REGREDIMOS 30 ANOS NOS ULTIMOS 10 ANOS NA NOSSA PAUTA DE EXPORTAÇÕES !

O governo populista do Partido dos Trabalhadores conseguiu nos devolver aos anos 80 em termos de “industrialização”.
O gráfico é explícito ao mostrar que o percentual de “produtos manufaturados” na nossa pauta de exportações é de apenas 40% aproximadamente, mesmo patamar do início dos anos 80 !

Passamos nos últimos 10 anos de uma economia mais voltada para os manufaturados para uma economia de commodities ! Veja que havíamos estabilizado por cerca de 20 anos (85-2005) num patamar acima de 50% de exportação de manufaturados em nossa pauta de exportações, porém o percentual vem caindo assustadoramente nos últimos 5-6 anos.
Pra efeito de comparação, veja o mesmo gráfico da China abaixo. Veja a fatia dos produtos manufaturados na pauta de exportações da China. Um índice acima de 90% !!

Fonte: tradingeconomics.com
Manufactures exports (% of merchandise exports) in China manufaturados china

O Brasil foi fortemente beneficiado nos últimos 10 anos por um boom das commodities, se acomodou, e agora nossa economia exportadora, que contribuiu sobremaneira para o crescimento do PIB brasileiro na última década, é fortemente dependente delas, das commodities, essencialmente minério de ferro, ancorado no crescimento da China e de outros países emergentes.
Estamos extremamente vulneráveis nesse momento; a inércia agora leva o mundo para uma desaceleração econômica forte que afetará, sem dúvida alguma, o consumo de commodities.
Já podemos sentir isso na carne. Veja abaixo o gráfico de nossa balança comercial e de transações correntes para termos idéia do “buraco” em que nos metemos.
 balança comercial


transações correntes


A festa parece ter chegado ao fim. O Brasil não se preparou pro fim da festa.

Resta ao Brasil rezar....rezar, e rezar para que os europeus não cortem na carne e nos ossos seus privilégios conseguidos há décadas e que puxaram o consumo dos produtos chineses e, que por conseguinte, puxou o consumo das commodities brasileiras.
Como isso dificilmente acontecerá, temos que rezar para que os chineses continuem a construir prédios e mais prédios no meio do nada.

Enfim, na altura do campeonato, só resta ao Brasil rezar, e rezar e rezar........

No final do túnel do Brasil, certamente não tem uma luz, tem um trem, um trem muito grande vindo em sua direção....

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.