Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Buggpedia: O Que é a Dívida Bruta (Gross Debt)?

Publicado 04.05.2019, 14:05

Dívida Bruta (Gross Debt)

O que é a Dívida Bruta? Qual sua importância?

A dívida bruta é um dos indicadores mais importantes que um investidor pode analisar para entender como está a saúde financeira de uma companhia, assim como, o grau de endividamento e alavancagem que ela se encontra. Muitos investidores acabam por passar batido nesse indicador e vão direto para a Dívida Líquida ou até mesmo direto para o Múltiplo – Dívida Líquida/EBITDA ou Dívida Líquida/Patrimônio Líquido. Porém, ao fazer isso, você pode estar deixando passar algo despercebido.

COMO CALCULAR

O cálculo é bastante simples. E ele sempre é dado tanto nos balanços quanto nos “releases” trimestrais ou anuais. Mas a conta, nada mais é que a soma de todos os compromissos e obrigações da companhia, todo o saldo devedor contraído da empresa (Incluindo as dívidas de curto prazo e de longo prazo). Logo, uma maneira de exemplificar seria:

Dívida Bruta = Dívida de Curto Prazo (menor que 1 ano) + Dívida de Longo prazo (superior a 1 ano).

Vale ressaltar, que não é só porque ele é “dado” que não se deve entender de onde ele vem, como ele se compõe e como podemos usar isso para melhorar as nossas análises.

ENTENDENDO A DÍVIDA BRUTA

A Dívida Bruta, pode ser fundamental no momento em que o investidor está buscando levantar suas teses e premissas para analisar determinada companhia. Permitindo avaliar a qualidade dessas obrigações, assim como o montante e o prazo. Além disso, o investidor pode entender se a companhia está pegando dinheiro para financiar o seu capital de giro ou para investir e crescer suas operações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Muitos devem estar se perguntando, mas qual a diferença entre a Dívida Bruta e a Dívida Líquida? Bom. A principal diferença entre elas, é que a Dívida Bruta é a soma total dos compromissos e obrigações de uma companhia. Enquanto a Dívida Líquida é o montante da dívida descontando suas disponibilidades (seu caixa líquido) naquele momento.

Por fim, pode-se concluir que avaliar o endividamento da companhia pela Dívida Bruta, dá ao investidor uma visão mais ampla da composição dos compromissos e obrigações que uma companhia possui. Aumentando assim as chances de formular premissas melhores ou até mesmo de entender a dinâmica usada pela empresa com aquele endividamento. Porém, lembrem-se que a Dívida Bruta é um dos vários indicadores da saúde financeira de uma companhia, sendo assim, procure sempre usar o máximo de ferramentas ao seu alcance para chegar em conclusões mais assertivas.

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.