Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Buggpedia: O Que é Dívida Líquida / Patrimônio Líquido?

Publicado 02.02.2019, 06:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Dívida Líquida / Patrimônio Líquido

O que é a Dívida Líquida / Patrimônio Líquido? Para que serve?

A Dívida Líquida sobre o Patrimônio Líquido é mais um indicador de endividamento e de saúde financeira de uma empresa. Ele é usado para avaliar a alavancagem financeira de uma companhia em relação ao seu Patrimônio Líquido, ou seja, seus ativos líquidos.

COMO CALCULAR

O cálculo é bastante simples e também só envolve duas variáveis. A dívida Líquida que é a Dívida Bruta menos as Disponibilidades da companhia (vale ressaltar que se esse resultado for negativo, quer dizer que a empresa está com caixa líquido positivo) e o Patrimônio Líquido que são o total de ativos menos o total de passivos. Para calcular basta dividir a Dívida Líquida pelo Patrimônio Líquido.

(Dívida Líquida / Patrimônio Líquido) x 100

Vale destacar, que o resultado é expresso tanto porcentagem, quanto em forma de número. Além disso, todas essas informações estão disponíveis nos resultados trimestrais das companhias abertas.

ENTENDENDO A DÍVIDA LÍQUIDA / PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Vamos a um exemplo, o Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR4) (empresa de comércio e distribuição) que atende pelo Ticker PCAR4. Segundo o 3T18 a empresa terminou o mesmo com uma Dívida Líquida de R$ 4.160.000.000 e um Patrimônio Líquido de R$ 10.780.000.000. Então basta dividir.

= 4.160.000.000 / 10.780.000.000

= 0,386 x 100 (para transformar para porcentagem)

= 38,6%

Sendo assim, podemos concluir que no final do 3T18 o Grupo Pão de Açúcar devia 38,6% do seu Patrimônio Líquido. Como “regra de ouro” é sempre bom investir em empresas que estejam devendo menos que 50% em relação ao seu Patrimônio Líquido. Caso esteja acima de 50%, como 70% ou 80%, vale a pena analisar melhor e entender como é a dinâmica dessa dívida.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Outro ponto, é sempre usar esse indicador em empresas do mesmo setor, vide que em outros setores, outras companhias têm diferentes estruturas de capitais para se financiar ou executar suas operações. Como Concessionárias e empresas Siderúrgicas. Além disso, caso a companhia seja muito rentável, vale mais a pena usar o indicador “Dívida Líquida / EBITDA”.

Por fim, entende-se que esse é só mais um indicador dentre uma infinidade de muitos outros. É bom sempre usar o máximo de ferramentas que estiverem ao seu alcance na hora de se analisar uma companhia.

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Últimos comentários

Muito obrigado, estou encarando cfp agora, mais um conhecimento absorvido
Acredito que ajuda. A questão maior é perceber o movimento dos grandes investidores e/ou especuladores, independente se a empresa tem bons fundamentos.
muito bom! top
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.