Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Buggpedia: O Que é o GDP?

Publicado 07.07.2018, 06:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

GDP – Gross Domestic Product

Para que serve o GDP? Como interpreta-lo?

(by Breno Bonani)

GDP – Gross Domestic Product. Esse parece fácil de se entender… Em tradução livre, é o PIB – Produto Interno Bruto. Vou me atentar a apenas falar sobre como funciona nos EUA no momento, mas nesse case de explicação, muitas informações do GDP valem para o PIB.

O GDP é o valor de bens e serviços produzidos pela economia do país menos o valor dos bens e serviços usados na produção. Embora o GDP seja calculado anualmente, ele pode ser calculado trimestralmente (Como é visto no gráfico abaixo).

PIB

O GDP inclui todo o consumo privado e público, gastos do governo, investimentos, estoques privados, custos de construção pagos e a balança comercial (Diferença entre o valor das importações e exportações num determinado período) externa. De forma simplificada, é uma medida ampla da atividade econômica global de uma nação.

E qual a sua importância? É comumente usado como indicador da saúde econômica de um país, bem como um indicador do padrão de vida de um país. Como o seu modo de mensuração é uniforme de país para país, ou seja, são praticamente idênticos os dados que compõe o seu cálculo. É possível fazer comparações de produtividade entre vários países com um alto grau de precisão.

O GDP pode ser usado para indicar se uma economia está expandindo ou contraindo. É muito simples a analise, se durante 2 trimestres consecutivos for de crescimento positivo, pode se dizer que ele está em tendência de expansão. Já no declínio, geralmente se define com dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Fornecer um valor quantitativo para o GDP ajuda o governo a tomar decisões, como estimular uma economia estagnada injetando dinheiro nela ou, inversamente, desacelerar uma economia que está ficando superaquecida.

Várias empresas também usam o GDP como um guia para decidir a melhor forma de expandir ou contratar sua produção e outra atividades comerciais. Muitas empresas de commodities acompanham o GDP. Além disso, os investidores também se guiam nesse indicador para se ter uma estrutura para tomada de decisão nos seus investimentos.

O gráfico abaixo mostra o GDP dos EUA em bilhões de dólares no primeiro trimestre desse ano.

PIB dos EUA

Como esse indicador é determinado então?

Existem 3 métodos, sendo eles:

  • GDP – Baseado em gastos
  • GDP – Baseado em produção
  • GDP – Baseado em renda.

Vou explicar rapidamente cada um.

  • O Baseado em gastos: É o método mais comum, calcula os fundos gastos pelos diferentes grupos que participam da economia. Ou seja, os consumidores gastam dinheiro em vários bens e serviços e as empresas gastam dinheiro à medida que investem em suas atividades comerciais (Como compra de máquinas, matéria-prima e etc). Essa abordagem mede essencialmente a soma total de tudo usado no desenvolvimento de um produto acabado para venda.
  • O Baseado na produção: Essa abordagem, ao invés de medir exclusivamente os custos de insumos que alimentam a atividade econômica, ela estima o valor total da produção econômica e deduz os custos de bens intermediários (Produto usado para produzir um bem final ou um produto acabado) que são consumidos no processo. O interessante é que enquanto a de gastos projeta além dos custos intermediários, a de produção olha para o já aconteceu, a partir de uma perspectiva de um estado de atividade econômica completa.
  • O Baseado em renda: Essa é baseada na renda nacional. Os rendimentos alcançados por todos os fatores de produção (São insumos usados na produção de bens ou serviços) de uma economia incluem salários pagos, rendimentos em zonas rurais, retorno sobre o capital sob forma de juros, dentre outros. Tudo isso constitui a renda nacional.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Onde encontro esses dados?

Pois bem, o GDP vem da Bureau of Economic Analysis (BEA) a partir de dados apurados por meio de pesquisas de varejistas, fabricantes, construtores e etc. Vale) frisar, que os dados sobre o GDP no site da BEA são divulgados de duas formas. Uma delas é “estimativa antecipada”, depois dessa vem a “segunda estimativa” e por fim “terceira estimativa”. Todas elas são anunciadas nos finais de cada mês, entre os dias 26-30.

Para finalizar, vou falar rapidamente sobre o PIB do Brasil. A definição é a mesma da GDP, o cálculo do PIB considera somente bens e serviços finais produzidos no trimestre ou no ano em questão. Os dados são divulgados pelo IBGE (Como Contas Nacionais Trimestrais) 3 vezes ao ano, sendo eles nos meses de maio, agosto e novembro sempre no dia 30. As informações podem ser encontradas no site do IBGE.

Abaixo segue só como exemplo, uma série histórica do PIB.

Série histórica do PIB

Espero ter ajudado. Até a próxima.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.