Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Câmbio: Calmaria Antes da Tempestade?

Publicado 18.06.2017, 10:49
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Conforme descrito no meu artigo anterior: “Sensação de oscilação forte em junho! ”, os pares: USD/JPY, e GBP/JPY apresentaram alta volatilidade na semana passada, onde ambos atingiram os alvos traçados, tanto para a tendência de baixa, como na inversão dessa tendência.

Porém, como não há uma agenda política, e econômica forte para essa semana, poderá haver uma correção forte nessas moedas.

Fatos Políticos e Econômicos

Antes da divulgação do novo aumento na taxa de juros norte-americana pelo FED, o dólar estava em forte queda no mercado. Após a elevação em 0,25% (conforme o mercado esperava), onde os novos níveis da taxa de juros estão em 1,00% a.a. /1,25% a.a., o índice dólar fechou a sexta-feira (16/06/2017) em leve queda, de aproximadamente -0,28%, de acordo com os dados do site da Bloomberg.

Na matéria publicada no dia 15/06/2017, pela Bloomberg, titulada como: “The Fed Is Flying Blind”, informa que apesar do aumento na taxa de juros dos EUA, os economistas norte-americanos demonstram mais preocupação com a economia do “Tio Sam".

Pois, os critérios utilizados para elevar a taxa, aparentemente não foram respeitados. A taxa de inflação não chegou na meta de 2,00% a.a., a taxa de crescimento referente aos empregos criados em 2017, continua baixa na relação da base histórica de dez anos, e o aumento da folha de pagamentos de maio foi abaixo do dado divulgado no mês de abril.

Gráfico Diário do Índice Dólar

Índice Dólar Bloomberg

Fonte: Bloomberg.com

A libra (através do par GBP/JPY) acompanhou o movimento do dólar. Teve uma queda forte, para depois ocorrer uma forte alta, até o fim da semana. Na “terra da rainha” houve também a divulgação da taxa de juros, que ao contrário dos EUA, se manteve inalterada no patamar de 0,25% a.a.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Conforme informado no jornal português, Jornal de Negócios, do dia 15/06/2017, através da matéria: “Banco de Inglaterra mantém juros no mínimo de 0,25%”, a decisão foi entendida como conservadora pelo mercado, porém, não foi consensual entre os oito membros do Comitê de Política Monetária. Três membros demonstraram a intensão da taxa sofrer alterações, o que não aconteceu.

De acordo com o mesmo jornal, alguns economistas ingleses já trabalham com a ideia da taxa de juros na Inglaterra ser alterada antes do ano de 2020.

Nessa semana, a primeira ministra inglesa, Theresa May começa a negociação com a zona do euro sobre o “Brexit”, o que pode fazer a libra (GBP) ter um movimento forte de especulação.

o euro (EUR) continua a se movimentar sem muitas novidades. Conforme matéria publicada no dia 15/06/2017, pelo jornal Zero Hora, titulada: “Podemos revisar para cima projeções para a zona do euro em 2017 e 2018, diz FMI”, o Fundo Monetário Internacional (FMI) através da sua diretora-gerente, Christine Lagarde, informou que baseado no desempenho apresentado pela zona do euro, até o momento (2017), as projeções elaboradas respectivamente para os anos de 2017, e 2018 podem sofrer alterações para cima, devido em grande parte, a reativação do crédito, e a recuperação dos mercados domésticos europeus.

De acordo com o índice Euro da Investing, a moeda continua em alta, onde obteve leve alta de aproximadamente +0,37% na sexta-feira (16/06).

Gráfico Diário do Índice Euro

Índice Euro Investing.com

Fonte: Investing.com

Fatos técnicos

USD/JPY

Devido ao evento do FED, o par, a partir da quarta-feira (14/06) obteve uma forte alta, aparentemente sem correções na mesma proporção. Nessa semana, com uma agenda sem muitos eventos relevantes, há grande probabilidade de haver correções no par.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A retração de Fibonacci mostra uma correção, que pode chegar até a região do preço de 110.055, e uma resistência na região do preço de 111.415.

Gráfico Diário do USD/JPY
USD/JPY Gráfico

Fonte: MT4

GBP/JPY

Como à correlação do par é positiva com o par: USDJPY, o movimento ocorrido na semana passada foi idêntico ao do dólar, porém, mais forte. Apesar disso, também se identifica a falta de uma correção, o que pode tornar esse movimento ser altamente especulativo, e forçar a uma correção nesta semana.

A retração de Fibonacci mostra um alvo para um possível Pull Back, na região próxima do preço de 140.064, e uma resistência próxima ao preço de 142.320.

Gráfico Diário do GBP/JPY
GBP/JPY Gráfico

Fonte: MT4

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.