Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Cenários para os Índices Ibovespa e Small Caps; Continuaremos Altistas?

Publicado 03.08.2020, 10:53
Atualizado 09.07.2023, 07:32
Inicialmente, muito Bom Dia a Todos!
 
Mais um mês que se inicia, agora Agosto. Nada melhor do que, nesse momento, analisarmos o que poderá ocorrer com esses Índices no decorrer desse mês.
 
Então, direto ao assunto.
 
Índice Bovespa - IBOV
 
O Índice ainda se mostrou forte como nos meses anteriores. Vejam os últimos fechamentos mensais:
 
Ano: 2020
 
Janeiro: -1,63%
Fevereiro: -8,43%
Março: -29,90%
Abril: + 10,25%
Maio: + 8,57%
Junho: + 8,76%
Julho: + 8,27%
 
Percebam que a queda dos primeiros 3 (três) meses do ano já foi quase que totalmente absorvida pelos ganhos positivos gerados a partir de Abril até o final do último mês, Julho.
 
Esse fato aliado ao posicionamento do Índice em relação as Médias Móveis (MM) de 8, 20 e 200 dias poderá nos levar a acreditar que Agosto também poderá vir a ser um mês positivo para o Índice, inclusive com a recuperação total das perdas que ocorreram nos primeiros meses do Ano. 
 
Certo, mas muita calma nessa hora...
 
Mudando a periodicidade gráfica, do mensal para o semanal, as certezas começam a enfraquecer, pelo menos nesse momento. Em relação aos movimentos altistas apresentados nos gráficos mensais, posso afirmar que as últimas duas semanas me deixaram em dúvida. Mas, por enquanto, nada ainda que eu possa afirmar que o IBOV iniciará um movimento de queda mais forte. Aliás, considero as 2 (duas) últimas semanas de julho, na periodicidade semanal do gráfico, neutras.
 
Posso afirmar, sim, que seria melhor, pelo menos nos primeiros pregões do mês em curso, Agosto, que coloquemos as barbas de molho. 
 
Agora, falando da periodicidade diária do gráfico, podemos observar que o Índice vem sofrendo uma forte resistência na região dos 105.300 pontos. Isso vale, com toda certeza para os gráficos semanais e mensais. 
 
Muito bem. Posto isto, seguem alguns números:
 
Enquanto o índice não vencer e fechar acima da barreira dos 105.800 pontos ainda continuarei com essa incerteza sobre próximos movimentos altistas para esse Índice. 
 
Mas, digamos que essa barreira venha a ser superada, fechamento do Índice acima de 105.800 pontos. Ainda não ficarei tranquilo pois existe uma possibilidade de correção na casa dos 108.800 que poderá levar o Índice a região dos 100.000 pontos.
 
Mas, vencida essa etapa, a dos 108.800 pontos, com fechamento acima dessa pontuação, acredito que estará aberto o caminho para o Índice alcançar novamente a casa dos 117.00 pontos. quem sabe a região de 119.500 pontos, máxima desse ano. Mas, calma. Um passo por vez.
 
Falei sobre a possibilidade de possíveis movimentos Altistas. Não poderia deixar de fora os possíveis movimentos baixistas.
 
No último pregão, sexta-feira da semana passada, tivemos a maior baixa para o mês de julho, da ordem de - 2,00%. superando a baixa da semana anterior que era considerada a maior do mês - 1,91%.
 
Certo, essa queda foi sustentada, pelo menos por enquanto pelo teste da MM de 20 dias, atualmente na região de 101.992. Considerando que a mínima da semana passada foi na casa dos 102.380, essa MM seria seu próximo alvo de queda do Índice.
 
Caso essa MM não consiga sustentar o Índice, ainda teremos um outro suporte, esse um pouco mais robusto, a MM de 200 dias, atualmente na casa dos 98.906 pontos. Sim podemos chegar a essa região caso a queda venha a se tornar mais intensa. 
 
Finalizando, deixo um alerta para os Ativos listados abaixo, pois são responsáveis por uma participação expressiva na carteira desse Índice, aproximadamente 42%.
 
VALE3 (SA:VALE3), B3SA3 (SA:B3SA3), ITUB4 (SA:ITUB4), PETR4 (SA:PETR4), BBDC4 (SA:BBDC4), PETR3 (SA:PETR3) e ABEV3 (SA:ABEV3).
 
 
Índice SMALL CAP - SMLL
 
Esse Índice, de forma semelhante ao IBOV, também teve perdas no início do ano e que foram quase que totalmente recuperadas até o último pregão do mês de julho, conforme abaixo demonstrado:
 
Ano 2020:
 
Janeiro: + 0,45%
Fevereiro: - 8,27%
Março: - 35,07%
Abril: +10,19%
Maio: + 5,07%
Junho: + 14,43%
Julho:  + 9,50%
 
Começando a análise com o gráfico mensal percebemos que o Índice ainda se mantém forte, altista. Outro ponto importante é que o Índice também se mantém acima de suas Médias Móveis mais importantes, da mesma forma que o IBOV.
 
Avaliando o gráfico semanal, parece que ele vem sofrendo as correções de sempre, sem nenhuma grande preocupação. Nesse caso, esse Índice se revelou um pouco melhor que o IBOV, para essa periodicidade, semanal.
 
O gráfico diário vem demonstrando correções naturais do Índice , inclusive seu teste de Médias Móveis. A queda do último pregão, sexta-feira, foi de - 1,87%, não foi a maior queda do último mês conforme aconteceu com o IBOV.  A maior queda do mês de julho aconteceu na semana anterior a última semana e foi de - 2,74%. 
 
Mas, tudo o que foi dito anteriormente não anula a possibilidade de queda desse Índice, apenas para lembrar. Continuando...
 
Podemos perceber que esse Índice também encontrou suporte na região das MMs. Mas, diferentemente do IBOV, o teste na MM de 20 dias vem sendo uma constante para esse Índice. Essa quantidade de testes nessa MM poderá enfraquece-la. Regra geral, isso é uma verdade. Lembro, regra geral, então existem exceções.
 
O fechamento do último pregão ocorreu na casa dos 2.466 pontos. abaixo da MM de 8 dias e acima da MM de 20 dias e também da MM de 200 dias. Bom sinal, mas merece atenção pela perda da MM de 8 dias. Mas, nada, ainda, para se preocupar de forma mais intensa. Porém, barbas também de molho, afinal prudência nunca é demais.
 
Então, caso haja a perda da MM de 20 dias, ainda encontraremos algum suporte na região de Fibonacci em 2.426 pontos. Essa região é conhecida como uma região de repiques. Mas, fiquemos atentos a essa região 2.426 pontos, pois fechamentos abaixo dela poderão levar o Índice a região da MM de 200 dias, atualmente em 2.348 pontos. 
 
Muito bem. Após prosear um pouco sobre movimentos de baixa, agora precisamos falar sobre movimentos de alta.
 
No mesmo formato do IBOV, altas mais consistentes somente com fechamentos acima de 2.588 pontos. No IBOV, esse topo também ocorreu em 21 de julho. Caso ocorra esse fechamento ainda teremos obstáculos a frente. Uma possível correção na região de 2.780 pontos. Caso essa correção venha a acontecer podemos esperar um movimento para baixo até a região de 2.493 pontos. 
 
Mas, caso essa correção não aconteça na região esperada 2.780 pontos, poderemos ter caminho aberto para alcançarmos as regiões de 2.848 e 2.949.  Mas, é muito provável que aconteça uma correção antes dos 2.949.
 
Nos mesmos moldes do IBOV, cabe ligar o alerta para os seguintes ativos (abaixo listados), pois possuem participação relevante nesse índice, aproximadamente 29% da carteira desse Índice. 
 
VVAR3 (SA:VVAR3), ENEV3 (SA:ENEV3), COGN3, YDUQ3, BRAP4 (SA:BRAP4), BRML3 (SA:BRML3) e BIDI11 (SA:BIDI11).
 
 
Calendário Econômico. (Eventos nos EUA que podem trazer volatilidade ao Mercado Brasileiro)
 

Fonte: Investing.com

Finalizando, gostaria de lembrar alguns pontos importantes:

- Ainda considero uma certa neutralidade para esses Índices, não os considero baixistas, mas tudo dependerá do que ocorrer nessa semana.

 
- Os Ativos listados ao final de cada análise (alerta) foram listados de acordo com a sua relevância na carteira do Índice. Quanto mais a esquerda, maior sua participação na carteira.

- Essa análise em nenhum momento deverá ser utilizada para fins de compra ou de venda dos ativos disponibilizados, pois se trata de uma visão pessoal.

 
- Sempre, Sempre utilizar Gerenciamento de Risco em suas Operações.
 
E, Excelente Semana!!!
 
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.