🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Chegaremos aos 100 mil Pontos nessa Semana?

Publicado 16.03.2019, 18:54
DE40
-
USD/BRL
-
DX
-
CL
-
AMER3
-
CCRO3
-
LAME4
-
SMLS3
-
iBOV
-
WINc1
-

O nosso índice futuro fechou a semana em alta (+2,9%), quase batendo os 100mil pontos, principalmente com a instalação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na Câmara (que está sob a presidência de Felipe Francischini, do PSL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro). Já na 6af, dia 08/03, o ministro da Economia Paulo Guedes havia noticiado que faltavam apenas 48 deputados, dos 308 necessários para a reforma da previdência.

Nem mesmo alguns indicadores negativos da economia doméstica, como a inflação vindo acima das projeções de mercado, e a atividade industrial bem abaixo, foram capazes de tirar o bom humor do mercado interno.

O Ibovespa Futuro segue numa tendência muito clara de alta, marcada pelas linhas tracejadas em verde, porém dentro de uma consolidação no curtíssimo prazo (marcado pelo retângulo em roxo, na parte superior a direita do gráfico abaixo). Maiores novidades envolvendo a reforma da previdência poderão impulsionar o índice para qualquer lado, e sendo para cima, rompendo o topo histórico e consequentemente a marca histórica dos 100 mil pontos.
Mini Ibovespa diário

Com o índice subindo, quase que por consequência o dólar acabou fechando a semana em queda(-1,1%), seguindo exatamente o mesmo movimento do índice DXY, que compara a moeda americana contra uma cesta de diversas outras moedas.

Olhando especificamente para o miniíndice do dólar, a figura de OCO (Ombro, Cabeça, Ombro, conhecido como um padrão de forte de reversão) se desfez, e o retângulo demarcado em rosa no gráfico abaixo, continua sendo uma região de suporte muito importante.
Formação OCO no mini Ibovespa

O dollar index (DXY) voltou ao intervalo que vinha trabalhando desde o início do ano, dado aos bons resultados da economia americana divulgados na semana que passou.
Índice dólar diário

De acordo com a tabela abaixo, podemos ver como alguns ativos se comportaram na última semana, com a notória alta dos índices mais importantes do mundo.

Os índices americanos e o DAX depois de uma correção recente, voltaram a subir, e boa parte deles se encontram próximo ou dentro de uma região de resistência bem relevante, conforme gráficos abaixo. A tentativa de aproximação entre os EUA e China, e a postura mais dovish adotada pelo presidente do FED, deixam os mercados menos ansiosos. Contudo, ainda é necessário uma comprovação mais robusta relativo ao acordo comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo, e resultados mais expressivos de suas economias, para dissipar ou minimizar as atuais preocupações relativo ao desaquecimento global.

O preço do barril de petróleo seguiu os principais índices do mundo e fechou a semana com uma alta substancialmente expressiva, principalmente com os dados de estoques vindo bastante abaixo do projetado, e também com o número decrescente de sondas ativas nos EUA.

Olhando para o calendário econômico, a semana terá eventos importantes, como decisão da taxa de juros nos EUA e aqui no Brasil, índice de atividade industrial e vendas de casas usadas nos EUA. Sumarizamos abaixo, o calendário divulgado pela Investing.com, filtrando apenas os eventos que normalmente trazem mais volatilidade aos mercados.

Além disso, teremos a divulgação de resultados do 4o trimestre de 2018 de uma série de empresas, entre elas, SMLS3 (SA:SMLS3), BTOW3 (SA:BTOW3), LAME4 (SA:LAME4), CCRO3 (SA:CCRO3), entre outras.

Forte abraço, e... Bora pra cima !!!

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.