🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Bovespa em Zona de Suporte

Publicado 28.09.2015, 07:12
BVSP
-
BEEF3
-
SUZB5
-
WEGE3
-

Ibovespa

Fig1

Mais uma semana negativa para a Bolsa com a deterioração do cenário político (como se já não estivesse ruim) e votação das “pautas-bombas”, junto com a paulada do dólar nos R$4,24 e início de comentários sobre um ataque especulativo a nossa moeda.

Teremos também mais uma semana com volatilidade já que nesta semana teremos importantes indicadores econômicos a serem divulgados, como o resultado fiscal, relatório de emprego nos EUA, PMI industrial da China, e sempre de olho nas surpresas que podem acontecer como novo ataque ao dólar ou um rebaixamento de rating pelas outras agencias.

O Ibovespa permanece com viés baixista, mas agora em zona de suporte, aonde esperamos compradores pelo menos zerando posições de venda, o que deve levar a certa alta no começo da semana, já que vemos o RSI entrando em sobrevenda junto com a região de suporte dos 44700. Compras agora não são indicadas. De maneira tímida apenas acima da LTB e eventualmente da média móvel.

A perda dos 44.700 leva o índice a buscar antigo patamar de suporte em 42.700 e posteriormente no fundo de um canal de baixa de longo prazo agora na região dos 40.700 pontos.

Apesar destas analises serem realizadas semanalmente, atualizamos e acompanhamos as operações durante a semana em nosso site, dentro da área de análise.

Vale5 Fig2

O OCOI (ombro, cabeça, ombro invertido) que indicamos na semana passada não foi ativado, mas ainda permanece ativo. Esse padrão, indica que após o rompimento da linha do pescoço (linha vermelha), por volta dos 16.04, e eventual pullback a ela sugere uma compra que projeta um alvo na região de 19.60, um ganho de aproximadamente 22% com um RR de 4.

Caso os preços rompam a zona de suporte amarela indicado no gráfico, teremos a desconfiguração do OCOI, e já teremos vendedores buscando suportes em 13.30 e 12.20, portanto recomenda-se estopar qualquer posição comprada sem financiamento com opções caso haja um fechamento abaixo de 13.60.

Petr4

Fig3

Semana passada, mostramos a venda do papel em 7,48, que até agora nos deu uma rentabilidade de 9,35% e ainda ativa, pois estamos buscando o segundo alvo em 6,46 e eventualmente níveis inferiores mais agressivos em 5,30 caso o 6,46 seja rompido de maneira consistente.

Para o lado de alta, apenas da LTB podemos pensar em uma posição comprada ainda de maneira tímida. Compras de maneira seria somente acima da media móvel, que ainda está muito longe do preço.

Suzb5

Fig4

Suzano (SA:SUZB5) é um papel em tendência declarada de alta que corrigiu na semana passada, até uma máxima anterior como podemos visualizar no gráfico na região dos 18,11 que também é 50% de correção do movimento de alta anterior, e daí já começou a repicar. Um rompimento desse 18,11 leva a um movimento de baixa visando o próximo suporte em 17,00. A retomada da tendência de alta acontece acima do topo 19.,0, um bom ponto para novas compras. Apesar da área de congestão, é importante ficar de olho.

Ciel3

Fig5

Vemos duas LTA no gráfico acima: A pontilhada é de mais longo prazo traçado no gráfico semanal e a vermelha é a com base no gráfico diário. De todos os modos, aponta uma área de suporte ativa que funcionou na semana passada, lembrando que o ativo está em tendência de alta. Os mais arrojados gostam de comprar em ponto assim já que o stop é curto e a possibilidade de ganhos é alta. Nesta condição, vemos compra em 36.60 com stop 35 e limites 38.20, 39.40, 40.70 e na continuação em 41.90.

Como o ativo está há muito tempo em tendência de alta, vemos venda somente após o rompimento da linha pontilhada e eventual pullback a ela, dada a alta chance de falso rompimento.

BEEF3 (SA:BEEF3)

Fig6

Papel em tendência de alta que encontrou uma resistência histórica na região dos 13,50 e desenha uma bandeira de alta, padrão de continuação de tendência altista. Não recomendamos a compra no rompimento da bandeira, como de costume, pois o topo 13,50 é muito forte e também porque como vemos no passado, entre linhas amarelas, o papel gosta de entrar em períodos de acumulação o que dificulta um pouco a entrada no sentido da tendência.

Caso gostem de operar contra a tendência, uma possível venda em 12,60 pelo menos até o 11,80/11,50, com stop curto acima dos 13,00, o que representa um RR de 2.

WEGE3 (SA:WEGE3)

Fig7

Sexta, tivemos o fechamento abaixo da LTA de longo prazo, o que é a alteração do viés de alta no longo prazo para indefinido, mas atenção aos dois próximos pregões para confirmarmos este rompimento, pois caso seja falso e traga os preços novamente acima da média móvel podemos pensar em posições compradas.

Do lado da venda, abaixo de 15,60 com stop em 16 e alvos 14,70 e 13,00, excelente operação com RR de 2,3 e 6,5, mas neste caso aconselhamos fechar metades dos lotes no primeiro alvo para garantir uma excelente rentabilidade.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.