As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Com Selic de Volta a 2 Dígitos, Vale a Pena Comprar Tesouro IPCA+ 2045?

Publicado 02.02.2022, 14:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32
BRSTP051545=
-

O título da dívida pública Tesouro IPCA+ com vencimento para o ano de 2045 oferece juro real de +5,59 por cento ao ano, bem acima da inflação.

O investimento de renda fixa está com um prêmio maior por conta da piora na percepção do risco fiscal e das expectativas de inflação no Brasil, que seguem desancoradas do centro da meta. Para piorar, o cenário externo mais desafiador engrossa o debate sobre o rumo dos juros por aqui.

Decisão do Copom Sobre a Selic

A aposta dos especialistas do mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto porcentual nesta quarta-feira, 2, passando de +9,25 por cento para +10,75 por cento.

Com a Selic devendo voltar para o patamar de dois dígitos após quase cinco anos, é um bom momento para investir no Tesouro IPCA+ 2045?

A resposta é: não.

O que você precisa saber

Quando estamos em um momento de crise, a gente tende a pensar que estamos atravessando a maior crise da nossa história — com você é assim?

O que realmente me chamou a atenção é que as crises passadas foram deflacionárias (quando os preços tendem a subir menos) e a crise atual é por conta da disparada da inflação. Isso muda tudo.

Na toada de alta da inflação, os bancos centrais ao redor do mundo tomaram decisões de política monetária para elevar a taxa de juros em meio a riscos inflacionários.

Nos Estados Unidos, já com sinalizações mais duras, o Fed pode surpreender o mercado e elevar os juros mais do que o mercado está precificando. Se isso acontecer, colocará uma pressão altista nas taxas de juros do mundo todo.

Não sabemos o que vai acontecer adiante, mas levando em consideração a tendência de juros altos no mundo, não achamos uma boa ideia se “travar” em um investimento de longo prazo. Mesmo pensando na aposentadoria.

Imagine que cada 2 por cento a mais de juro que você “trava” para a sua aposentadoria durante 30 anos equivale a 70 por cento a mais de retorno. Seguindo essa lógica, todo 2 por cento conta, todo 1 por cento conta e todo 0,5 por cento conta, sobretudo se o seu objetivo for antecipar a sua aposentadoria.

Quando bater a vontade de comprar IPCA+ 2045, com juro real de +5 por cento ao ano, lembre-se de que, no ano de 2016, o IPCA longo foi de +7,5 por cento ao ano.

 

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.