Como Investir em Ações no Brasil e nos EUA no Piloto Automático?

Como Investir em Ações no Brasil e nos EUA no Piloto Automático?

Fernando Costa  | 15.05.2020 15:46


Investir é uma tarefa muitas vezes complexa: qual (ou quais) ativo(s) comprar?

Como compor a carteira? Como diluir o risco? São muitas variáveis

Isso demanda tempo. E tempo nem sempre está disponível.

Mas isso não quer dizer que não existam formas de que a pessoa sem tempo possa investir com bons resultados.

E isso sem recorrer aos Fundos de Investimentos, que muitas vezes possuem como exigência um investimento mínimo de valor muito elevado, o que afasta o investidor com menos recursos.

Existe uma forma mais simples e barata.

Invista em ETFs: Exchange Traded Funds.

ETF é um fundo de índice que tem como referência um índice do mercado. Isso quer dizer que o ETF que você escolher vai apresentar uma rentabilidade muito próxima ao indicador que ele estiver atrelado.

A grande diferença é que você compra os ETFs diretamente no home broker da sua corretora, bastando para tal digitar o seu código (ticker).

O lote padrão é de 10. Mas existe também a possibilidade de comprar a unidade.

Por ser um fundo, obviamente, há um custo anual.

Entretanto, os valores são bem convidativos - em nossas duas indicações mais abaixo, os índices ficam, no máximo em 0,30% ao ano.

E a tributação de imposto é bem menos complexa do que de fundos de investimento: você é tributado na venda, em cima do lucro (15%).

Ou seja, para recapitular, com o ETF você tem as seguintes vantagens:


Diversificar de forma simples;
Carteira no piloto automático, replicando índice;
Ganho na médio do mercado;
Baixo custo anual;
Baixo custo inicial;
Tributação simplificada.


Talvez, a grande desvantagem seja a não distribuição dos dividendos - mas isso você também não teria nos fundos de investimento!

O que recomendo para iniciar são os ETFs: BOVA11 e IVVB11.

BOVA11: É um ETF que acompanha o índice Bovespa. Ao investir no BOVA11 você estará se tornando sócio das maiores empresas do Brasil, como VALE (SA:VALE3), Petrobras (SA:PETR4), Itaú (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4), Ambev (SA:ABEV3), Embraer (SA:EMBR3), Magazine Luiza (SA:MGLU3), com apenas uma ordem de compra.

IVVB11: Esse ETF replica o S&P 500, principal índice da Nasdaq, que é a bolsa dos Estados Unidos onde estão as 500 maiores empresas de tecnologia dos EUA, como por exemplo o Google (NASDAQ:GOOGL), Facebook, Microsoft (NASDAQ:MSFT), Apple (NASDAQ:AAPL), Disney, Netflix (NASDAQ:NFLX), Visa e tantas outras. Além disso, você estará exposto a moeda forte: o dólar:

A performance dos ETFs desde 2016, você confere logo abaixo (IBOV azul, SP 500 vermelho):

Um excelente retorno.

Mas cuidado, não se engane! ETFs são fundos de RENDA VARIÁVEL.

No curto prazo, podem sofrer.

Observe o ano de 2020:


BOVA11 (vermelho) acumula uma violenta perda de 30% de seu valor.

A queda do IVVB11 (azul) foi menor, e já superada. O motivo é que o dólar, como disparou, segurou a queda das ações do S&P500.

Como podemos concluir ETFs são excelentes opções para investidores que buscam ganhos superiores ao CDI no longo prazo, com uma diversificação excelente e com baixa complexidade e custo.

Caso seu perfil seja mais passivo em relação aos investimentos, estes dois ativos são as opções perfeitas para você.

Reforçando que são ativos que devem estar na sua cesta de renda variável!

Fernando Costa

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Nilson Pereira
Nilson Pereira

Qual seria a diferença em aplicar nos fundos Index-IBovespa e S&P500-USD além das taxas de administração?  ... (Leia Mais)

15.05.2020 22:53 GMT· 5 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.