Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Como o mercado recebeu as decisões de política monetária no Brasil e EUA?

Publicado 22.03.2024, 14:20
Atualizado 09.07.2023, 07:32

As decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos durante a semana concentraram a atenção do mercado, que reagiu de forma positiva aos anúncios.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED) manteve os juros estáveis entre 5,25% e 5,5% a.a., em linha com o esperado pelo mercado.

No entanto, o que chamou mais a atenção e deu o tom das negociações foram as falas de Jerome Powell, presidente da entidade, que indicou uma possível redução dos Fed Funds a partir da reunião de junho.

Após o anúncio, as bolsas de Nova York registraram alta no fechamento, revelando uma reação positiva.

O Dow Jones, por exemplo, subiu cerca de 1%, chegando a 39.512 pontos, enquanto o S&P avançou 0,89%, aos 5.224 pontos. A Nasdaq, de tecnologia, registrou ganhos de 1,25%, aos 16.369 pontos.

No Brasil, como vimos, o Banco Central, em decisão unânime, reduziu a Selic em 0,5 bps, levando a taxa ao patamar de 10,75% a.a.

A queda já era prevista pelos agentes de mercado, porém, o comunicado que acompanha o anúncio sinaliza uma possível mudança no ritmo dos cortes.

Isto porque ainda existem riscos para a inflação. Segundo o texto, a conjuntura atual demanda serenidade e moderação uma vez que o aumento de preços em todo o mundo e alguns setores da economia ainda requerem atenção.

Ainda assim, na próxima reunião provavelmente teremos uma nova redução de 0,5 bps segundo os agentes econômicos.

A reação do mercado foi positiva, com o Ibovespa abrindo a quinta-feira, dia 21 de março, com uma alta tímida de 0,27%, tendo Petrobras (BVMF:PETR4) e Braskem (BVMF:BRKM5) no foco das atenções.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

De qualquer forma, chama a atenção o fato de alguns aliados do presidente Lula criticarem Campos Neto mesmo após a tão esperada redução da Selic.

O presidente do Banco Central tem se pautado por decisões técnicas e para que o ciclo de queda de juros seja mais acentuado, é preciso que o Governo Federal faça a lição de casa.

Em 2023, tivemos um déficit primário nominal nas contas públicas da ordem de R$230 bilhões e, para 2024, as perspectivas não são tão otimistas quanto se esperava.

Isto porque ainda estamos em março e já pipocam notícias de que este ano teremos novo prejuízo da ordem de R$9,3 bilhões. Como sabemos, este número provavelmente será revisado em algum momento. Torço para que as projeções mudem para o positivo.

Do lado do investidor, eu diria que temos um sinal de alerta de cor amarela, como nos semáforos.

Existem motivos para preocupação, mas também oportunidades.

Muitos gestores têm falado sobre ações com preços descontados na bolsa de valores do Brasil. Em momentos de incerteza bons ativos podem ser encontrados a condições mais favoráveis.

Por outro lado, posições tomadas em empresas estatais, por exemplo, podem oferecer riscos ao investidor.

Eu poderia dizer que este talvez seja um bom momento para diversificar a sua carteira com investimentos fora do país. E, de fato, realmente é um bom momento.

Contudo, quando falamos de construção de portfólio, não há hora certa para começar a “dolarizar” o patrimônio. Isto é algo que deve ser feito sempre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Pense nisso e até o próximo artigo!

Encontre dados avançados sobre ações do Brasil, dos EUA e do mundo inteiro com o InvestingPro. Para um desconto especial, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Últimos comentários

Que "prejuizo" é esse de só 9,3 BI?? Não seria 293?
So olhar a derretida do indice kkk
Uma boa opção é o fundo do BB Ações Tecnologia BDR que leva na carteira grande parte das Blue Chips da NASDAQ
quem comprou dólar a 4,70, comprou...
Carteira fora do país uma bela opção mesmo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.