Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Como proteger sua carteira com ações resistentes a recessões?

Publicado 21.11.2023, 09:37
Atualizado 02.09.2020, 03:05
  • Dados cada vez piores do PIB do Japão e da zona do euro apontam para uma provável recessão;

  • Ao mesmo tempo, será difícil para os EUA manter o crescimento da atividade acima de zero.

  • Neste artigo, mostramos como você pode selecionar ações que resistem melhor às crises e garantir sua rentabilidade.

  • Aproveite a Black Friday e assine o InvestingPro com até 55% de desconto!

  • Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de várias regiões do mundo revelam um quadro sombrio. Na zona do euro, o crescimento é praticamente nulo, com uma variação de apenas 0,1% ano a ano e -0,1% trimestre a trimestre.

    BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor” PIB da zona do euroNo Japão, a situação é ainda pior, com uma queda de -2,1% ano a ano em outubro, muito abaixo da expectativa de -0,6%. Isso indica que o país pode entrar em uma recessão prolongada.

    PIB do Japão

    Os Estados Unidos, por sua vez, ainda apresentam um crescimento robusto de 4,9% trimestre a trimestre (anualizado), mas há sinais de enfraquecimento. Segundo o Federal Reserve de Atlanta, a projeção para o último trimestre é de apenas 1,5%, o que aumenta o risco de uma recessão nos próximos períodos.

    Melhores ações para enfrentar recessões

    Diante desse cenário, surge a pergunta: como montar um portfólio que seja resistente às recessões?

    Montando uma carteira resiliente

    A experiência das últimas duas décadas mostra que as recessões econômicas costumam provocar quedas nos mercados de ações, como ocorreu em 2020, 2008 e 2001. No entanto, as crises também foram superadas rapidamente graças às ações dos bancos centrais, que adotaram uma política monetária expansionista.

    Além de ativos tradicionais como ouro ou títulos, vale a pena considerar a escolha de ações que sejam defensivas. Essas ações pertencem a setores como bens de consumo básicos, utilidades públicas ou saúde, que são essenciais para a vida das pessoas.

    Do ponto de vista fundamentalista, é importante analisar indicadores como fluxo de caixa, relação dívida/patrimônio líquido (especialmente quando os juros estão altos) ou retorno sobre o capital investido, entre outros. Usando o filtro de ações do InvestingPro, selecionamos as seguintes condições para a escolha de empresas.InvestingPro - FiltrosFonte: InvestingPro

    Aplicamos os filtros acima e encontramos as três principais ações que recomendamos:

    1. Electricite de Strasbourg

    A empresa francesa (Electricite de Strasbourg (EPA:EDSP)) é um gigante da energia europeia que produz eletricidade e vende gás natural. A empresa se destaca por ter uma história de 32 anos de pagamento contínuo de dividendos.

    No curto prazo, o preço das ações da empresa está em uma tendência de alta, que atualmente enfrenta uma resistência na área de €97 por ação.EDSP - gráfico de preçosSe o preço conseguir romper essa área, abre-se espaço para um ataque à área de 110 euros por ação.

    1. Ono Pharmaceutical

    A Ono Pharmaceutical (TYO:4528) é uma das maiores empresas farmacêuticas do Japão, com uma ampla gama de medicamentos em oferta. O que chama a atenção é a excelente situação financeira, ilustrada pelo índice de preço-justo e a pontuação máxima na escala de condição financeira.Estimativa de preço-justo

    Fonte: InvestingPro

    A ótima situação financeira se reflete na tendência positiva de longo prazo tanto do lucro líquido quanto da receita:ReceitaFonte: InvestingPro

    3. John B. Sanfilippo

    A John B Sanfilippo (NASDAQ:JBSS) é uma empresa norte-americana que produz alimentos à base de nozes. O preço das ações da empresa está passando por uma correção nos últimos meses, o que pode ser uma oportunidade de compra a um preço mais atrativo. A empresa tem um histórico de geração de lucros e receitas, que se somam a outras características fundamentais positivas, que indicam uma base sólida de crescimento.ProTipsFonte: InvestingPro

    ***

    Comprar ou vender? A resposta está no InvestingPro, que está com mais de 50% de desconto!

    Aproveite a Black Friday para saber antes o que pode movimentar os mercados, através de dados, notícias e análises exclusivas do InvestinPro. Assine agora mesmo a plataforma com um desconto imperdível de até 55%.

    Aviso: este artigo tem fins meramente informativos e não representa qualquer oferta ou recomendação de investimento.


Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

💩💩💩🤡🤡🤡
Q 💩
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.