Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Compre Bolsa Antes que Seja Cedo

Publicado 16.08.2019, 15:29
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Perdemos os 100 mil pontos do Ibovespa.

Ou teríamos ganhado os 99 mil?

Compradores de ações comemoram quando a Bolsa fica mais barata.

Vendedores de ações lamentam.

Neste agosto de 2019, você está comprando ou vendendo?

Eu estou comprando, sem saber o que vai acontecer.

Afinal, quando encontraríamos o momento exato para se comprar Bolsa?

Todos os intelectuais obcecados por responder a essa pergunta continuam pobres.

Distraídos por seus cálculos de timing arrojados, deixaram passar os bondes dos últimos três bull markets: 1983-86, 1991-96 e 2002-08.

Não queremos cair no mesmo erro agora, até porque não somos e nunca fomos intelectuais.

Em vez disso, comportamo-nos de maneira demasiada humana: pessimistas, otimistas, quase nunca realistas.

Ao agregarmos expectativas de retorno acionário prescritas pelo mercado desde a década de 1980 até hoje, concluiremos que os investidores — individuais ou profissionais — tendem a um viés pró-cíclico.

Nos bull markets em que tudo parece um sonho, as expectativas de retorno erram sistematicamente para cima. Aqui, o otimismo vicioso repercute em grandes quebras financeiras.

Já nos bear markets de pesadelo, as expectativas erram para baixo. O pessimismo vicioso faz com que fiquemos de fora por tempo demais, deixando de ganhar dinheiro.

Daí extraímos uma conclusão bastante útil e prática:

É potencialmente perigoso comprar Bolsa quando as pessoas à sua volta manifestam um enorme otimismo em relação à economia.

A esta altura, ainda não descobri o momento exato para se comprar Bolsa brasileira, mas aprendi pelo menos quando NÃO comprar.

Já é uma ajuda e tanto.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não sei em que tipo de Brasil você vive, mas no tipo em que eu vivo hoje ninguém manifesta um ENORME OTIMISMO em relação à economia.

A rigor, as pessoas à minha volta não estão sequer otimistas.

As mais animadinhas estão apenas "cautelosamente otimistas" (não faço ideia do que isso significa, mas não soa tão bom).

E a maioria continua neutra ou pessimista.

Ótimo! De repente, me sinto satisfeito.

Em termos práticos, não preciso saber quando comprar. Basta que saiba quando NÃO comprar.

Se adicionarmos posições em renda variável durante todos os momentos nos quais não predomina um otimismo vicioso, multiplicaremos várias vezes o capital investido ao longo de anos e de décadas.

O inferno são os outros otimistas.

Quanto a nós, não somos o céu. Somos apenas a terra.

Últimos comentários

Comprei muito nedsa semana, ITSA4, TRIS3, RAPT4
Comprando. Ontem o povo desesperado e eu raspando o meu dh disponível para o longo prazo. Sempre seguindo as boas empresas.
Não somos intelectuais... gostei dessa. Eu ti comprado e aumentando. Se for lucrar que seja muito , se for perder que seja tudo!
Belas palavras !
tô comprado
Diego, para comentários (artigos breve como você descreve) melhor procurar o twitter
Rodolfo tenta ser mais breve em seus artigos , seja de que teor for. abraços
O cara escreveu apenas meia dúzia de palavras e achou longo o texto?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.