Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

Publicado 21.03.2024, 10:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Sentiu um frio na espinha ao acordar pela manhã?

Pois é meu amigo, finalmente chegou a Super Quarta.

Ou será que não chegou?

Durante um bom período entre o fim do ano passado e o comecinho de 2024, este 20 de março foi oferecido aos deuses em troca do pivô formal do Fed.

O tão sonhado dia em que a taxa básica de juros dos EUA passaria a cair, e no qual os ativos de risco voltariam a tomar conta da pista de dança.

A data em si foi adiada, quiçá para 12 de junho ou 31 de julho. Mas o capricho do calendário é o que menos importa agora.

Por ora, as discussões que fazem preço no mercado foram capturadas por um novo dilema estrutural.

Estamos diante de um clássico "small sample problem", sujeira estatística associada a sazonalidades do 1T?

Ou se trata realmente de um repique inflacionário?

Eu tenho uma leve tendência a apostar na primeira hipótese, de mera distração estocástica em meio a um processo desinflacionário verdadeiramente confiável.

No entanto, reconheço e respeito as evidências causais associadas à segunda hipótese, incluindo uma nova configuração geopolítica global, o vagaroso processo de nearshoring, barreiras à imigração e a surpreendente constatação de iminentes limitações de mão de obra (taxas de fertilidade em queda vertiginosa no mundo todo), talvez antes que a singularidade da "AI working force" venha nos salvar.

Quase paralisado em meio a esses cenários dicotômicos, prefiro me referenciar na abordagem sábia e paciente de Jamie Dimon, CEO do JPMorgan (NYSE:JPM).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por que o Fed deveria tomar essa decisão agora, sob um alto grau de incerteza, se ele pode perfeitamente aguardar mais dois ou três meses e decidir com outro nível de confiança?

Afinal, o payoff que se apresenta é completamente assimétrico.

Cortar juros agora diante de um eventual repique inflacionário seria absolutamente desastroso em termos de reputação para a política monetária, e exigiria um esforço contracionista duas vezes pior depois, para tentar resgatar a ordem a fórceps.

Por outro lado, a julgar pela força quase miraculosa da economia americana, não cortar agora traria poucos problemas de aterrissagem.

Nesse sentido, a decisão de esperar alguns meses parece simplesmente melhor e mais sensata, sob um olhar apriorístico.

Sem dúvida, é a perspectiva racional, e acho que é o que vai acontecer. Ainda assim, não temos qualquer segurança de que vai dar certo.

Rentabilidade esperada não é garantia de rentabilidade futura.

-----------------

Encontre dados avançados sobre ações do mundo inteiro com o InvestingPro. Para um desconto especial, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Últimos comentários

A conta vai chegar.
escreve muito, não diz nada. Vou dar uma sugestão pra você, monte uma pousada em um lugar paradisíaco e vai ver que sua vida será melhor do que ficar vivendo dessas farsas que é o mercado financeiro.
Mas precisamos investir no mercado financeiro primeiro para conseguir o dinheiro para montar a pousada
Ass; Rodolfo Leitao
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.