Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

De Quem é o Petróleo?

Publicado 22.05.2018, 08:29
Atualizado 10.01.2024, 08:22

A alta no preço da gasolina e do diesel rouba a cena no mercado financeiro, com a paralisação de caminhoneiros em rodovias em mais de 20 estados brasileiros colocando em xeque a política de preços da Petrobras (SA:PETR4). O tema volta à pauta do governo, com os ministros Eduardo Guardia (Fazenda) e Moreira Franco (Minas e Energia) reunindo-se com o presidente da petrolífera, Pedro Parente, para avaliar o que pode ser feito para frear o aumento dos combustíveis.

É fato que a carga de impostos representa mais de 50% do preço do gasolina. Mas a política de reajuste diário da Petrobras, que resulta na paridade com o preço internacional do petróleo e o comportamento do dólar em relação ao real, tem impactado duramente na variação do litro da gasolina e do diesel nas bombas, com o preço vindo mais salgado das refinarias.

A petrolífera alega que o repasse de preços depende dos postos de combustíveis. Só em maio a gasolina já subiu mais de 15%, enquanto o preço médio do diesel já acumula alta de 8% no ano. Nessa queda-de-braço entre o livre mercado e o governo, quem sofre mais é o consumidor final. Mas a ação da Petrobras também sente o peso da “interferência externa”.

O assunto divide as atenções com o Banco Central, que tenta explicar hoje (8h) o porquê resolveu colocar o pé no freio neste mês, interrompendo inesperadamente o ciclo de cortes na taxa básica de juros. Avaliações atualizadas sobre o dólar e o cenário externo devem liderar os motivos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas o mercado financeiro está mais interessado em discutir o futuro e quer saber, então, quando será o próximo passo da autoridade monetária em direção a uma alta da Selic. Afinal, sabe-se que o juro básico em 6,50% está longe de um nível neutro, de modo a estimular a economia.

Daí que a conclusão é cristalina: o próximo ciclo será de aperto da Selic. Até por isso, o investidor já está demandando uma atuação mais firme do Tesouro na oferta de títulos públicos, de modo a promover liquidez para quem está aplicado em papéis longos e quer se livrar deles.

A questão é simples, os players simplesmente não querem manter título da dívida brasileira de 10 anos ou mais a taxas de apenas um dígito, sob o risco de ficar com o “mico na mão”. Isso porque a percepção é de que o cenário em relação ao Brasil definitivamente mudou. Aos poucos, cresce o receio quanto ao crescimento econômico, o ajuste fiscal e, claro, as eleições.

Trata-se de algo bem curioso, porque não há nenhum “risco novo”. Tais fatores estavam apenas sendo ignorados pelo mercado local, que vinha surfando na onda da liquidez global. Mas o volume farto de recursos no mundo em busca de maior retorno também perdeu vigor, diante das evidências de que os juros nos Estados Unidos devem subir mais e mais rápido.

Aliás, os recentes comentários de membros do Federal Reserve elevam a cautela no mercado internacional nesta manhã, confirmando a hipótese de que a trégua de ontem nos ativos por causa do alívio na tensão comercial entre China e EUA era passageira, diante da ausência de detalhes. Os negócios retomam, então, um intenso vaivém.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As bolsas mostram fôlego encurtado para novos ganhos, ao passo que a escala do dólar em relação às moedas emergentes diminuiu, mas as divisas europeias são pressionadas por incertezas políticas. Já o barril de petróleo segue em alta. A expectativa lá fora é pela ata da reunião de maio do Fed, que sai amanhã.

Diante dos indicadores fortes sobre a atividade econômica norte-americana e dos sinais de pressão inflacionária à frente, o Fed pode se ver obrigado a acelerar o passo e elevar a taxa de juros no país quatro vezes este ano - ao invés de apenas três. Até então, o Fed já apertou o custo do empréstimo uma vez, em março, e a próxima alta deve ser no mês que vem. A dúvida fica em relação ao ritmo no segundo semestre.

Desta forma, o dinheiro hoje aplicado em ativos de países de maior risco, como o Brasil, deixa de ser atrativo ao capital estrangeiro (e especulativo), uma vez que a aplicação segura nos títulos norte-americanos passam a oferecer maior rentabilidade. Nesse movimento, sobe o juro nas Treasuries, tendo a companhia do dólar e do petróleo.

É não é só no mercado financeiro que essa combinação é adversa. Na economia real, caminhoneiros protestam contra a alta do diesel no país, podendo provocar uma crise de desabastecimento, ao passo que a valorização da moeda norte-americana afeta produtos com insumos importados, como o pão de cada dia e os remédios de uso regular.

Trata-se, portanto, de uma equação desafiadora para o cenário doméstico, que já está bem frágil, antes do principal risco à frente - o político. O pleito de outubro segue cercado de incerteza e, caso as pesquisas eleitorais confirmem a fraqueza de candidatos de centro-direita, a solução será subir a Selic antes do fim de 2018, com o BC gastando munição para segurar o dólar abaixo de R$ 4,00.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E isso tampouco significa que o próximo presidente terá uma tarefa fácil. Aí, o maior temor do mercado doméstico, de que um candidato mais comprometido com o ajuste das contas públicas seja preterido nas urnas (e não só na intenção de votos), pode se tornar uma dura realidade ao país.

Últimos comentários

Obrigado pela análise
!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.