Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Derrocada no Preço Acelera Recompra de Ações na Bolsa Brasileira; Sinal de Compra?

Publicado 25.05.2022, 12:28

Localmente, os anúncios de recompra de ações aumentaram +32 por cento entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, segundo levantamento encomendado pelo InfoMoney à MZ Group.

Há muitas empresas do Ibovespa que ficaram mais baratas dado o aumento das incertezas e a aversão a risco. Assim sendo, o preço de mercado dessas companhias passou a ser considerado descontado em relação às perspectivas de longo prazo.

O que explica o crescimento desses anúncios…

Quando as empresas anunciam o programa de recompra, dão uma sinalização ao mercado de que suas ações estão “baratas”.

Quando se analisa os setores que mais apresentaram documentos relacionados a recompras de ações junto a B3 (SA:B3SA3), em primeiro lugar ficou Máquinas, Equipamentos, Veículos e Peças, seguido por Serviços Financeiros e Varejo.

Entre as empresas que anunciaram as recompras nesses últimos quatro meses, destacam-se: WEG (SA:WEGE3), Inter (SA:BIDI11), XP (SA:XPBR31), Bradesco (SA:BBDC4), Lojas Renner (SA:LREN3) e Americanas (SA:AMER3).

Então, se as ações das empresas acima estão baratas, você deveria investir seu dinheiro?

Não, o importante é atentar-se aos fundamentos e à exposição no ativo.

Existem empresas pagadoras de dividendos com programas de recompra anunciados em 2022. Para ele, essa é uma forma eficaz de gerar valor ao acionista.

Se você investe em uma ação que paga dividendos, com a recompra, você acaba recebendo dividendos maiores, mesmo sem a empresa alterar a política de remuneração ou sem que você tenha realizado aportes para ter mais ações (é claro, com mais ações, você teria direito a receber mais dividendos).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas como isso acontece? Independentemente se as ações ficam depositadas em uma conta na tesouraria ou se são canceladas, estamos trabalhando com um número menor de ações. Com menos ações, o Lucro por Ação (e também o Dividendo por Ação) acaba sendo maior.

Exemplo prático:

Suponhamos que o dividendo a ser pago é de 100 reais e existem 10 ações, logo o Dividendo por Ação é de 10 reais. Agora, imagine que a empresa “X” continue distribuindo os mesmos 100 reais, no entanto, agora só existem 8 ações. Neste novo cenário, o Dividendo por Ação é de 12,50 reais.

Ou seja, o dividendo ficou maior. Você, como acionista, acaba tendo uma fatia maior na empresa, teoricamente, e se beneficia disso.

Como informações adicionais, a recompra costuma ter um prazo longo (isto é, a empresa pode ir fazendo o movimento de recompra ao longo do tempo que foi estipulado).

No levantamento do InfoMoney, por exemplo, foi identificado que a maior parte dos planos anunciados para este ano (44,7 por cento) preveem que as recompras aconteçam nos próximos 18 meses e, em 21,3 por cento dos casos, a duração prevista é de 12 meses. Mais da metade (52 por cento) pretende resgatar entre 5 por cento e 9 por cento das ações em circulação.

Além disso, assim como os dividendos e os Juros sobre Capital Próprio (JCP), a recompra também é considerada uma importante fonte de valor para o acionista.

Últimos comentários

Vai cair muito ainda
A regra é muito simples : Quanto maior o risco maior a remuneração ! Obviamente o momento é de alto risco, consequentemente os resultados poderão ser muito compensadores ou então desastrosos.Entretanto, quando todos correm na mesma direção da renda fixa coloco o Warning em alerta e fico ponderando em correr na direção contrária.
Com Selic a 13%, títulos de renda fixa com 130% do CDI a 17% ao ano. Admiro quem tem a coragem de falar que ação está barata e sair comprando
Interessante sua tese, mas por exemplo comprei ações este ano que me renderam bons retornos. Como vale, Cielo btg pactual não foram 17% foram 60% em média. Então fica com seus 17% e segue sua vida.
isso, vamos dar liquidez para os institucionais mais uns 3% de alta eles irão desovar suas posições em cima do fluxo do varejo
gostaria de saber se esses analistas conseguem dormir tranquilo incentivando inocentes a comprarem bolsa no topo de uma tendência de baixa, fora inflação nos dois digitos, selic etc
O brasil continua muito barato
Bolsa no. Brasil não tem mais atratividade , nem para o investidor interno, nem para o investidor externo. Não tem nenhuma notícia alvissareira. Todos os dias, só notícias ruins. Bolsa no azul, só com a posse do novo Governo em Janeiro de 2023.
Faltou a mais importante! a Vale que anunciou em 27/04 novo programa de recompra de até 500 milhões de ações
Então, para concluir, Quais empresas pagadoras de dividendos estão em programa de recompra?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.