Apesar do Aumento dos Preços das Ações, o Medo Aumenta

Apesar do Aumento dos Preços das Ações, o Medo Aumenta

Michael Kramer  | 22.05.2020 10:31

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Muito silenciosamente, os ativos de porto-seguro têm subido e, em alguns casos, a preços não vistos em anos. A grande recuperação de ativos como o ouro ocorreu apesar de uma alta massiva no mercado de ações. Embora alguns investidores pensem que o aumento repentino do metal se deva às expectativas de uma rápida inflação, parece provável que as entradas no ouro tenham mais a ver com a segurança que o metal precioso oferece.

Uma razão pela qual os investidores podem estar em busca de segurança é que o Índice de Volatilidade (VIX) permanece teimoso em níveis elevados em torno de 30, nível que sugere que os mercados de ações ainda estão voláteis. Espera-se que essa volatilidade permaneça alta com base na estrutura de prazos do VIX, que atualmente sugere que o índice permanecerá alto por muitos meses.

Dada a relação inversa entre o VIX e o mercado de ações, isso provavelmente significa que as ações estarão em uma corrida louca no mesmo período.

Ouro Futuros

Expectativas de inflação são baixas

Acredite ou não, os preços do ouro atingiram níveis vistos pela última vez no ano de 2012. O recente aumento do metal começou em março, quando os preços das ações e dos ativos de risco estavam em queda. Mas a forte alta do ouro continuou apesar da recuperação dos preços das ações desde a baixa de março. A medida parece ter mais a ver com investidores que buscam segurança, em vez de um aumento em taxas de inflação pelas medidas quantitativas de flexibilização do Fed.

Indicadores de inflação, como expectativas futuras de inflação de 5 anos, estão em alguns dos níveis mais baixos desde 2003, com apenas o período de 2008 e 2009 apresentando expectativas mais baixas.

Expectativa de Inflação 5 anos

Além disso, o dólar dos EUA tem estado notavelmente estável, se não ainda mais forte, durante todo o período pandêmico, sinalizando também que as pressões inflacionárias provavelmente não serão um fator no curto prazo. Isso faz com que o movimento atual do ouro, nas mãos de quem procura um porto seguro para colocar seu dinheiro, seja potencialmente um sinal de que os investidores temem mais volatilidade do mercado de ações.

O índice VIX permanece alto

A estrutura do VIX parece confirmar a ideia de que a volatilidade provavelmente permanecerá elevada no futuro próximo. De acordo com dados do VIX Central, o índice deve permanecer acima de 30 até novembro. Isso nos levaria diretamente à eleição presidencial dos EUA, após a qual o VIX deverá cair para cerca de 29 no ano que vem.

Estrutura VIX

Quedas agudas por vir?

Essas expectativas sugeririam que o mercado acionário poderia facilmente observar algumas quedas muito acentuados nesse período. Parece indicar que, apesar da recuperação massiva dos preços das ações e dos ativos de risco, pode ser que nem tudo seja tranquilo. Os custos crescentes do ouro e as expectativas de um índice VIX elevado parecem indicar que os investidores ainda esperam que a volatilidade permaneça muito alta no mercado de ações e que talvez não vejamos esses níveis se estabilizarem até 2021. O medo dessas quedas severas pode muito bem ser a razão subjacente pela qual os investidores estão se reunindo em ativos como o ouro.

Pode acontecer que, enquanto a pandemia de coronavírus persistir, os investidores possam ficar com medo e prontos para fugir ao primeiro sinal de que as taxas de infecção estão começando a subir ou a recuperação econômica está estagnando. Até que chegue o momento em que o vírus seja apenas uma memória distante, podemos esperar que a volatilidade permaneça alta e que os investidores continuem a acumular dinheiro em ativos de porto-seguro.

Michael Kramer

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Hygor Mota
Hygor Mota

Estava comprado em 12 papeis, hj estou com 6 e me desfazendoA correcao sera grande quando as consequencias forem chegando  ... (Leia Mais)

24.05.2020 20:20 GMT· Responder
Eduardo Finamore
Eduardo Finamore

Kramer vc tem de fazer analise semelhante mas comparando ibovespa com ativos livre de risco. O IBOV vai recuperar na forma de um “visto” ou pode cair? Qual o “nosso” raciocinio?  ... (Leia Mais)

24.05.2020 12:41 GMT· Responder
henrique leusin
henrique leusin

Olá Kramer. Em março, quando foi a mínima do SPY (SP&500), a qualidade das negociações (tick by tick) era “Neutra”, mas já no início de abril elas virou “Compradora” e estão até hoje (ontem). Parece que tem tudo a ver com a vacina da Moderna, mesmo com os resultados trimestrais sombrios à frente.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 17:13 GMT· Responder
Adriano Dos Santos Fonseca
Adriano Dos Santos Fonseca

Bom na minha opinião faça compras recorrentes em ações seja em itsa4 ou qualquer outra...sem contar que empresa que paga dividendos sempre volta... assim acredito veja ex. TAEE11.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:59 GMT· Responder
Giovani Mello
Giovani Mello

o Urso ainda vai dar trabalho, haja coração meu amigo haha só esperando bbdc4 cair a 16 reais de novo.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:48 GMT· 1 · Responder
Hermínio Neto
Hermínio Neto

Alguém sabe se é uma boa oportunidade p comprar itausa, ou as ações devem abaixar com a piora da crise do corona no br?   ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:27 GMT· 3 · Responder
André Scherer
André Scherer

Dólar e ouro em nível alto sem qualquer surpresa. Tensão geopolítica em ponto de ebulição. Pandemia atingindo os EUA. Tensão jurídica entre Alemanha e UE. Líderes despreparados mundo afora. Motivos para um VIX alto não faltam.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:19 GMT· Responder
Jose Claudio Junior
Jose Claudio Junior

PQP! tenha paciência!  ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:05 GMT· Responder
anderson Luis
anderson Luis

O cara sai é com o dinheiro não éCom as ações não seu enganador kkkkkkk outro dinheiro entra no lugar colunista risos agora problema é do robô da B3 se quiser derreter as ações estarei pronto pComprar kkkkk  ... (Leia Mais)

22.05.2020 16:04 GMT· 2 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.