Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Devaneios de um Bull Convicto - Tônica da Semana

Publicado 02.07.2018, 13:17
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Comentei semana passada que tinha um feeling, um sentimento bom. Algo difícil de explicar ou uma tese até mesmo difícil de sustentar, pois não tem um embasamento racional clássico. Tipo 3 motivos para comprar agora. Até dá pra arranjar esses 3 motivos, mas tem uns outros 15 que te dizem espere! Rs.

Fato é que as certezas vão sendo precificadas rapidamente em bolsa e acabam por retirar oportunidades ímpares. É tipo o pegar ou largar. Hoje ainda temos a oportunidade de “pegar” um IBOV negociando abaixo da média do múltiplo P/L, mas supondo um cenário com Bolsonaro eleito e Paulo Guedes dando as cartas na economia e conseguindo avançar minimamente em sua agenda econômica. Tenho grande convicção que o IBOV estaria em outro patamar e teríamos muitos chorando o leite derramado. Abaixo o gráfico de P/L que o Itaú (SA:ITUB4) divulgou recentemente:

P/L do Ibovespa

Já vi outro gráfico desses mostrando um número menor, mas independente de ser 9x ou 10x o fato é o desconto ante a média e, a meu ver, uma possibilidade real de ganhos de mais de 30% investindo em bolsa nos próximos meses.

Me chamem de louco hoje e me cobrem isso em 12 meses!

O fato é que em ciclos de longo prazo isso é normal. No início ainda somos carregados pelas incertezas, as manchetes de jornal, e a bagagem de 12, 24, 36 ou 60 meses de performance fraca e uma bolsa que não anda. O Henrique Bredda do fundo Alaska postou no Twitter um gráfico que achei bem bacana e fala um pouco disso de longo prazo. O Henrique erra como todo mundo, mas ele é muito inteligente e perspicaz. Gosto do approach dele de ciclos. Abaixo gráfico de longo prazo do Ibovespa em dólar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ciclos do Ibovespa em dólar

As mudanças de ciclos são acompanhadas de diversos eventos. Até mesmo difíceis de imaginar ex-ante. Quantos imaginavam que Lula ia realmente seguir políticas mais ortodoxas na economia, ou que o ciclo de commodities que coincidiu com o seu mandato iria tão longe; quantos em 94 acreditavam que o plano Real ia ser o sucesso que foi e assim vai.

Hoje, ex-ante em 2018 é difícil supor ou acreditar, mas e se políticas liberais sejam adotadas no próximo governo? Se houverem mais privatizações? Se a previdência for reformada? Ou se a Índia e seus 1 bilhão de habitantes ser uma “nova China” para o consumo de commodities?

Enfim devaneios de um bull convicto, kkk.

Voltando a realidade

O VIX segue alto e isso tem segurado o mercado lá fora.

Índice de Volatilidade VIX

O interessante é que a Treasurie está comportada e o ouro seguiu caindo. Nesse patamar o ouro pode ser um hedge contra surpresas desse VIX.

Ouro futuro

E mesmo com a Treasurie comportada o dólar seguiu forte. Contundente, moeda forte são outros 500.

Índice dólar

Pra nós o que mais importa ou o que foi um baita alento recentemente são essas 2 coisas a meu ver:

1. O petróleo que acabou puxando o índice de commodities e é bem favorável pros emergentes

Índice de commodities Dow Jones vs Petróleo

2. A curva de 10 anos fraquejando, caindo levemente, passou a paúra será?

Título do Brasil a 10 anos

Indo pro macro não tem muita coisa boa não para mostrar, mas os dados de crédito na semana passada me pareceram bem bonzinhos.

  • O ciclo continua melhorando com expansão do crédito na economia. Um crescimento de 1,4% na comparação anual (maio 18 x maio 17) e +0,5% ante abril.
  • A inadimplência se manteve estável em 3.4% ante abril, mas com avanços bem importantes na comparação anual, ou seja, o pico de inadimplência já passou. Em maio de 2017 o dado estava em 4%.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vamos aos bons gráficos da Brasil Plural (SA:BPFF11). Primeiro a expansão do crédito e a queda da inadimplência

Expansão do crédito e a queda da inadimplência

O spread vem caindo. Se por um lado é ruim para os bancos, por outro é muto bom para economia. E em relação a ser ruim para bancos, isso é bem questionável, pois basta eles aumentarem sua carteira de crédito para compensar isso. Abaixo o gráfico dos spreads.

Selic e o spread

Junto tudo isso…ciclos de bolsa, pensamento de longo prazo e dados consistentes do setor, penso que bancos estão em liquidação na bolsa e tem que serem aproveitados. Segundo a Plural eles negociam uma média de 7.6x PE18, 6.7x PE19 (P/L) , 1.3x PBV (P/VPA) with a dividend yield of 6.2% for 2018. Me parecem muito baratos! Não por acaso tenho 2 em minha Carteira Will.

Enfim, comentei semana passada:

Enfim, feeling, sentimento, esperança, análise concreta? Não sei, mas me sinto otimista essa semana. Acredito ver retorno à vista!

Sigo aqui na mesma.

Era isso…VAMOS BRASIL!!!

DALE CELESTE URUGUAIA!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.