Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Dólar hoje: Semana desafiadora para a moeda brasileira

Publicado 08.04.2024, 06:00
Atualizado 11.10.2023, 23:02
Boa semana, mercado do câmbio! E lá vamos nós para mais uma semana desafiadora para a moeda brasileira. Para contextualizar, iniciaremos aqui, como sempre, com a cotação de fechamento do último pregão. O dólar à vista fechou a semana passada cotado a R$ 5,0654 para venda, conforme informado pela Getmoney. 
 
Embora o que está fazendo preço no dólar seja o noticiário externo, por aqui temos catalizadores pesando também. A Petrobras (BVMF:PETR4) deu uma afugentada nos investidores, com a “ameaça Mercadante”, que desagradou o mercado, por se tratar de uma figura intervencionista. Além disso, segue o “braço de ferro” entre o Congresso e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, numa tentativa desesperada de Haddad aumentar a arrecadação sob o risco de não consguir gastar tanto quanto esse governo espera, afinal o gasto agora está atrelado a arrecadação. Isso tudo não está facilitando nada o ambiente para o real.
 
Na sexta-feira, conforme eu tinha dito aqui para vocês, o Payroll veio mais forte do que esperado, e isso impactou na cotação do dólar. Como a criação de vagas de empregos nos EUA veio acima do esperado, o mercado crê que o Fed possa adiar o início do ciclo de corte de juros e isso faz com que o dólar suba ante a moedas emergentes. Pelo simples fato de que é melhor investir em país onde o ambiente é mais seguro do que aqui, por exemplo, que apesar do diferencial de juros ainda compensar existe uma insegurança jurídica. Pelo menos por enquanto, até que se defina se o déficit zero será cumprido e como, e o desenrolar da reforma tributária, o investidor vê o Brasil como no mínimo duvidoso para colocar sua grana. 
 
Para esta, o semana mercado vai operar na expectativa da quarta-feira, data que sairá a Ata da última decisão de política monetária do Fed nos EUA, Nesta Ata, poderemos ver pistas sobre os próximos passos da decisão de juros por lá, que na verdade é o que está dando o tom ao preço do dólar. Além disso, na quarta sairá por lá o IPC. Aqui também, no mesmo dia, teremos um importante índice de inflação, o IPCA, e na China o IPC e IPP. 
 
Agora é acompanhar e ver o cenário doméstico na política e economia para dar aquela “apimentada” no câmbio. O calendário econômico para hoje está bem vazio: aqui sairá o tradicional Boletim Focus de todas as segundas-feiras, e nos EUA as expectativas de inflação ao consumidor. 
 
Ótima semana a todos e muito lucro.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Ótimo artigo. obrigado por compartilhar!
Plano perfeito e simples (na teoria) pra Haddad implantar,se tivesse coragem e vontade.1. Congela/limita despesas por 1 ano com reforma administrativa que ELEVE A PRODUTIVIDADE DO SETOR PÚBLICO, até zerar déficit fiscal 2. torna o câmbio fixo por 1 ano em 4,70 aproximadamente, acelera o que for possível da reforma tributária. Isso iria ancorar inflação, reduzir SELIC e elevar RENDA e EMPREGOS e impostos também.
Único caminho pra LULE e HADDAD seria queimar um pouco das reservas pra alavancar a economia.
Unico caminho????? : reduzir despesas … reduzir a cambada, viajar menos …!!
Unico caminho 👀🤷🏽‍♂️?: reduzir despesas, viajar menos …!!!
ele viajar pode até ser irritante, mas pra efeito de gastos é realmente ínfimo o gasto
Eu mesmo to surfando muito nessa volatilidade do Brasil haahha #FazuEllon
Otima analise Vanessa. Economes pratico e esclarecedor. Parabens
Quem não acompanha a Vanessa é louco!! Bom dia e boa semana a todos!
Bom dia! Ótima resenha.
Sempre clara e objetiva. Parabéns!!! Ótima semana!
bom dia.. obrigado Vanesss. muito bom .
o Brasil está nunha, situação, difícil, polícia e jurídica. muita inceguranca.
sim falta muita educação pessoal não sabe nem escrever direito
VDD faltou a ç em inçegurança.
Muito bom, Vanessa.Uma aula de economia.
Bom dia! Obrigado Vanessa e boa semana pra todos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.