Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Em 2024, a perspectiva para as commodities é de otimismo cauteloso

Publicado 05.12.2023, 10:00
Atualizado 16.06.2021, 08:30

As commodities tendem a se valorizar no ano que vem com base em fundamentos favoráveis, riscos geopolíticos persistentes e expectativas de flexibilização pelo Federal Reserve. No entanto, diante da incerteza com o crescimento global, temos uma visão cautelosamente otimista para o complexo de commodities em 2024.

Resumo Executivo

O ano de 2023 deveria ter sido de alta para o complexo de commodities, que foram a classe de ativos que mais se valorizou em 2021 e 2022 e, no início deste ano, tinham potencial para repetir esse desempenho, especialmente com os receios em torno do abastecimento de gás durante o inverno europeu de 2022/23 e as tensões geopolíticas elevadas.

Contudo, isso não se concretizou, com o complexo em queda no ano. A Europa teve um inverno de 2022/23 anormalmente quente, o que deixou o mercado de gás bastante folgado. Os mercados também subestimaram a capacidade dos fluxos comerciais de se adaptarem a sanções e restrições relacionadas à invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto a retomada da China não ocorreu conforme o esperado, com vários pontos fracos na economia, especialmente no setor imobiliário. Enquanto isso, o aperto dos bancos centrais e um dólar americano mais forte criaram obstáculos para os mercados de commodities.

Temos uma visão moderadamente positiva sobre grande parte do complexo para 2024. Os fundamentos para a maioria das commodities estão entre neutros e levemente positivos. Além disso, o cenário geopolítico tenso provavelmente continuará em 2024. A expectativa de que o Federal Reserve dos EUA reverta o aperto da política e comece a reduzir as taxas de juros no próximo ano, junto com um dólar americano mais fraco, também deve dar algum impulso para as commodities. No entanto, há riscos claros de demanda, diante das projeções de um crescimento global mais fraco no próximo ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Petróleo

Para o petróleo, a política da Opep+ será crucial para as perspectivas. O grupo e, em particular, a Arábia Saudita demonstraram sua vontade de sustentar os preços este ano e não esperamos que isso mude em 2024. Reconhecidamente, quanto mais a Opep+ reduz, mais difícil fica para o grupo concordar com reduções mais profundas. Por enquanto, vemos o mercado de petróleo equilibrado na primeira metade de 2024 antes de entrar em déficit na segunda metade do ano, o que deve fazer os preços negociarem acima dos níveis atuais. Um risco-chave em torno do fornecimento de petróleo permanece as tensões no Oriente Médio e a possibilidade de uma aplicação mais rigorosa das sanções dos EUA contra o Irã. Isso deixaria o mercado de petróleo muito mais apertado do que o esperado.

Gás natural

Temos uma visão neutra sobre o {8862|gás natural europeu}}, tendo iniciado a temporada de aquecimento de 2023/24 com armazenamento cheio. Esperamos que o armazenamento termine este inverno abaixo dos níveis do inverno passado, mas ainda bem acima da média. Isso deve, mais uma vez, tornar a tarefa de reabastecer o armazenamento no próximo verão viável. O risco de uma forte reação da demanda e oferta limitada de GNL no curto prazo também é a razão pela qual acreditamos que a queda no TTF é limitada. No entanto, os mercados globais de gás começarão a ver novas capacidades de exportação de GNL entrando em operação no final de 2024, deixando a Europa menos vulnerável a partir do final de 2024.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O crescimento da capacidade de GNL em 2024 será liderado pelos EUA, que enfrentarão uma maior demanda de exportação em um cenário de desaceleração da produção doméstica de gás natural. Por isso, temos uma visão mais otimista sobre os preços do gás natural dos EUA no ano que vem.

Metais

A China é o principal fator para os metais. O setor imobiliário deve continuar fraco em 2024, o que implica uma demanda menor por metais. Além disso, os estoques de metais básicos na Bolsa de Metais de Londres (LME) subiram nos últimos meses (de mínimos históricos), reduzindo as preocupações sobre mercados restritos no curto prazo, embora os estoques ainda estejam baixos em termos históricos. Para 2024, a maioria dos mercados de metais básicos deve estar equilibrada ou com pequeno superávit, mas esses equilíbrios podem mudar para déficit, dependendo da demanda. Os fundamentos de longo prazo favoráveis para vários metais e os estoques apertados sugerem que há espaço para alta para a maioria dos metais em 2024, mesmo com os mercados equilibrados.

O níquel é o metal básico com os fundamentos mais fracos para 2024, com o mercado permanecendo em grande superávit por vários anos, devido ao forte crescimento da produção na Indonésia.

Os metais preciosos devem se valorizar no próximo ano, e esperamos que o ouro atinja novos recordes em 2024. As expectativas de que o Fed começará a cortar as taxas, junto com a previsão de um dólar mais fraco, devem estimular a demanda de investimento, após fortes saídas de ETFs este ano. Uma demanda de investimento mais forte, somada às compras contínuas de bancos centrais, será positiva para os preços do ouro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alimentos

Medidas protecionistas de alimentos surgiram após a invasão da Ucrânia pela Rússia, com preocupações sobre a segurança alimentar. O fenômeno El Niño manteve essa tendência por grande parte deste ano. E com eleições em vários países em desenvolvimento no próximo ano, é provável que o protecionismo alimentar continue em 2024.

Os mercados de grãos foram pressionados este ano, apesar da queda nas exportações de grãos da Ucrânia após a suspensão da Iniciativa de Grãos do Mar Negro. O forte aumento da oferta de outros grandes fornecedores compensou as preocupações com as menores exportações ucranianas. Entrando em 2024, os preços do milho devem continuar sob pressão com o aumento dos estoques, enquanto esperamos que os preços da soja caiam devido à forte produção na América do Sul. Somos relativamente mais favoráveis ao mercado do trigo, com os estoques globais continuando a se reduzir nesta temporada.

As commodities agrícolas tiveram um ano volátil com El Niño e eventos climáticos mais amplos afetando a oferta. O cacau em Londres foi negociado em níveis recordes e, com a expectativa de um terceiro déficit consecutivo, o mercado de cacau provavelmente permanecerá volátil até 2024. No entanto, dado os níveis atuais de estoque, é difícil justificar o grau de força que vimos no mercado. O mercado de açúcar também teve um bom desempenho este ano, com El Niño afetando a produção na Ásia e deixando o mercado global em déficit em 2023/24. Vemos os preços permanecendo elevados pelo menos até o início da próxima safra do Centro-Sul do Brasil, que deverá ser outra grande colheita.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em resumo, temos uma visão moderadamente positiva sobre o complexo de commodities para 2024.

***

Aviso: este artigo tem fins meramente informativos e não representa qualquer oferta ou recomendação de investimento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.