Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

ETFs Setoriais Para Exposição a Ações Industriais e de Tecnologia da Informação

Publicado 02.01.2022, 17:12
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Neste terceiro artigo da nossa série de quatro partes, olhamos para cada um dos 11 setores do S&P 500 e para os ETFs que proporcionam exposição a cada segmento.

No momento dessa publicação, o S&P 500 está em patamares históricos, com alta de 27,8% no ano. No entanto, nem todos os setores apresentaram o mesmo retorno.

Na primeira parte da série, analisamos os Serviços de Comunicação, Itens de Primeira Necessidade e Artigos de Luxo. Na segunda, abordamos Energia, Finanças e Saúde.

Agora, vamos analisar os setor Industrial e de Tecnologia da Informação. Encerraremos a série amanhã, quando abordaremos os segmentos de Materiais, Imobiliário e de Serviços Públicos.

1. Industrial

O Industrial Select Sector SPDR® Fund (NYSE:XLI) proporciona exposição a empresas que fabricam, montam ou distribuem bens de capital. Os subsetores incluem aeroespacial e defesa, construção, equipamento elétrico, testes e medições, transporte e maquinário industrial.

Gráfico Semanal do XLI

O XLI, que acompanha o desempenho do Industrial Select Sector Index, tem 72 posições. O fundo foi lançado em dezembro de 1998. Cerca de um quinto das empresas vêm da área de maquinários, seguida de aeroespacial e defesa (17,38%), conglomerados industriais (12,82%), rodovias e ferrovias (11,65%) e transporte aéreo, de cargas e logística (8,21%)

Os principais nomes na lista são o grupo de transporte ferroviário Union Pacific (NYSE:UNP) (SA:UPAC34), o peso pesado do transporte e logística United Parcel Service (NYSE:UPS) (SA:UPSS34), a empresa de fabricação e tecnologia Honeywell International (NASDAQ:HON) (SA:HONB34), os gigantes aeroespaciais e de defesa Raytheon Technologies (NYSE:RTX) (SA:RYTT34) e Boeing (NYSE:NYSE:BA) (SA:BOEI34) e a fabricante de equipamentos de construção Caterpillar (NYSE:CAT) (SA:CATP34). Perto de 40% dos ativos estão concentrados nas 10 principais ações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em 2021, a ação avançou cerca de 19,5%. Seu dividend yield é de 1,2%. O XLI atingiu a máxima histórica em meados de novembro. As relações P/E e P/B são de 22,62 x and 5,03, respectivamente. Dada a significante escalada dos preços, uma possível queda em direção a US$ 102 ou menos aumentaria a margem de segurança.

McKinsey sugere que as empresas bem-sucedidas no setor industrial geralmente tomam "três passos: a alavancagem da tecnologia para alcançar um crescimento lucrativo, a instituição de uma melhor fiscalização corporativa e a construção de uma plataforma por meio de M&A para impulsionar a expansão".

Portanto, os investidores em potenciais precisariam pesquisar bem as empresas individuais para ver se elas merecem estar em suas carteiras de longo prazo. Uma opção para os investidores é avaliar a compra de um ETF. Dois outros fundos semelhantes também merecem atenção: o Vanguard Industrials Index Fund ETF Shares (NYSE:VIS) e o iShares U.S. Industrials ETF (NYSE:IYJ).

2. Tecnologia da Informação

No ano passado, o índice S&P 500 Information Technology proporcionou um retorno de 35,5%. Este setor chave inclui empresas de segmentos como software e serviços, semicondutores e equipamentos, além de hardware e equipamentos de tecnologia.

O aumento da digitalização durante a Covid-19 resultou em um crescimento significativo para o setor. Consequentemente, temos uma vasta gama de ETFs que podem ser atraentes para os investidores:

  • iShares Semiconductor ETF (NASDAQ:SOXX) — alta de 45,4% no ano;

  • SPDR® S&P Semiconductor ETF (NYSE:XSD) — alta de 44,0% no ano;

  • iShares U.S. Technology ETF (NYSE:IYW) — alta de 37,0% no ano;

  • Technology Select Sector SPDR® Fund (NYSE:XLK) — alta de 35,6% no ano;

  • Fidelity® MSCI Information Technology Index ETF (NYSE:FTEC) — alta de 31,4% no ano;

  • Vanguard Information Technology Index Fund ETF Shares (NYSE:VGT) — alta de 31,2% no ano;

  • Invesco S&P 500® Equal Weight Technology ETF (NYSE:RYT) — alta de 29,0% no ano;

  • Invesco QQQ Trust (NASDAQ:QQQ) — alta de 28,5% no ano;

  • Defiance 5G Next Gen Connectivity ETF (NYSE:FIVG) — alta de 26,0% no ano;

  • First Trust Cloud Computing ETF (NASDAQ:SKYY) — alta de 11,2% no ano;

  • SPDR® S&P Software & Services ETF (NYSE:XSW) — alta de 9,3% no ano;

  • Invesco NASDAQ Next Gen 100 ETF (NASDAQ:QQQJ) — alta de 9,2% no ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Como as métricas acima destacam, os semicondutores têm sido o queridinho de Wall Street. Segundo a Associação da Indústria de Semicondutores, "as vendas mundiais de semicondutores subiram US$ 48,8 bilhões em outubro de 2021, um aumento de 24 em relação a outubro de 2020". Para 2022, a previsão é que as vendas globais anuais cresçam quase 9%.

Por isso, o ano novo provavelmente trará máximas históricas para muitas empresas de chips. Ao longo do ano, vamos também vários fundos de tecnologia de alto crescimento em outros subsetores.

Últimos comentários

ainda acho que em 2022 o setor de tecnologia continua sendo um bom investimento .será?.
Boa noite gente . ainda bem que todo estás no plano . aparentemente o mercado tá rentável .. não tenho capital mais cuando tiver invisto foi mão .
todo sai bem . alta boas . ainda na luta copiado
todo sai bem . alta boas . ainda na luta copiado
copiado
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.