Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Falta de consenso dentro da pequena área é pênalti

Publicado 02.02.2024, 20:00
USD/BRL
-
BVSP
-

Ibovespa cai -5% desde o início do ano, enquanto o dólar sobe +2% contra o real. 

Qualquer pessoa que acompanhe minimamente o terminal Bloomberg vai lhe explicar que o repique dos yields dos Treasuries deu uma azedada no clima.

Ainda que o mercado tenha ensaiado um direcionamento dovish ao fim do ano passado, a distribuição dos palpites sobre corte de juros nos EUA segue totalmente errática.

Tem gente séria acreditando em 50 bps de corte já em 20 de março e gente seríssima apostando em um primeiro ajuste só na reunião de 7 de novembro.

Ou seja, ninguém faz ideia.

Sobre China, Rogério Xavier tem pesadelos, Luis Stuhlberger acredita em uma desaceleração moderada e a Gavekal está mandando comprar a "oportunidade do século", com bolsa chinesa negociando a 8x lucros.

Mas a história não para por aí.

Em paralelo ao cenário internacional, carregamos nossas próprias culpas.

Afinal, o primeiro ano do Governo Lula fechou com um déficit primário de -2,12% do PIB, pior do que o prometido, deixando em xeque a meta fiscal de 2024-26.

Ao mesmo tempo, sob uma ótica de comparação com pares, vários outros mercados emergentes caíram tanto ou mais do que Brasil neste início de ano.

África do Sul perde -6% em dólar.

Coreia do Sul derrete -9%.

Existem problemas fiscais por lá também?

Bem, o fiscal está deixando a desejar no mundo inteiro, é um vício sistêmico disfarçado de intrínseco.

Mas não acho que o dinheiro está saindo dos emergentes por conta do fiscal.

Tem gente vendendo Ásia para comprar Brasil + México, tem gente vendendo Brasil para comprar big techs americanas, e tem gente vendendo big techs pra voltar para uma Ásia a preço de barganha.

Vai entender…

Essa situação de falta de consenso costuma demarcar os preâmbulos de grandes direcionamentos do fluxo de capital global (pode ser para o bem ou para o mal).

Vamos cada um para um lado até que, de repente, estão todos indo para o mesmo lugar.

De certa forma, é uma surpresa que tamanha dispersão esteja acontecendo neste início de 2024.

Até pouco tempo atrás, o ano prometia um cenário mais inteligível, no sentido de que os intervalos de confiança para os principais eventos "mapeáveis" pareciam mais bem delineados.

No entanto, esses intervalos ganharam amplitude. 

É como se a volatilidade de fora da caixa tivesse sido remanejada para dentro da caixa; ela foi movida de lugar, mas não foi resolvida.

Não é um ano de "unknown unknowns" como foi 2023, mas pode ser um ano de "known unknowns" bastante desafiador.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.