Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Fed cortará mesmo juros em junho? Dados são balde de água fria nessas esperanças

Publicado 04.04.2024, 13:47
Atualizado 09.07.2023, 07:31

As expectativas de que o Federal Reserve (Fed) iniciará a redução das taxas de juros em junho foram abaladas após os dados robustos da pesquisa industrial de março.

Os mercados ainda estão avaliando chances moderadas de que o relaxamento monetário comece no final do segundo trimestre, contudo, os dados recentes estão reforçando a possibilidade de postergar a mudança para uma política monetária mais acomodatícia.

Um ponto de destaque é a recuperação do setor manufatureiro dos EUA, conforme indicado pelos dados de pesquisa recentes.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial do Instituto de Gestão de Oferta (ISM) superou o limiar neutro de 50 em março, sinalizando a primeira expansão do setor desde 2022. Embora possa haver volatilidade nos dados, as perspectivas de recuperação são as mais promissoras em anos, segundo esta pesquisa.PMI industrial dos EUA

“É prematuro afirmar que a contração na manufatura cessou, e com o aumento das pressões inflacionárias no setor nos últimos três meses, isso pode influenciar a trajetória das taxas de juros em 2024”, afirma Conrad DeQuadros, assessor econômico sênior na Brean Capital.

Enquanto isso, o rendimento do Tesouro dos EUA de 2 anos, que é sensível às mudanças na política monetária, ainda indica uma expectativa de afrouxamento por parte do mercado.

O rendimento de 2 anos encerrou em 4,70% no dia 2 de abril, próximo ao pico de quatro meses, mas ainda abaixo da faixa de 5,25% a 5,50% da taxa de fundos do Fed, sugerindo que o mercado ainda espera uma possibilidade de redução das taxas no curto prazo.Taxa de 2 anos vs Taxa de juros efetiva

Contudo, a taxa de 2 anos tem previsto um corte nas taxas há mais de um ano, sem se concretizar mês a mês. Será diferente desta vez? A probabilidade está diminuindo, com base nos dados econômicos recentes que indicam um viés de crescimento contínuo nos EUA.

Por exemplo, o modelo GDPNow do Fed de Atlanta estima (a partir de 1º de abril) que o relatório inicial do PIB do primeiro trimestre mostrará um crescimento de 2,8% (taxa anual ajustada sazonalmente real). Apesar de estar abaixo do ritmo do último trimestre, um crescimento de 2,8% (se confirmado) representa uma expansão robusta, sugerindo que cortes nas taxas podem ser precipitados.Probabilidade de juros futuros

No entanto, os futuros dos fundos do Fed ainda preveem uma chance moderada de que o corte nas taxas comece em junho.

Comentários recentes de membros do Fed, no entanto, introduzem mais incertezas quanto ao timing do alívio monetário.

A variável crítica é a inflação, e as atualizações mais recentes indicam que as pressões inflacionárias continuam persistentes, portanto, o progresso em direção à meta de inflação de 2% do Fed pode ser mais lento do que o previsto.

“Continuo a acreditar que o cenário mais provável é que a inflação siga sua tendência de queda para 2% ao longo do tempo. No entanto, preciso observar mais dados para fortalecer minha confiança”, diz Loretta Mester, presidente do Federal Reserve de Cleveland, em declarações preparadas no dia 2 de abril. “Não espero ter informações suficientes até a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) para tomar essa decisão.”

Será que devemos descartar junho como o início dos cortes? Ainda não, mas a probabilidade está diminuindo de que uma mudança para uma política dovish ocorra em dois meses.

O relatório de empregos de sexta-feira (5 de abril) para março pode trazer mais clareza. Os economistas esperam um ritmo mais moderado de contratações, mas ainda forte o suficiente para sustentar uma economia dinâmica, de acordo com a previsão de consenso via Econoday.com.

“Embora junho ainda seja uma possibilidade, a convicção do mercado de um corte pelo Fed até essa data está se enfraquecendo”, alertam os estrategistas da ING, incluindo Benjamin Schroeder, em uma nota de pesquisa. "Nas próximas semanas, alguns membros do Fed provavelmente continuarão a falar sobre cortes em junho, mas, no final, os dados decidirão."

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Muito provável que caia em Junho, na pior das hipóteses cai no máximo em Julho, nenhuma economia aguenta juros altos por tempo demais, ainda mais nos EUA com sua dívida de 34 trilhões e subindo, o Fed é excessivamente conservador e faz C doce pra sinalizar os cortes, mas eles virão em questão de poucos meses
Pagaram pra vc escrever isso né!? kkkk Divida publica do Eua ta extratosferica, cortar o juros é necessidade! Vai estudar mais!
Faz sentido
Sentido nenhum
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.