Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Futuros dos EUA avançam no inicio da semana em meio às tensões no Oriente Médio

Publicado 16.10.2023, 08:00
Atualizado 11.10.2023, 23:02

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em baixa, com os investidores aguardando dados econômicos relevantes da China, Coreia do Sul e Japão nesta semana.

A China divulgará os números do PIB do terceiro trimestre na quarta-feira. Economistas esperam uma expansão anual de 4,4%, abaixo dos 6,3% no trimestre anterior.

O banco central da Coreia do Sul anunciará a sua decisão sobre as taxas de juros na quinta-feira. O Banco da Coreia manteve as taxas estáveis ​​durante cinco reuniões consecutivas em 3,5% desde Fevereiro.

Os dados de inflação de setembro do Japão são aguardados na sexta-feira, antes da reunião de política monetária do banco central do país, nos dias 30 e 31 de outubro.

O Nikkei do Japão fechou em baixa de 2,03%, para 31.659,03, liderando as quedas entre os principais benchmarks regionais.

O Kospi da Coreia do Sul encerrou a sessão com quedas de 0,81%, a 2.436,24 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 0,35% para 7.027,90 pontos, com todos os setores negociando no vermelho, exceto energia, bens de consumo básicos e mineradoras. As mineradoras de ouro Northern Star, Newcrest e Evolution subiram 3,2%, 3,3% e 1,5%, depois que o preço do ouro à vista saltou 3,4% durante o horário asiático. Outro motivo de alta para o setor aconteceu porque os acionistas da Newcrest votaram esmagadoramente a favor de uma fusão de US$ 26,2 bilhões com a gigante americana de mineração de ouro Newmont. As gigantes do minério de ferro BHP e Fortescue Metals (ASX:FMG) avançaram 0,4% cada, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) subiu 1,1%. O setor de energia fechou o dia em alta, com as mineradoras de carvão Whitehaven, New Hope e Yancoal ajudando a impulsionar o setor com alta de 1%, 1,4% e 1,6%, respectivamente. As petrolíferas Santos e Woodside Energy fecharam em alta de 0,9% e 1,2%, respectivamente.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,88%, para 17.602,50 pontos, enquanto na China continental, o Shanghai Composite caiu 0,46%, fechando em 3.073,81 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 1,42%, em 9.924,92 pontos.

O Banco Popular da China manteve inalteradas as principais taxas de empréstimo de curto e médio prazo, com a taxa de recompra reversa de 7 dias em 1,8% e a taxa de empréstimo de médio prazo a um ano em 2,50%, como esperado.

EUROPA: Os mercados europeus iniciam a nova semana de negociações com volatilidade, à medida que os investidores avaliam a turbulência no Médio Oriente.

A região acompanha de perto o que acontece em Gaza, já que se espera que Israel inicie uma ofensiva terrestre no território palestino depois de reunir tropas na fronteira na semana passada. Cerca de 1,1 milhão de palestinos receberam um alerta de 24 horas para evacuar o norte de Gaza na semana passada e mudarem para o sul de Gaza, mas a ordem e o prazo foram fortemente criticados por muitos organismos humanitários.

Durante o fim de semana, centenas de milhares de palestinos tentaram fugir do norte de Gaza, mas a viagem é perigosa e difícil. As condições de vida em Gaza deterioraram rapidamente. Os suprimentos de água, alimentos, energia e medicamentos estão escassos.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,1%. As ações de automóveis e de construção caem, enquanto as ações de mineração sobem.

O alemão DAX 30 e o francês sobem 0,1% cada.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,4%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 1,1%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 1,5%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 1,3% e 1,6%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,9%.

EUA: Os futuros dos índices de ações sobem na segunda-feira, abrindo uma semana movimentada para a temporada de balanços corporativos.

A temporada de balanços esquenta esta semana com 11% das empresas do S&P 500 programado para divulgar resultados. Alguns nomes notáveis ​incluem Johnson & Johnson (NYSE:JNJ), Bank of America (NYSE:BAC), Netflix (NASDAQ:NFLX) e Tesla (NASDAQ:TSLA). Charles Schwab reportará os resultados antes do sino de abertura de segunda-feira.

Esses resultados surgirão após um início sólido do período de relatórios na semana passada. JPMorgan (NYSE:JPM) Chase, Wells Fargo (NYSE:WFC) e UnitedHealth subiram na sexta-feira após divulgarem seus últimos resultados trimestrais. Segundo um analista, apesar destes resultados na sua maioria positivos, alguns em Wall Street estão se preparando para uma maior volatilidade no final do ano, à medida que os rendimentos e os preços do petróleo sobem, a inflação permanece sólida e o conflito segue no Médio Oriente. "A situação no Oriente Médio aumenta os riscos para as ações e é preciso ter bons retornos positivos para justificar esse risco".

No fim de semana, os militares de Israel continuaram a instar os residentes do norte de Gaza a evacuarem, em meio a uma invasão terrestre amplamente esperada. Enquanto isso, o líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, disse no domingo que o Senado trabalharia para aprovar rapidamente um pacote de ajuda militar para Israel enquanto luta contra o Hamas.

As ações estão saindo de uma semana mista. O S&P 500 avançou 0,5% pela segunda semana positiva consecutiva, o Dow Jones Industrial Average
ganhou 0,8%, enquanto o Nasdaq Composite perdeu cerca de 0,2% na semana. Na sessão de sexta-feira, o Nasdaq caiu 1,23%, fechando em 13.407,23 pontos, o S&P caiu 0,5%, em 4.327,78 pontos, enquanto o Dow subiu 0,12%, fechando em 33.670,29 pontos.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro sobem na segunda-feira, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas dos EUA, uma vez que a incerteza sobre o caminho da política monetária, bem como as preocupações geopolíticas, continuam. Os rendimentos e os preços tem uma relação invertida.

Na sexta-feira, o presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, disse acreditar que as taxas de juros poderiam ser mantidas no nível atual e isso permitiria que o seu impacto "se desenrolasse", acrescentando que enquanto as taxas de juro permanecerem restritivas, funcionarão para aliviar a inflação e a economia.

Os comentários de Harker foram feitos no momento em que várias autoridades do Fed sugeriram nas últimas semanas que as taxas podem não precisar ser aumentadas devido ao recente aumento nos rendimentos do Tesouro, restringindo ainda mais as condições financeiras.

Mais comentários de autoridades do Fed, incluindo o presidente do Fed, Jerome Powell, são esperados ao longo da semana. No que diz respeito aos dados econômicos, os investidores obterão novos insights sobre o setor imobiliário e os números das vendas no varejo que serão divulgados na terça-feira.

Os investidores digeriram novos dados de inflação na semana passada, depois que a leitura do índice de preços ao consumidor para Setembro ter ficado ligeiramente acima das expectativas, refletindo aumentos de 0,4% numa base mensal e de 3,7% numa base anual.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: +3,13% em US $ 27.745,20
Ethereum: +1,70% em US $ 1.583,90

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,35%
S&P 500: +0,21%
NASDAQ: -0,02%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +2,86%
Brent: -0,12%
WTI: +0,03%
Soja: +0,16%
Ouro: -0,61%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Obrigado.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.