Gigantes da Tecnologia Buscam o Setor Financeiro

Gigantes da Tecnologia Buscam o Setor Financeiro

Tiago Reis  | 17.01.2020 09:54

Depois de se consolidar como líder absoluto em seus setores, as gigantes de tecnologia (Google (NASDAQ:GOOGL), Apple (NASDAQ:AAPL), Facebook e Amazon (NASDAQ:AMZN)) buscam entrar cada vez mais no mercado financeiro. A Apple possui seu cartão de crédito, o Facebook está tentando implementar sua própria moeda virtual – a Libra – e o Google planeja oferecer serviço de conta corrente para seus usuários. Mas, por que as gigantes de tecnologia estão oferecendo serviços associados aos bancos se esse setor é muito menos lucrativo do que seu core business?

O gráfico abaixo compara o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) médio dos principais bancos mundiais contra o das chinesas BAT (Baidu (NASDAQ:BIDU), Alibaba e Tencent) e das americanas GAFA (Google (NASDAQ:GOOGL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Facebook e Apple (NASDAQ:AAPL)).

Retorno Big Techs x bancos mais importantes

A resposta é... acesso a mais dados! Quando a Apple (NASDAQ:AAPL), Google (NASDAQ:GOOGL) ou Facebook processam um pagamento, eles descobrem muita coisa sobre você. O que comprou, onde, em que dia, horário e por quanto. Estas são informações muito valiosas para os anunciantes e ajudam a direcionar mais ainda a publicidade online.

Segundo pesquisa realizada pela Financial Stability Board (FSB), as maiores empresas de tecnologia já oferecem cerca de 50 serviços financeiros, divididos em nove setores diferentes, sendo os principais Wealth Management, Asset Management, Crédito, Pagamentos e Seguros.

Projeções de analistas apontam que o Google (NASDAQ:GOOGL) Pay tenha 100 milhões de usuários em 2020 e a Apple (NASDAQ:AAPL), 227 milhões. Em pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, mais da metade dos consumidores confiariam no Google e na Apple para gerenciar suas finanças (58% e 56%, respectivamente), mas apenas 35% no Facebook.

Além da questão dos dados, a migração para o setor financeiro é uma forma de diversificar as receitas e gerar mais valor ao cliente, complementando e reforçando as principais atividades comerciais das gigantes de tecnologia, aumentando a base de usuários, o engajamento com o ecossistema e a lealdade a ele.

Essas empresas alcançaram escala nos serviços financeiros rapidamente, em parte, devido à grande base de clientes e ao alto grau de reconhecimento de marca associado aos seus principais negócios existentes.

Há muitas sinergias com os negócios atuais, pois os dados coletados de seus core business podem complementar e aprimorar as atividades de seus serviços financeiros.

Os dados das plataformas de comércio eletrônico podem, por exemplo, contribuir para pontuação de crédito, aprimorando os preços e o gerenciamento de riscos da atividade de empréstimo. As informações provenientes das mídias sociais, ou de pesquisa na internet, podem ajudar a comercializar, distribuir e precificar serviços financeiros para esses usuários

E você? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Tiago Reis

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Arlei Pires
Arlei Pires

Excelente máteria, vou comprar mais ações da apple, e em breve google e amazon. Essas são pra manter minha aposentadoria.  ... (Leia Mais)

20.01.2020 03:42 GMT· Responder
Fabricio Silveira
Fabricio Silveira

Google guarda até nossas senhas  ... (Leia Mais)

17.01.2020 14:08 GMT· Responder
Correia Junior
Correia Junior

Dá medo do Big Brother kkkk  ... (Leia Mais)

17.01.2020 13:04 GMT· Responder
Correia Junior
Correia Junior

Dá medo do Big Brother kkkk  ... (Leia Mais)

17.01.2020 13:04 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App