Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Giro das Commodities: Abarrotamento circunstancial do algodão 23/24 nas mãos da China

Publicado 20.12.2023, 10:00
A circunstância da hora, que vai levar o Brasil a produzir mais algodão, vai precisar da circunstância futura. Uma, é o aumento da oferta da fibra brasileira, em área, correndo para dentro das terras que iriam para o milho, nesse cenário atual no qual haverá desistência de produtores em relação ao cereal diante do risco eminente de resultados fracos na safra de inverno. A outra, a circunstância futura, é se haverá consumo mundial suficiente para absorver todo o algodão.
 
No clássico de qualquer negócio, de que oferta abundante derruba preços desde que a demanda não a enxugue, então o setor vai ter que ficar contando com esse balanço. E tem outra circunstância na linha de frente: os Estados Unidos produziram menos na safra 22/23 pela forte seca do Texas, mas as perspectivas já vistas pelo Departamento de Agricultura (USDA) é a de haverá recuperação. Ainda há a Índia no radar.
Das 3,23 milhões de toneladas de fardos de algodão em pluma em 22/23, em mais 26%, colocou o país na terceira posição entre os maiores - e disputando a liderança em exportações, com mais de 2,6 milhões/t -, já se previa mais 2% para o próximo ciclo, com novos 1,81 milhão de hectares.
 
Mas isso, em dados da Abrapa, lá no ‘longínquo’ outubro, quando as condições de prejuízos em cascata da soja ao milho, pelo calor e seca sem precedentes, mal estavam no monitor. Há de se esperar mais ganhos. A última do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de ontem, já deu o tom. O estado, com 70% da oferta nacional (vamos descontar a safra de verão, que é pequena), vai para área recorde de 1,35 milhão de hectares.
 
Dados também sujeitos a ser revisados, com certeza, e ainda com a Bahia saindo com o plantio atual acelerado, embora o clima não tenha ajudado. Lembra-se, por sinal, de que a SLC (BVMF:SLCE3) já anunciou que sairá mais pesada em fibra. Ao fim desse processo, o horizonte que se determina para essa matéria-prima que não vira comida é sobre o consumo não-prioritário, que depende exclusivamente de folga de caixa. Durante o pico da pandemia, não havia, como também ninguém circulava.
 
Então, a Ásia, sobretudo com China, tem que se apresentar de maneira mais presente, e o resto do mundo tem que ir bem para sugar as exportações daquela região – além de suas próprias produções locais.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.