Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Giro das Commodities: USDA contou outra história para curto prazo da JBS e Marfrig

Publicado 27.12.2023, 13:05
Atualizado 29.11.2023, 15:51

O último relatório do gado em confinamento nos Estados Unidos, conhecido na sexta, deverá levar a algum retoque nas expectativas do mercado quanto, pelo menos, ao primeiro trimestre de 2024 para os dois frigoríficos brasileiros posicionados diretamente no país.

JBS (BVMF:JBSS3) e Marfrig (BVMF:MRFG3) sofreram com margens estreitas em 2023 e as projeções para 2024 não mudariam, sob o ponto de vista de encurtamento da oferta de boi, pressionando os preços.

Marfrig mais ainda, já que depende em torno de 70% da geração de caixa via EUA, sem ainda contar com a diversificação da JBS, cujo negócio com frangos (Pilgrim’s Pride) ajudou a amenizar os resultados.

O Cattle on Feed, do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), mexeu em alguns números, com certa surpresa de analistas americanos, e talvez o que o mercado carregará de oferta de matéria-prima para os próximos meses não seja tão curta quanto parecia.

O gado confinado estava com estoque de 12 milhões de cabeças, em 1º de dezembro. A alta foi de 3% no comparativo anual.

A entrada líquida nos confinamentos em novembro foi 1,87 milhão de bois e bezerros, 2% menos que no mesmo mês de 2022, mas a maior de 2023 para um mês.

Nos dois casos, tanto no acumulado quanto no mês 11, os resultados foram superiores ao estimado pelos agentes pré-relatório. Em novembro, por exemplo, 60 mil cabeças a mais da estimativa.

Considerando que mais de 90% da oferta americana de animais é de criação intensiva, as informações reveladas pelo USDA apontam para um aumento da oferta disponível nos primeiros meses do ano, levando-se ainda, no pacote, que o inverno por lá está entrando no pico. E mais bois precisam ser ‘fechados’.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

De carona nesse cenário, o Cattle on Feed acrescentou que em novembro houve 7% de baixa nas vendas de gado pelos confinadores, para 1,75 milhão de cabeças.

Esse número deverá ser melhor em dezembro, em razão das festas de fim de ano, apesar de menos dias úteis, mas não alterará o quadro de que está saindo menos boi do que entrando.

Daí, que haverá mais oferta disponível, forçosamente, na medida em que esses animais terão de sair do confinamento passado o período de engorda.

Mesmo, portanto, que o consumo esteja mais baixo a tendência de menor pressão no volume disponível para os frigoríficos poderá neutralizar a baixa que poderá vir do varejo mais lento.

Análise da Progressive Farmer DTN: “A pressão sobre os níveis de comercialização nos últimos três meses continuou a limitar a capacidade de reduzir a oferta geral. Mas o forte número de bovinos alimentados provavelmente persistirá e manterá os mercados de gado sob pressão durante o primeiro trimestre de 2024”.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.