🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Incertezas e Certezas do Momento Atual Para o Agronegócio

Publicado 23.03.2022, 09:39

Aproveitando a oportunidade de imposto nulo de importação, devo adiantar que não deverão ocorrer importações de açúcar e etanol, por este motivo, no curto prazo. Isto porque nosso açúcar tem preço menor ou igual ao do concorrente externo. Além disso, o etanol dos EUA, nosso principal fornecedor do produto, está caro, o que inviabiliza importações.

Muito se tem falado e escrito sobre as incertezas do momento. Esta condição nublada de baixa previsibilidade decorre da guerra da Ucrânia-Rússia e do Covid 19, que está voltando pela terceira vez.

Esta guerra, a rigor, duplicou o efeito perverso do Covid 19 com um agravante : destrói, além de vidas humanas, bens materiais (ativos produtivos e patrimônio pessoal) e reduz a capacidade de produção no médio prazo. O Covid destrói vidas, com consequências humanitárias e psicológicas as piores possíveis, e reduz a capacidade produtiva no curto prazo.

É um momento péssimo para a formação de expectativas para a atividade econômica e o bem estar das pessoas.

Meus comentários abaixo tomam como base um cenário de que não vamos partir para a Terceira Guerra Mundial, cujo desfecho final só Deus sabe. Estamos supondo que a guerra Ucrânia – Rússia chegará ao fim com algum acordo entre as partes. Contudo, devemos considerar que os altos custos decorrentes deste conflito serão sentidos no futuro mediato (médio prazo).

As certezas? Quais são?

O preço das commodities, particularmente nos setores de energia e alimentos, estão altos e devem continuar altos no médio prazo. A restrição de oferta tem acontecido mais rápido que a restrição na demanda e a redução de estoques faz algum ajuste de curto prazo neste desequilíbrio de oferta-demanda.

Esta condição de mercado dará bom suporte para os preços destes produtos e vai favorecer exportações. O dólar americano, que está valorizado, deve continuar assim e as outras moedas, desvalorizadas, reforçam o movimento das exportações. O fato do Real estar valorizado é uma exceção, que pode ter vida curta, devido às eleições no Brasil e ao aumento da taxa de juros americana.

Ou seja, países exportadores de commodities devem ver receitas das empresas exportadoras relativamente altas.

E o que fazer para conviver com as incertezas?

Atitudes defensivas são bem-vindas para a preservação da atividade econômica e do patrimônio pessoal. Atitudes especulativas são possíveis e de alto risco, considerando que a volatilidade de preços dos mercados é alta e o cenário econômico é indefinido.

Tem sido desfavorável à atividade econômica e ao padrão de vida da população a inflação crescente, fruto deste contexto desafiador que comentamos. Neste ambiente, os custos de produção e logística são crescentes e ameaçam o resultado dos negócios e reduzem o padrão de vida das pessoas.

O que pode e tem sido feito para mitigar este risco é a compra antecipada de insumos em mercados de futuros (hedge de compra). As receitas podem também ser protegidas (hedge de venda) e o lucro ser definido antecipadamente. Neste momento, o hedge de compra parece ser mais urgente.

Contratos de longo prazo com fornecedores confiáveis devem ser também considerados. Com isto se garante o suprimento sem necessariamente garantir o preço de compra, que pode ser variável conforme o mercado.

E o negócio de cana que produz açúcar e etanol?

A certeza neste momento é de se ter em 2022/23 uma safra de cana de açúcar maior no Centro-Sul do Brasil, responsável por cerca de 90% da produção brasileira. A razão deste crescimento é a melhora das condições climáticas, com poucos investimentos em expansão de área plantada.

Quanto maior? As estimativas atuais sinalizam 6% – 7% acima da safra anterior.

Quanto a preços e custos os comentários feitos anteriormente para o agronegócio como um todo se aplicam integralmente. Cabe destacar que é provável uma nova safra de bons resultados econômicos, tal como ocorreu nas duas safras anteriores. E a capitalização do setor deve continuar, favorecendo sua consolidação e competitividade.

Não se pode descartar o risco para o setor representado por um aumento de custos maior que o aumento dos preços de venda dos produtos. Tudo vai depender do imponderável: qual a solução final para a guerra Ucrânia-Rússia. Este risco inibe investimentos e o hedge de venda das novas safras.

A JOB Economia estará realizando no próximo dia 13 de Abril um evento on-line para discutir as perspectivas para a próxima safra 2022/23. Estaremos avaliando com mais detalhes produção, preços e custos.

Saúde a todos. Que o Deus brasileiro se torne global. 

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.