Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Inflação persistente pode exigir ação mais veemente do Fed

Publicado 27.01.2023, 11:16
  • Dados do PIB dos EUA sugerem que a economia do país continua muito forte.
  • No entanto, há sinais de que a inflação pode não se dissipar tão facilmente.
  • Isso pode exigir uma ação maior por parte do Federal Reserve Fed.
  • O último relatório trimestral do PIB dos EUA mostra que a economia americana segue firme, com um sólido mercado de trabalho. A economia também foi impulsionada recentemente pela flexibilização das condições financeiras nos últimos meses.

    As condições financeiras, que são uma das formas pelas quais o Fed transmite a política monetária, tornaram-se restritivas no último trimestre de 2022. No entanto, a economia conseguiu crescer a um ritmo bastante saudável no terceiro e quarto trimestres, com a taxa de desemprego permanecendo na mínima histórica.

    Ventos favoráveis na economia

    A recente flexibilização das condições financeiras sugere que o ambiente não está restritivo. Se houver um afrouxamento ainda maior, pode contribuir para a estabilidade e o crescimento da economia, mas também levar ao reaparecimento da inflação.

    Índice de Condições Financeiras do Fed de Chicago

    A flexibilização das condições financeiras contribuíram para a retomada dos preços de várias commodities, como a madeira serrada, que disparou mais de 20% neste mês, bem como metais, como cobre, que avançou mais de 10% no mesmo período, sem falar na gasolina, cuja valorização foi de quase 10%.

    IPC consumidor urbano/preços médios diários da gasolina nos EUA

    Diante desse cenário, com a economia americana se firmando bem e os impulsos inflacionários voltando, seria lícito perguntar se o Fed terá que se esforçar muito mais no futuro para acabar com as pressões de preços, que não estão se dissipando facilmente.

    Inflação atinge ponto de aderência

    O Fed de Cleveland está projetando uma alta de 0,6% no índice de preços ao consumidor em janeiro e de 6,4% no ano. Isso representaria uma aceleração mês a mês e uma estabilidade em bases anuais. Em dezembro, o IPC recuou 0,1% mês a mês, para 6,5% ano a ano.

    O maior risco é que o Fed tenha que elevar os juros acima de 5% em 2023, porque o mercado permitiu que as condições financeiras se flexibilizassem tanto que commodities, como o petróleo, passaram a subir. Alguns sinais sugerem que isso pode acontecer, com os preços se aproximando do rompimento da fase de consolidação e disparando novamente em direção a US$ 90, aumentando o impulso inflacionário em uma economia que vem lutando para quebrar o ciclo inflacionário.

    CFDs sobre petróleo bruto

    Isso pode acabar jogando contra o mercado no longo prazo, que está muito focado em dados antigos, sem prestar atenção à disparada dos preços de importantes commodities, o que pode ajudar a direcionar os preços em todo o país.

    Se a economia americana continuar se segurando bem e a taxa de desemprego não subir, a inflação permanecerá elevada, exigindo uma ação mais veemente do Fed.

    ***

    Divulgação: Este relatório contém comentários independentes para serem usados apenas para fins informativos e educacionais. Michael Kramer é membro e consultor de investimentos representante da Mott Capital Management. O Sr. Kramer não é afiliado a esta empresa e não faz parte do conselho de nenhuma empresa relacionada que emitiu esta ação. Todas as opiniões e análises apresentadas por Michael Kramer nesta análise ou relatório de mercado são exclusivamente as opiniões de Michael Kramer. Os leitores não devem tratar nenhuma opinião, ponto de vista ou previsão expressa por Michael Kramer como uma solicitação ou recomendação específica para comprar ou vender um título específico ou seguir uma estratégia específica. As análises de Michael Kramer são baseadas em informações e pesquisas independentes que ele considera confiáveis, mas nem Michael Kramer nem a Mott Capital Management garantem sua integridade ou precisão, e não devem ser consideradas como tal. Michael Kramer não tem nenhuma obrigação de atualizar ou corrigir qualquer informação apresentada em suas análises. As declarações, orientações e opiniões do Sr. Kramer estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. O desempenho passado de um índice não é uma indicação ou garantia de resultados futuros. Não é possível investir diretamente em um índice. A exposição a uma classe de ativos representada por um índice pode estar disponível por meio de instrumentos de investimento baseados nesse índice. Nem Michael Kramer nem a Mott Capital Management garantem qualquer resultado ou lucro específico. Você deve estar ciente do risco real de perda ao seguir qualquer estratégia ou comentário de investimento apresentado nesta análise. Estratégias ou investimentos discutidos podem flutuar em preço ou valor. Os investimentos ou estratégias mencionados nesta análise podem não ser adequados para você. Este material não considera seus objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas e não pretende ser uma recomendação apropriada para você. Você deve tomar uma decisão independente sobre investimentos ou estratégias nesta análise. Mediante solicitação, o consultor fornecerá uma lista de todas as recomendações feitas durante os últimos doze meses. Antes de agir com base nas informações desta análise, você deve considerar se elas são adequadas para suas circunstâncias e considerar fortemente procurar aconselhamento de seu próprio consultor financeiro ou de investimentos para determinar a adequação de qualquer investimento. Michael Kramer e Mott Capital receberam uma compensação por este artigo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Descobriu o Brasil !!! Muito bom Michael !! Fico ansioso por mais notícias como essa !!!!!!!!!!!!!!! Parabéns !!! Continue assim !!!
brilhante notícia michael muito bom pra economia um grande abraço
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.