Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Investidores Apostaram em Setores Mais Arriscados em 2019

Publicado 20.12.2019, 10:54
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Sem dúvida 2019 foi um ano de apetite para o risco por parte dos investidores. As taxas de juros despencaram por causa dos temores com o crescimento mundial, fazendo os mercados subirem forte desde as mínimas de 2018. Setores como o de semicondutores, tecnologia e biotecnologia dispararam nos EUA, à medida que os investidores rapidamente deixavam de lado o pessimismo do ano passado e se arriscavam mais.

Setores defensivos ou ligados às perspectivas de crescimento mundial atingiram o fundo do poço e apresentaram um desempenho bem abaixo do S&P 500. Mas agora que 2019 está chegando ao fim e se inicia uma nova década, vale a pena se perguntar se a força de 2019 pode continuar.

SPDR S&P 500 Diário

Apetite para o risco

Tomando como base os fundos setoriais com cotas negociadas em bolsa (ETFs) desde 18 de dezembro nos EUA, o setor de semicondutores teve o melhor ano considerando o fundo VanEck Vectors Semiconductor (NYSE:SMH), que saltou impressionantes 62%. Além disso, o setor de tecnologia como um todo teve um bom ano de 2019, com o ETF Technology Select Sector SPDR (NYSE:XLK) se valorizando quase 46%. Em seguida veio o setor de biotecnologia, medido pelo ETF SPDR S&P Biotech (NYSE:XBI), que subiu cerca de 34%. Esses ganhos significativos se destacam quando comparados ao ETF (NYSE:SPY) da SPDR para o índice S&P 500, que teve uma valorização de aproximadamente 28%.

VanEck Vectors Semiconductor ETF Diário

Os setores de semicondutores, tecnologia e biotecnologia representam algumas das áreas mais arriscadas do mercado acionário norte-americano, composto por empresas com rápido crescimento de receitas e lucros. Além disso, os valuations e múltiplos de resultados desses grupos podem ser bastante vultosos se comparados ao S&P 500 mais amplo. Inerentemente, esses setores tendem a ser mais arriscados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não é por outra razão que esses três setores estiveram entre os maiores perdedores em 2018. Desde as suas máximas de 2018, o Biotech XBI despencou 29%, o Semiconductor SMH afundou quase 23% e o Technology XLK caiu mais de 18%. Novamente, em uma época de catástrofe, os setores de risco do mercado são os mais castigados.

Setores defensivos e ligados ao crescimento mundial deixaram a desejar

Mas o robusto desempenho deste ano dos setores de risco do mercado ocorreu em prejuízo de setores menos atrativos e grupos mais defensivos por natureza. As ações de energia foram o grupo com o pior desempenho, tomando como base o Energy Select Sector SPDR (NYSE:XLE), que subiu quase 7%. Em seguida veio o setor de saúde, medido pelo Health Care SPDR (NYSE:XLV), que saltou cerca de 18%, e o de materiais básicos representado pelo Materials Select Sector SPDR (NYSE:XLB), que se valorizou aproximadamente 20%. Com um desempenho um pouco melhor, o setor de serviços públicos, medido pelo Utilities Select Sector SPDR (NYSE:XLU), e o de produtos básicos de consumo, representado pelo Consumer Staples Select Sector SPDR (NYSE:XLP), subiram cerca de 22% e 23%, respectivamente.

Energy Select Sector SPDR, Diário

Os investidores claramente não quiseram se posicionar em setores relacionados a commodities que dependessem de um dólar forte ou do crescimento mundial. Apesar de o ETF XLE ter caído cerca de 27% e o ETF XLB ter tido um declínio de aproximadamente 21% desde suas máximas de 2018, os dois grupos não conseguiram se recuperar significativamente em 2019, continuando bem abaixo dos seus picos do ano passado. Além disso, a aproximação das eleições presidenciais e os rumores envolvendo o projeto “Medicare for all” fizeram os investidores ficar de fora do setor de saúde.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

2020 será o ano da virada?

A grande questão para 2020 é saber se o apetite para o risco irá predominar entre os investidores ou se eles vão procurar um novo grupo de ativos para se posicionar. Se a economia ao redor do mundo de fato melhorar, os setores de energia e materiais básicos podem acabar se beneficiando.

Neste momento, não é possível saber se o mercado continuará tomando risco em 2020 ou se os investidores mudarão sua atenção para alguns dos setores que tiveram baixo desempenho em 2019.

Só o tempo dirá.

Últimos comentários

falou tudo e não disse nada
falou tudo e não disse nada
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.