Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Investimentos: As métricas de risco e retorno que utilizamos NÃO são suficientes!

Publicado 18.01.2024, 06:00
Atualizado 11.10.2023, 23:02

Olá, Pessoal. Hoje o assunto que quero compartilhar com vocês é profundo, um tanto quanto opaco e, na verdade, busca muito mais a compreensão dos limites do nosso conhecimento do que a exposição do conhecimento em si. Como pesquisador, aprendi que não saber os limites do nosso conhecimento é perigosíssimo e pode levar a conclusões extremamente falsas, de modo que, portanto, o “saber que não sei” se torna conhecimento relevante que pode, dentre outras coisas, impedir perdas e frustrações. Este texto poderia ser aplicado a diferentes áreas do conhecimento humano, mas, claro, vou procurar sempre me ater à área de investimentos. Com isso em mente, vamos lá, então?

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Imagine que Antonio, Bruna e Carla realizaram investimentos muito semelhantes em 2023, com o mesmo perfil de risco e rentabilidade projetada. Após doze meses, eles tiveram as seguintes rentabilidades mensais (observe com atenção a tabela abaixo):

Neste caso bastante peculiar, porém didático, perceba que eles tiveram as mesmas rentabilidades mensais (12% positivos em seis meses, menos 8% nos outros seis meses), entretanto em ordens distintas. Por óbvio, a rentabilidade total ao fim do ano foi a mesma (19,7%) e o risco medido pela volatilidade (desvio-padrão amostral) também: 10,4% ao mês. Como as medidas estatísticas ligadas a investimentos não enxergam ordem, é claro que qualquer delas será igual para os três investimentos. Mas será que os três investidores chegam ao final do ano igualmente felizes? Será que você seria indiferente quanto aos três resultados acima ou você teria alguma ordem de preferência para sofrer menos e acabar o ano mais feliz, em que pese com a mesmíssima rentabilidade? Pense a respeito um pouco.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Pessoal, neste ponto do texto, a gente dá uma parada para falar de algo fundamental: felicidade ou qualquer outra palavra que você queira utilizar para expressar a satisfação total ao longo de uma jornada qualquer. Eu bato sempre na tecla que tudo na vida precisa maximizar a nossa felicidade acumulada. E com os nossos investimentos, isso não pode ser diferente. Assim, eu acredito com convicção que a melhor estratégia de investimento é aquela que tende a nos deixar os mais satisfeitos (e tranquilos) o tanto quanto possível. Note que essa perspectiva é diferente da perspectiva de obter o máximo retorno possível porque retornos são incertos e vêm sempre com boa dose de risco (e essa dose de risco pode não ser adequada para mim ou para você). Logo, a minha perspectiva equilibrará o quanto de risco você consegue assumir (sem prejudicar a sua saúde mental e a sua felicidade!) com o tanto de rentabilidade que você pode alcançar: faz total sentido, não? Investir a qualquer preço, definitivamente, não é um caminho saudável.

Na Teoria Econômica, falamos na tal função utilidade, que mede a felicidade que o dinheiro pode proporcionar. Infelizmente, essa teoria é passível de muitas críticas e, cada vez que se resolve um problema com uma nova função utilidade, percebe-se um novo ponto de distanciamento da realidade. Isso porque a felicidade do ser humano é muito, mas muito difícil mesmo de ser definida (ou moldada) e está sujeita a aspectos comportamentais que podem, inclusive, se alterar com o tempo. Mas, dito tudo isso, vamos continuar com o nosso exemplo?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Aspectos comportamentais são importantes na definição dos nossos sentimentos (de felicidade, frustrações, tristezas etc.). E isso acaba fazendo com que, ao final do ano, o sentimento e a felicidade acumulada com os três investimentos acima sejam diferentes. Comecemos pelo caso do Antonio: seu investimento fez um primeiro semestre incrível, com seis retornos muito bons e acima dos seus colegas (que aqui representam para ele “o mercado”). Isso, claro, gerou uma felicidade bem bacana para ele. Entretanto, os seis meses seguintes foram extremamente frustrantes porque ele criou uma forte expectativa de ter um ano maravilhoso e acima do mercado, o que acabou não acontecendo. E nesse momento, um aspecto comportamental é brutal conosco: infelizmente, nossos sentimentos não são simétricos em relação à felicidade e à tristeza (em outras palavras, nesse contexto, “+1” e “-1” não se anulam). Alguns irão comparar Antonio com o Botafogo no ano passado e isso mostra que já entenderam o meu ponto. Mas para aqueles que não acompanham futebol, vou explicar.

Para compreender bem esse aspecto comportamental, imagine que você tenha jogado na mega-sena da virada e está numa festa de Reveillon bem legal e alegre quando alguém liga a TV para ver o sorteio. Ao ver os números sorteados, você cai em êxtase porque acertou a sena! Ao procurar o bilhete, descobre que o perdeu e não consegue achar de jeito algum.

Qual o sentimento que fica? Em tese, nada mudou, né? Você continua sem a bolada da mega-sena e segue numa festa legal. Porém, é muito provável que você ficará extremamente frustrado por ter perdido o bilhete (talvez até furioso!). Teria sido melhor não ter acertado a sena, mesmo que isso não mude absolutamente nada prático na sua vida. Pois é... é disso que estamos falando ao comparar as rentabilidades do Antonio e da Carla: esta última tem rentabilidades mais uniformes, gerando menos frustração e um sentimento mais positivo construído ao longo do ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E o caso da Bruna? Alguém pode imaginar que é o oposto do Antonio, mas novamente a racionalidade trai o nosso comportamento e, portanto, nossos sentimentos. Bruna passará os seis meses iniciais do ano extremamente frustrada por seus investimentos irem tão mal. E nos seis meses seguintes, claro que ela fica mais alegre por ter rentabilidades positivas, mas ela nunca estará verdadeiramente feliz porque ela está sempre abaixo do mercado (só igualando a este no último mês do ano). É o conhecido aspecto comportamental reconhecido pelo ditado: “a grama do vizinho está mais verde que a minha” – e isso gera uma frustração danada! Concorda?

Via de regra, Carla será a pessoa que acabará o ano mais tranquila com seus investimentos por não ter passado pelos percalços que Antonio e Bruna passaram (cada um com as suas frustrações diferentes). Isso se dá porque a nossa felicidade não depende apenas do ponto de chegada, mas sim da forma como chegamos lá (em outras palavras, nossa felicidade depende sim do caminho percorrido). E nenhuma métrica de análise de performance existente saberá quantificar esse tipo de coisa.

Com isso, pessoal, é muito importante compreender que ainda não sabemos tudo! Ainda não sabemos medir isso precisamente (ou mesmo com alguma imprecisão satisfatória). Por essa razão, é importante não apenas olhar para as métricas de análise de performance na hora de investir, mas ir além delas e procurar incorporar os seus (frise-se: da sua pessoa!) aspectos comportamentais ou, ao menos, tentar racionalizá-los para você investir mais feliz e se frustrar menos. Aliás, isso poderia enveredar para uma outra discussão igualmente complexa, mas tão relevante e interessante quanto: como controlar nossas emoções (aspectos comportamentais) a fim de sermos mais felizes?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Observação 1: a questão da definição de felicidade e frustração é tão incrivelmente complexa que se altera em diferentes contextos. Por exemplo, no caso dos investidores acima, acho que é indiscutível o fato da Carla terminar o ano mais tranquila e realizada (em que pese todos os investidores finalizarem o ano com a mesma rentabilidade e volatilidade realizada). Mas entre Antonio e Bruna, quem você preferiria ser? Eu tendo a dizer que Antonio, pelo fato dele ter passado seis meses muito feliz por ter ficado bem acima do mercado. Mas imagine agora isso no contexto de uma partida de futebol. O time Azul (BVMF:AZUL4) (do Antonio) termina o 1º tempo vencendo o time Branco (da Bruna) por 6x0. No 2º tempo, o time Branco volta com tudo e consegue incrivelmente o empate, terminando o jogo em 6x6. Sabemos que Antonio e os torcedores do time Azul sairão extremamente frustrados e tristes com a partida. Já a Bruna e seus colegas torcedores do time branco sairão cantando como se tivessem vencido a partida, não é verdade? Quem acompanha futebol sabe que seria exatamente assim. A felicidade aqui se inverteu! Ah, esse tal aspecto comportamental...

Observação 2: não posso deixar de comentar que há na literatura acadêmica avançada funções de utilidade que tentam incorporar aspectos comportamentais – eu mesmo já trabalhei com algumas em minhas pesquisas acadêmicas. Mas, infelizmente, ainda não há consenso sobre nenhuma delas, muito menos uma candidata que se habilite a explicar, de fato, o modus operandi de como nossos sentimentos funcionam. Será que um dia conseguiremos chegar lá? Ou esse é um dos segredos que Ele guardou para si? Tendo a acreditar que ainda estamos muito longe dessa resposta.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um forte e respeitoso abraço a todos vocês. Fiquem à vontade para comentar abaixo com o intuito de agregar conteúdo à discussão. Para saber muito mais e acompanhar todo o meu trabalho, fica o convite para me seguir (@carlosheitorcampani) no Instagram, no LinkedIn e no Youtube.

* Carlos Heitor Campani é PhD em Finanças, Certificado pelo CNPI e Pesquisador da ENS – Escola de Negócios e Seguros. Além disso, ele é Diretor Acadêmico da iluminus – Academia de Finanças e Sócio-Fundador da CHC Treinamento e Consultoria. Campani pode ser encontrado em www.carlosheitorcampani.com e nas redes sociais: @carlosheitorcampani. Esta coluna sai a cada duas semanas, sempre na quinta-feira.

Últimos comentários

ótimo artigo professor, uma das coisas que mais dou atenção é a psicologia financeira, pois entendo que o estado de nossa mente influencia tanto na nossa saúde física quanto na saúde mental, impactando diretamente as nossas decisões de investimentos. grande abraço!
Heitor otimo artigo! Vc poderia fazer um mostrando a lucratividade e volatilidade de uma carteira com 50% em fiis e 50% em acoes? Obrigado!
Excelente artigo e abordagem,acredito que a maioria não leva em conta e deixa de apreciar a maior lucratividade que podemos ter que e a nossa felicidade durante a caminhada de investimento.Um abraço.
Muito obrigado Douglas. É isso que você comentou. Por vezes, um retorno maior no final das contas não significa que foi melhor porque pode ter sido à base de algum esgotamento emocional, por exemplo. É como no nosso trabalho: se eu precisar sacrificar a minha saúde ou o meu bem-estar para ganhar um salário maior, provavelmente preferirei um salário menor.
ótimo texto Sr Heitor, me agreguou muito eu com apenas 2 anos de investimento, sou um bebê ainda a esse mundo e compreender esses aspectos de felicidade e frustração é super importante pra se envolver nesse mundo.
André, eu fico profundamente feliz com esse seu depoimento. Escrevo para pessoas como você, muito obrigado.
Parabéns, ótimo texto, uma abordagem muito interessante e pouco usual nesse meios, onde a racionalidade matemática predomina.
Muito obrigado Reginaldo. Olhar tudo com 100% de racionalidade sem interpretar aspectos comportamentais é um erro crasso atualmente. Não à toa, a saúde mental é algo que precisa ter a sua devida atenção.
Excelente texto!
Obrigado José Alberto.
Parabéns!
Muito obrigado Gilmar.
muito bom artigo, poderia indicar alguma literatura sobre o tema?
Infelizmente não há, exceção feita a poucas publicações acadêmicas extremamente técnicas e sem o mesmo foco deste artigo.
ontem tive uma perda relevante no daytrade mas estou absolutamente tranquilo pq nos dias anteriores tive ganhos e estou no zero a zero porém com mais experiência obtida.
Gostei mto do artigo. Como investidora me vi algumas vzs no ex 1..outras na 2 e 3.
Muito obrigado Leda. Fico feliz do texto ajudar pessoas como você.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.