Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Investimentos: Vamos aprender com as viúvas

Publicado 30.08.2023, 11:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

No mercado americano existe uma brincadeira que diz que os melhores retornos das carteiras são das viúvas. Essa piada tem um fundo de verdade, são, geralmente, carteiras herdadas após a morte do marido e que se permanecem intocadas. Muitas vezes, são portfólios com foco em dividendos/geração de renda, portando, papéis estáveis, pagadores de dividendos, baratos em termos de valuation e com custo muito reduzido de manutenção - com baixa corretagem e impostos.

Aqui no Brasil se tem notícias desse tipo de carteira também. Diz-se que um dos investidores famosos da nossa bolsa, Décio Bazin, autor do famoso livro “Faça fortuna com ações, antes que seja tarde”, deixou uma carteira gorda para a sua família, com essas características listadas acima. Outros exemplos são comuns de se encontrar nos jornais e escutar nos corredores das corretoras de valores.

Na literatura americana se encontram alguns estudos demonstrando que esse tipo de carteira costuma ter um retorno maior que a média de mercado. O que não é de surpreender, visto que são geralmente investimentos de longuíssimo prazo, geralmente em bons negócios e de quase nenhum custo. O “The Journal of Finance” fez um estudo no começo deste século, comprovando um pouco essa tese. Segundo o gráfico abaixo, o custo de negociação é um grande vilão no fim do dia. 

Nesse estudo, foram divididos os investidores da bolsa americana em 5 grupos, o primeiro grupo que negociava menos - até o quinto grupo que se negociava mais. O grupo um, que menos girava a carteira, tinha um retorno muito maior que o último grupo, que girava bastante a carteira. No fim do dia, o último grupo deixava na mesa 70% de seu ganho em custos. Nesse estudo não se contemplam os custos de imposto de renda e outras despesas derivadas do giro excessivo, apenas o custo de corretagem.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

Com o advento do home-broker (sistema individual de negociações via computador e celular) esse problema se agravou mais ainda. O giro das carteiras aumenta ano após ano. Em meados do século passado, se girava um portfólio inteiro em seis anos; hoje, em média, um investidor gira toda a sua carteira em menos de um ano. Isso é inversamente proporcional ao retorno do investidor.

Grandes nomes da história corroboram com essa tese. Warren Buffett possui ações da Coca-Cola desde 1987, da American Express desde o fim dos anos 70. Por aqui, o CPF mais famoso da bolsa, Luiz Barsi, possui ações da Cesp (BVMF:CESP6) desde os anos 70, do Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) desde os anos 80. O resultado dessa turma fala por si só.

Um dos grandes erros que enxergo para os iniciantes é o giro excessivo. Não ter uma visão de longo prazo e achar que vai se adivinhar o fundo do mercado para comprar e o topo de mercado para vender. No fim do dia, os maiores beneficiados são as corretoras, os bancos, o governo que recolhe os impostos e a própria B3 (BVMF:B3SA3), que recebe os seus emolumentos. A estratégia de buy and hold (horizonte de longo prazo) também não deve se confundir com comprar e nunca mais vender. Uma boa estratégia é analisar a carteira de investimentos uma vez por ano e ajustar as posições que perderam fundamentos técnicos uma vez por ano. Os papéis que pioraram fundamentalmente podem ser avaliados se devem ter mais um ano de espera ou se a piora foi irreversível, justificando a venda.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por fim, fica a dica de literatura sobre o tema. Há dois anos foi lançado nos EUA o excelente livro “100 Baggers: Stocks That Return 100-to-1 and How to Find Then”, o autor é o Christopher Mayer. 

Últimos comentários

eu concordo os melhores vencedores da bolsa não são os de treyders e sim os obstáculos e sim investimentos de longo prazo
perfeito , isto mesmo, a gente tende a vender bons papéis quando sobem um pouco e suporta ficar com maus papéis mesmo caindo muito.
Essa literatura é boa para quem compra ações la nos EUA’.As regras no geral sao boas
Boa
obg
Otima analize
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.