Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Investir é o Menos Romântico dos Atos

Publicado 03.05.2018, 11:20
USD/BRL
-
CGAS5
-
PETR4
-
VALE3
-
VIVT4
-
US10YT=X
-

Tínhamos não mais do que 13 anos.

Furtivamente, passava de carteira em carteira um papelzinho amassado com o ranking de meninos e meninas mais bonitas da sala.

Eu definitivamente não liderava o ranking, e discordava da menina eleita a mais bonita.

Para mim, era a quarta colocada quem merecia o primeiro lugar.

Então, por acaso, essa quarta virou para mim no corredor e falou: “Que bosta de ranking, não concordo com o resultado”. Ela era meio boca suja, mas tinha olhos verdes.

Respondi instintivamente: “Qualquer ranking em que você não esteja em primeiro lugar é uma bosta mesmo”.

Aquilo era o ápice romântico de dois alunos da 7ª série.

Não havia charme, não havia qualquer elegância.

Mas havia reciprocidade.

Investidores mais carentes falam por aí de flertar com um canal de alta ou casar com uma ação de dividendos por longos anos, potencializando o “cash on yield”.

Você pode ser apaixonado pela Faca 27, fazer juras de amor a CGAS5 (SA:CGAS5), mas a verdade, meu caro, é que ambas não estão nem aí para você.

Se elas distribuem rendimentos carinhosos, é por mera obrigação contratual.

Está aí o grande engano dos investidores românticos: confiar que sua paixão por determinado ativo é de mão dupla.

Neste mercadão sem porteira, ninguém é de ninguém.

Veja, você tem Petrobras (SA:PETR4) e depois de um tempo compra Vale (SA:VALE3), surfando o atual ciclo das commodities. Acontece de PETR4 ligar para seu celular ciumenta, pê da vida, acusando-o de traição?

Nem mesmo (SA:VIVT4) faria algo assim.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma vez tendo comprado Petrobras, você quer que a torcida do Flamengo dê uns pegas nela, elevando a cotação, para então trocá-la friamente por outra com P/E mais atrativo.

Cash in, cash out.

Um trader das antigas, desses polígamos inveterados, uma vez me aconselhou:

“Se você quer ganhar dinheiro com ações, jamais se aproxime da empresa. Rodolfo, o que quer que aconteça, não se deixe envolver. Por isso eu escolhi ser trader, e nunca serei analista. Analistas são tipos românticos”.

Duas coisas acontecem com o investidor que se aproxima demais.

  1. Ele se frustra ao visitar as operações e descobrir toda aquela bagunça nua e crua. Não venha me falar de lean manufacturing ou metodologia scrum. Toda empresa de sucesso é uma zona quando vista de dentro.
  2. Ele se apaixona perdidamente pelo negócio e, sobretudo, pelas pessoas. Não há management mais perfeito no mundo, não há negócio com tantas barreiras à entrada. Vive-se, ali, uma experiência única.

Melhor, então, que não exista reciprocidade quando se investe.

A reciprocidade que é o beijo é também o tapa.

O gestor Bill Gross – que já deu beijo triplo, mas também tomou muito tapa na vida – está sentindo agora que o yield dos Treasuries de 10 anos alcança uma zona de saturação.

Nas contas dele, 2018 é para algo em torno de 2,80%, com picos de 3,10% a 3,15%, e nada acima disso.

Há uma suspeita no ar de que o dólar (especialmente contra o real) teria subido demais.

Últimos comentários

Legal
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.